Home

Dores musculares no corpo todo

Dores musculares no corpo todo

Dores musculares no corpo todo

Não há nada mais desconfortável do que a dor que se espalha pelo corpo todo. Naqueles dias em que somos abalados por dores inexplicáveis, mesmo que de intensidade menor, mas latejando por todo o lado, toda a nossa energia se esvai. Parecemos não ter força para nada!

Muitas vezes associamos essas dores musculares generalizadas a uma singela gripe e, de facto, é um dos sintomas característicos desta doença tão comum. E podem ainda ser sinais de doenças parasitárias como a malária ou a triquinose (infecção causada pelas lombrigas), ou ainda de doenças crónicas como o lúpus.

 

 

Causas das dores musculares em todo o corpo

As dores musculares em trabalhadores rurais ou em profissões com elevado desgaste físico, que exijam carregar pesos consideráveis ou executar determinadas tarefas repetitivas, são comuns e é complicado pôr-lhes cobro sem mudar drasticamente o estilo de vida. As pessoas que se vêem obrigadas a estes esforços estão normalmente habituadas ao sacrifício de terem que lidar com o desconforto e só podem esperar encontrar algum alívio através de sprays, de cremes ou pomadas que proporcionem o relaxamento muscular.

Em qualquer profissão, nos dias apressados actuais, em que a sociedade existe em velocidade máxima, a tensão muscular é um elemento persistente a muitos indivíduos, impossibilitados de resistirem aos seus quotidianos repletos de obrigações e de ansiedades. O stress é um elemento que potencia também o aparecimento de dores musculares, particularmente na zona lombar, dos ombros e do pescoço. Carrega-se verdadeiramente o mundo às costas!

O fardo pesado da Fibromialgia

Fardo pesado é também carregar às costas as dores da fibromialgia, uma doença crónica que causa dores musculares generalizadas e até depressão. Os pacientes que sofrem deste tipo de problema tendem a dizer que lhes dói o corpo todo, apresentando-se constantemente fatigados, com dores de cabeça que podem, nalguns casos, ser enxaquecas, e com outros sintomas altamente incapacitantes para a manutenção de uma vida quotidiana normal.

Muitas vezes, o diagnóstico de fibromialgia leva algum tempo a ser feito. Primeiramente será imprescindível avaliar se as dores musculares e os outros sintomas apresentados não se deverão a outro tipo de doença. Pelo que quem sofre deste mal poderá travar uma dura batalha até perceber a razão de tamanho desconforto.

Há, de resto, em termos sociais uma incompreensão relativamente à fibromialgia, traçando-se, por vezes, aqueles que se queixam deste mal como preguiçosos crónicos! Na verdade, é uma doença altamente perniciosa para aqueles que com ela sofrem, precisamente por motivar dores musculares em diversos pontos do corpo e sem aparente razão para os mesmos.

E é exactamente por ser uma doença de contornos tão estranhos que, na maioria dos casos, os doentes de fibromialgia precisam de ser tratados com anti-depressivos, além de medicamentos específicos para aliviar as dores musculares. É uma forma de garantir que estes pacientes conseguem resistir a uma maleita tão penetrante e misteriosa.

Relaxar e dormir bem!

Se apresenta essa sensação de corpo moído, de dores musculares por todo o lado, será ideal que consulte um médico para ter a certeza de qual é o problema. Ele poderá prescrever-lhe alguns medicamentos para ajudar a amenizar o desconforto. Todavia, e se estas dores forem resultado de problemas como o stress, a ansiedade ou de doenças como a fibromialgia, talvez deva pensar em mudar alguns dos seus hábitos.

Apostar em actividades que o ajudem a relaxar é uma excelente e eficaz forma de tratar as dores musculares. Um bom banho de imersão em água quente e sal será uma óptima solução para quase qualquer pessoa! Ler um livro, dar um passeio, ouvir música, dançar… Há uma série de sugestões que dependerão dos gostos pessoais de cada qual.

Este artigo precisa de revisão por um profissional, quer fazê-lo? Comece aqui.

Patrocínios

29 Comentários

  1. ana vidal says:

    gostei acho que me vai servir para eu por algumas questoes a minha medica que nao se decide com o que se passa comigo e ja andamos nisto a seis anos e eu cada vez estou pior qualquer dia ja nem ando

  2. elaine says:

    gostei eu nao posso men receber um abraco que me doi tudo nao sei mas q faco as pernas queima parecendo brasa bjsss

  3. beto says:

    gostei acho q pode me ajudar sinto muita dor no corpo

  4. Vida says:

    nossa eu sinto dor no corpeo todo ! é horrivel os braços doem muito é uma dor cansada

  5. Ajuda says:

    olá boa noite!

    Já algum, tempo que ando a sofrer de dores, no inicio era so dor do peito só que agora ela se espalhou por todo corpo, por vezes sinto que eu estou molhada quando vou pegar estou toda seca, as vezes sinto o meu corpo fica muito quente como se tivesse fogo, não consigo ter na a mala no braço de tanto cansaço, sinto que o meu peito esta cada dia mais cheio, só que os médicos dizem que é ansiedade,cada diz uma coisa, e a cada dia o meu corpo esta cada vez mais fragil,. quero um conselho do que eu posso fazer, cumprimento a quem me responder

    • admin says:

      O melhor será consultar o seu médico de família e pedir para fazer alguns exames. Comece por análises ao sangue e urina.

  6. Madalena says:

    Tenho muita dores no corpo também, dores terríveis, como se tivesse alguma coisa me consumindo, cada dia tenho uma dor, nas costas, nos rins, pescoço, enfim, no corpo todo, ja ui em todos os medicos e ninguem me fala nada…será fibromialgia, menopausa(tenho 50 anos), to cansada. O que fazer?

    • admin says:

      Madalena, infelizmente dada a natureza do que sente, não poderemos ajudar. O seu caso parece demasiado complexo. Procure outros especialistas.

  7. Bom dia !…. meu namorado tem dores no corpo as vzs e tbm sono e dor di cabeça. E tem 21 anos de idade…. oke deve fazer ?

  8. assunção says:

    gostei, sinto dores no corpo todo, nem analgesico ta resolvendo mais.

  9. luisa says:

    ola eu estou com gripe e sinto dores nas costas oque fasso

  10. luzia says:

    Gostaria de saber qual especialidade medica que melhor trata fibromialgia. AGUARDO CONTATO….

  11. ana says:

    Parabèns exelente artigo ….

  12. Oi boa noite Eu estou com diabetes e sinto dores de cabeça muito forte que fosso. Sinto dores no corpo muito cansado que diabetes.

  13. por veces tenho vergonha de me queixar ,pois tenho dores no corpo ,ou no pes outras vezes nas maos nos joelhos mesmo nao estando a fazer nada me doi numca estou bem

  14. david says:

    todo corpo xta me doer com ossos dele ,e cabeca

  15. Ricardo says:

    Tenho dores no corpo as vezes na cabeça outras vezes nas mãos nas pernas nos joelhos nas costas já fui ao médico tantas vezes já fiz exames e diziam que não tinha nada não sinto cansaço nenhum será que é fibromialgia ?

  16. Alessandra says:

    Estou ha uma semana com dores no corpo,comecaram com dores no pe q nao conseguia coloca lo no chao,foi para perna e agora corpo todo.cabeca a nuca tudo doem.comecou a dar enjoou fraquesas tonturas.o que pode ser.os medicos nao falam nada

  17. Eu sofro de dores na coluna abaixo do pescoço. Me lembro que levava uma pasta de portatil todos dias úteis em 2008.

  18. Luis Delgado says:

    COMO FUI CURADO DAS DORES…

    Olá,

    Achei este artigo ao procurar na net o nome de uma doença que começou a afetar-me em 2014. Sempre que me enervava, ou o meu stress aumentava mais do que o normal, passado um bocado começava a ficar com dores generalizadas no corpo todo como se estivesse a ficar com uma daquelas gripes de caixão à cova. Até o couro cabeludo me doía… Músculos e articulações… Tudo doía… Tinha logo de me deitar e nenhuma posição me dava descanso. Em 2014, só acontecia de vez em quando, depois começou a ser mais frequente e durante este ano passou a ser uma situação diária e constante. Deitava-me assim e levantava-me assim.

    Sempre acreditei que Jesus me poderia curar e, na verdade, eu já tinha recebido várias curas, nomeadamente, Ele curou-me de um esgotamento profundo que durou seis anos, em 2011. Fui avisado por Ele em Junho de 2011 que ia ser curado e fui curado em Agosto do mesmo ano.

    Este ano decidi começar a investir fortemente em oração para buscar o poder do Espírito Santo, não propriamente para alcançar uma cura mas antes para aprofundar ainda mais a minha intimidade com Deus. Então, passados alguns dias comecei a sentir a eletricidade percorrendo o meu corpo, vinda do poder do Espírito Santo, sempre que orava. Entretanto, durante uma oração, as minhas dores simplesmente desapareceram e o espírito Santo testificou no meu coração o facto de que eu estava curado. De repente, percebi que estava curado e a minha convição era tão forte que uma alegria e paz sem explicação encheu a minha alma. Louvo e glorifico a Deus por essa cura e por Ele ter tido misericórdia de mim.

    Hoje não tenho mais essa doença terrível e sinto-me livre e muito mais forte fisicamente. A minha gratidão com Deus não tem descrição.

    Deixo aqui este meu testemunho para que outros possam crer, pois por pior que possa parecer a sua situação e por mais que aparente que não há solução, e por mais que os médicos digam que só vais piorar ou vai ser para o resto da vida, existe um Deus para quem nada é impossível.

    Basta acreditarmos Nele e reconhecermos que Jesus é o Senhor.

    Deixo aqui algumas passagens da Bíblia que, entre muitas outras, sempre me fazem avivar a esperança e crer que, em Deus, perseverando, no momento certo, chegará a minha vitória:

    Salmos 34:17-20:

    “Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
    Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.”

    Isaías 40:31:

    “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

    E ainda:

    João 3:16

    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

    João 14:6

    “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

    Jeremias 29:11-13:

    “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
    E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.”

    Por isso, não desanime, não se deixe abater, não se deixe dominar pela angústia e pelo medo e não deixe a sua esperança fugir.

    Confie em Deus, entregue a direção da sua vida a Ele e o Senhor lhe responderá no tempo certo. Mas busque a Deus pelo que Ele é e não pelo que Ele possa lhe dar.

    Um abraço de esperança e que Deus possa abençoar a todos ricamente, em nome de Jesus.

O que achou do artigo?