Home

Dores musculares no corpo todo

Dores musculares no corpo todo

Dores musculares no corpo todo

Não há nada mais desconfortável do que a dor que se espalha pelo corpo todo. Naqueles dias em que somos abalados por dores inexplicáveis, mesmo que de intensidade menor, mas latejando por todo o lado, toda a nossa energia se esvai. Parecemos não ter força para nada!

Muitas vezes associamos essas dores musculares generalizadas a uma singela gripe e, de facto, é um dos sintomas característicos desta doença tão comum. E podem ainda ser sinais de doenças parasitárias como a malária ou a triquinose (infecção causada pelas lombrigas), ou ainda de doenças crónicas como o lúpus.

 

 

Causas das dores musculares em todo o corpo

As dores musculares em trabalhadores rurais ou em profissões com elevado desgaste físico, que exijam carregar pesos consideráveis ou executar determinadas tarefas repetitivas, são comuns e é complicado pôr-lhes cobro sem mudar drasticamente o estilo de vida. As pessoas que se vêem obrigadas a estes esforços estão normalmente habituadas ao sacrifício de terem que lidar com o desconforto e só podem esperar encontrar algum alívio através de sprays, de cremes ou pomadas que proporcionem o relaxamento muscular.

Em qualquer profissão, nos dias apressados actuais, em que a sociedade existe em velocidade máxima, a tensão muscular é um elemento persistente a muitos indivíduos, impossibilitados de resistirem aos seus quotidianos repletos de obrigações e de ansiedades. O stress é um elemento que potencia também o aparecimento de dores musculares, particularmente na zona lombar, dos ombros e do pescoço. Carrega-se verdadeiramente o mundo às costas!

O fardo pesado da Fibromialgia

Fardo pesado é também carregar às costas as dores da fibromialgia, uma doença crónica que causa dores musculares generalizadas e até depressão. Os pacientes que sofrem deste tipo de problema tendem a dizer que lhes dói o corpo todo, apresentando-se constantemente fatigados, com dores de cabeça que podem, nalguns casos, ser enxaquecas, e com outros sintomas altamente incapacitantes para a manutenção de uma vida quotidiana normal.

Muitas vezes, o diagnóstico de fibromialgia leva algum tempo a ser feito. Primeiramente será imprescindível avaliar se as dores musculares e os outros sintomas apresentados não se deverão a outro tipo de doença. Pelo que quem sofre deste mal poderá travar uma dura batalha até perceber a razão de tamanho desconforto.

Há, de resto, em termos sociais uma incompreensão relativamente à fibromialgia, traçando-se, por vezes, aqueles que se queixam deste mal como preguiçosos crónicos! Na verdade, é uma doença altamente perniciosa para aqueles que com ela sofrem, precisamente por motivar dores musculares em diversos pontos do corpo e sem aparente razão para os mesmos.

E é exactamente por ser uma doença de contornos tão estranhos que, na maioria dos casos, os doentes de fibromialgia precisam de ser tratados com anti-depressivos, além de medicamentos específicos para aliviar as dores musculares. É uma forma de garantir que estes pacientes conseguem resistir a uma maleita tão penetrante e misteriosa.

Relaxar e dormir bem!

Se apresenta essa sensação de corpo moído, de dores musculares por todo o lado, será ideal que consulte um médico para ter a certeza de qual é o problema. Ele poderá prescrever-lhe alguns medicamentos para ajudar a amenizar o desconforto. Todavia, e se estas dores forem resultado de problemas como o stress, a ansiedade ou de doenças como a fibromialgia, talvez deva pensar em mudar alguns dos seus hábitos.

Apostar em actividades que o ajudem a relaxar é uma excelente e eficaz forma de tratar as dores musculares. Um bom banho de imersão em água quente e sal será uma óptima solução para quase qualquer pessoa! Ler um livro, dar um passeio, ouvir música, dançar… Há uma série de sugestões que dependerão dos gostos pessoais de cada qual.

Este artigo precisa de revisão por um profissional, quer fazê-lo? Comece aqui.

Patrocínios

18 Comentários

  1. ana vidal says:

    gostei acho que me vai servir para eu por algumas questoes a minha medica que nao se decide com o que se passa comigo e ja andamos nisto a seis anos e eu cada vez estou pior qualquer dia ja nem ando

  2. elaine says:

    gostei eu nao posso men receber um abraco que me doi tudo nao sei mas q faco as pernas queima parecendo brasa bjsss

  3. beto says:

    gostei acho q pode me ajudar sinto muita dor no corpo

  4. Vida says:

    nossa eu sinto dor no corpeo todo ! é horrivel os braços doem muito é uma dor cansada

  5. Ajuda says:

    olá boa noite!

    Já algum, tempo que ando a sofrer de dores, no inicio era so dor do peito só que agora ela se espalhou por todo corpo, por vezes sinto que eu estou molhada quando vou pegar estou toda seca, as vezes sinto o meu corpo fica muito quente como se tivesse fogo, não consigo ter na a mala no braço de tanto cansaço, sinto que o meu peito esta cada dia mais cheio, só que os médicos dizem que é ansiedade,cada diz uma coisa, e a cada dia o meu corpo esta cada vez mais fragil,. quero um conselho do que eu posso fazer, cumprimento a quem me responder

    • admin says:

      O melhor será consultar o seu médico de família e pedir para fazer alguns exames. Comece por análises ao sangue e urina.

  6. Madalena says:

    Tenho muita dores no corpo também, dores terríveis, como se tivesse alguma coisa me consumindo, cada dia tenho uma dor, nas costas, nos rins, pescoço, enfim, no corpo todo, ja ui em todos os medicos e ninguem me fala nada…será fibromialgia, menopausa(tenho 50 anos), to cansada. O que fazer?

    • admin says:

      Madalena, infelizmente dada a natureza do que sente, não poderemos ajudar. O seu caso parece demasiado complexo. Procure outros especialistas.

  7. Bom dia !…. meu namorado tem dores no corpo as vzs e tbm sono e dor di cabeça. E tem 21 anos de idade…. oke deve fazer ?

  8. assunção says:

    gostei, sinto dores no corpo todo, nem analgesico ta resolvendo mais.

  9. luisa says:

    ola eu estou com gripe e sinto dores nas costas oque fasso

O que achou do artigo?