Home

Dores musculares no corpo todo

Dores musculares no corpo todo

Dores musculares no corpo todo

A dor muscular generalizada, ou seja, pelo corpo todo, é altamente incapacitante e pode deixar um individuo verdadeiramente inabilitado para qualquer actividade. Este tipo de desconforto pode estar associado a diversos problemas, designadamente a infecções causadas por vírus, como é o caso da vulgar gripe.

As dores musculares são bastante comuns, podendo afectar um ou vários músculos, mas também envolver os tecidos moles que ligam os músculos, designadamente os ligamentos e os tendões, e até os ossos e os órgãos. Podem estar relacionadas com problemas de ansiedade e de stress, com lesões musculares, actividade física intensa ou trabalhos excessivamente duros.

 

Causas das dores musculares no corpo todo

A dor pelo corpo todo é um dos sintomas típicos da gripe e de outras infecções similares, causadas por este tipo de vírus. Mas também pode ser originada por doenças como o lúpus e a malária, ou pela triquinose (lombriga).

O stress e a tensão são igualmente causas das dores generalizadas, causando um desconforto latente no individuo que as carrega.

A fibromialgia é também uma das prováveis causas das dores musculares pelo corpo todo. Trata-se de uma doença crónica em que o paciente se queixa de dores por todo o lado, sofrendo ainda de sintomas como cansaço constante, depressão, dor de cabeça, síndrome do cólon irritável, síndrome da bexiga irritável e sono perturbado. Nestes casos, as dores costumam começar numa determinada região, espalhando-se depois ou migrando para outras partes do corpo.

O diagnóstico de um caso de fibromialgia só é feito depois de o médico descartar outras possíveis doenças, mediante a observação apurada de todos os sintomas associados às dores músculo-esqueléticas generalizadas.

A execução de trabalhos físicos duros ou a sobrecarga de actividade para lá do habitual também podem causar o aparecimento de dores musculares pelo corpo todo. As actividades que obriguem as pessoas a assumirem determinadas posturas ou gestos repetitivos por longos períodos de tempo podem igualmente suscitar o aparecimento de dores em vários pontos do corpo.

Como aliviar as dores musculares no corpo todo

O recurso a medicamentos, tais como os analgésicos e os anti-inflamatórios, é uma boa solução para garantir um alívio imediato das dores musculares generalizadas. Tal como também o são os banhos de banheira em água morna – se adicionar sais de banho e colocar uma música relaxante a tocar, poderá até se esquecer da dor.

As massagens de relaxamento também são um bom lenitivo para as dores. E os exercícios de alongamentos e de fortalecimento muscular ajudarão a tonificar o corpo e a afastar a dor.

Garantir um bom sono reparador, todas as noites, é outra boa solução. E é importante que afaste o stress da sua vida – a ioga e a meditação podem ajudá-lo a aprender a relaxar.

Nos casos de fibromialgia é habitual o recurso a anti-depressivos, não só para o alívio da dor, mas também para a reparação dos outros males associados a esta condição. Poderá ainda ser preciso recorrer à psicoterapia para motivar uma verdadeira transformação na vida destas pessoas.

Este artigo precisa de revisão por um profissional, quer fazê-lo? Comece aqui.

Patrocínios

11 Comentários

  1. ana vidal says:

    gostei acho que me vai servir para eu por algumas questoes a minha medica que nao se decide com o que se passa comigo e ja andamos nisto a seis anos e eu cada vez estou pior qualquer dia ja nem ando

  2. elaine says:

    gostei eu nao posso men receber um abraco que me doi tudo nao sei mas q faco as pernas queima parecendo brasa bjsss

  3. beto says:

    gostei acho q pode me ajudar sinto muita dor no corpo

  4. Vida says:

    nossa eu sinto dor no corpeo todo ! é horrivel os braços doem muito é uma dor cansada

  5. Ajuda says:

    olá boa noite!

    Já algum, tempo que ando a sofrer de dores, no inicio era so dor do peito só que agora ela se espalhou por todo corpo, por vezes sinto que eu estou molhada quando vou pegar estou toda seca, as vezes sinto o meu corpo fica muito quente como se tivesse fogo, não consigo ter na a mala no braço de tanto cansaço, sinto que o meu peito esta cada dia mais cheio, só que os médicos dizem que é ansiedade,cada diz uma coisa, e a cada dia o meu corpo esta cada vez mais fragil,. quero um conselho do que eu posso fazer, cumprimento a quem me responder

    • admin says:

      O melhor será consultar o seu médico de família e pedir para fazer alguns exames. Comece por análises ao sangue e urina.

O que achou do artigo?