Home

Tipos de dores musculares

Tipos de dores musculares

Tipos de dores musculares

As dores musculares são muito habituais e estão normalmente relacionadas com a tensão do dia-a-dia e o stress e com lesões musculares resultantes de actividades profissionais intensas ou de exercícios físicos prolongados. Podem envolver apenas um ou mais músculos e estender-se aos ligamentos e aos tendões, e até chegar aos ossos e aos órgãos, nas situações mais graves.

Dores musculares no corpo todo

A dor muscular generalizada pode ser um indício de fibromialgia, uma doença crónica que também implica sintomas como a depressão, dores de cabeça, sono difícil e sensibilidade muscular. Ler mais sobre dores musculares  no corpo todo »

 

Dores musculares abdominais

A maioria das dores que surgem na zona do abdómen estão associadas a problemas pouco graves. São habitualmente motivadas por cólicas intestinais, relacionadas com intoxicações alimentares ou com a ingestão de comida com muita gordura, gases, ansiedade e stress, mas podem também ser originadas por doenças mais graves, tais como gastrite, úlceras, pedras na vesícula ou nos rins e hepatite aguda. Ler mais sobre dores musculares abdominais »

Dores musculares nas articulações

As dores musculares articulares estão frequentemente relacionadas com esforços musculares excessivos e com lesões resultantes da prática desportiva. Podem atingir ligamentos e tendões, além dos músculos, e afectam mais as pessoas com excesso de peso e os idosos. Ler mais sobre dores musculares  nas articulações »

Dores musculares nos braços

Os braços são atreitos a sofrerem dores, por serem dos membros humanos mais usados regularmente. Os problemas musculares de que padecem resultam normalmente de tendinites e da má circulação sanguínea, mas podem indiciar um ataque cardíaco. Ler mais sobre dores musculares  nos braços »

Dores musculares nas costas

Grande parte das dores nas costas surge na zona lombar, entre a cintura e o cóccix, e resulta da tensão, de uma lesão muscular ou de actividades ou cargas excessivas. Se não forem devidamente tratadas, podem tornar-se crónicas. Ler mais sobre dores musculares  nas costas »

Dores musculares nas coxas

Os atletas profissionais são particularmente propensos a sofrerem de dores musculares nas coxas, fruto do desempenho que requer grandes e continuados esforços. A fadiga muscular e o desequilíbrio dos músculos ou um aquecimento desajustado são algumas das razões para o seu aparecimento. Ler mais sobre dores musculares  nas coxas »

Dores musculares nos glúteos

As dores musculares na região glútea são bastante incomodativas e são habitualmente fruto de sobrecargas musculares relacionadas com a prática desportiva, mas também podem ser causadas pela compressão do nervo isquiático ou ciático. Ler mais sobre dores musculares  nos glúteos »

Dores musculares lombares

As dores musculares na região lombar, ou lombalgias, como também são conhecidas, podem incapacitar uma pessoa para qualquer actividade, estando geralmente relacionadas com a má postura. Ler mais sobre dores musculares  lombares »

Dores musculares nos ombros

As dores musculares nos ombros estão intrinsecamente ligadas à tensão e ao stress diários, mas podem também ser originadas por esforços e movimentos excessivos ou desajustados e doenças degenerativas. Ler mais sobre dores musculares  nos ombros »

Dores musculares no peito/tórax

As dores no peito estão associadas a um ataque cardíaco, mas podem simplesmente indiciar problemas como o refluxo gastro-esofágico, a ansiedade ou anomalias meramente musculares. Ler mais sobre dores musculares  no peito »

Dores musculares nas pernas

As dores musculares nas pernas são uma queixa recorrente, atingindo tanto homens como mulheres e pessoas de todas as idades. São, contudo, mais frequentes nos idosos e motivadas, geralmente, pelo sedentarismo. Ler mais sobre dores musculares  nas pernas »

Dores musculares no pescoço/nuca

As dores cervicais costumam ser acompanhadas por uma contractura muscular, o que causa grande limitação aos movimentos do pescoço. Este tipo de dores podem assim ser verdadeiramente perturbadoras. Ler mais sobre dores musculares  no pescoço »

Dores musculares na virilha

As dores musculares na virilha são mais habituais em atletas, designadamente em futebolistas e tenistas, afectando mais os homens do que as mulheres, fruto das características próprias do corpo humano dos dois géneros. Ler mais sobre dores musculares  na virilha »

Este artigo precisa de revisão por um profissional, quer fazê-lo? Comece aqui.

Patrocínios

4 Comentários

  1. maria dias says:

    eu gostei muito das dicas porquer tiraram muito as minhas duvidas obrigado fiquer com deus

  2. eu gostei,mas o eu queria saber,eu estou com uma dor no ombro e desce para o braço e chega as pontas dos dedos e formiga,o que pode ser?qual o remédio?

O que achou do artigo?