Home

Dores musculares depois de exercício físico na academia

Dores musculares depois de exercício físico na academia

Dores musculares depois da academia

Aquela sensação de corpo moído, depois de um treino na academia, é, ao mesmo tempo, entusiasmante e terrível! Entusiasma-nos porque é o reflexo do esforço que levámos a cabo, da capacidade de nos suplantar que revelámos. Mas também nos aterra porque as dores musculares são sempre desagradáveis e algo limitadoras.

A prática de uma actividade desportiva, sobretudo após uma longa paragem ou quando se resolve finalmente começar a ir ao ginásio, é uma causa muito frequente de dores musculares em diversos pontos do corpo.

Os músculos evidenciam o esforço que levaram a cabo, dando sinal de si, no sentido de nos obrigar a parar ou, pelo menos, de nos forçar a abrandar o ritmo, para não provocar lesões mais graves.

Aguente a dor, mas vá com calma…

Quando há uma tensão excessiva sobre os músculos, maior do que o normal, os seus tecidos ressentem-se e dão o alerta através da dor. É uma forma de auto-preservação que visa proteger a zona. E assim, é preciso dar-lhe a devida atenção, mas isso não significa que tenha que abandonar os treinos por completo.

Caso a dor muscular seja suportável, pode sempre continuar a sua prática desportiva, embora deva ter cuidado para levar as rotinas de treino de forma mais cuidada e menos intensa. Parar de treinar perante a dor mais insignificante é deixar-se levar pela preguiça – quase como uma desculpa para não ir mais ao ginásio! Não o faça, pois no regresso ao ginásio vai passar novamente pelo mesmo.

De resto, a continuidade da prática desportivo, de forma controlada, ajuda no processo de recuperação do tecido muscular.

É evidente que se estiver perante dores mais significativas, urge avaliar a dimensão do problema. Quando se verifica uma lesão completa do músculo, a paragem será obrigatória, de modo a que este possa recuperar devidamente. Consulte um médico para apurar com detalhe o que se passa e para traçar um plano adequado de tratamento.

Evitar e tratar a dor muscular depois da academia

Uma excelente forma de minimizar ou até evitar as dores musculares é efectuar um bom exercício de aquecimento e de alongamento, antes do início do treino. Na verdade, as lesões musculares mais frequentes acontecem fruto de um ineficiente, ou até inexistente, aquecimento. Urge que perceba a importância de preparar os músculos para o exercício físico, evitando situações de impacto que os prejudiquem.

Dentro do mesmo espírito convém sempre efectuar alongamentos depois do treino – este processo ajudará os tecidos musculares a relaxarem e a recuperarem forças para os próximos desafios.

O consumo de doses generosas de proteínas é um factor que também auxilia os atletas desportivos a conseguirem uma estrutura muscular mais fortalecida e, consequentemente, a evitarem lesões deste foro.

Tomar vitaminas e minerais, no seguimento da actividade física, também pode ajudar a aliviar as dores musculares e na recuperação da intensidade do treino. Preferencialmente deve optar por sumos ou frutas ricas neste tipo de componentes, mas pode também optar pelos suplementos vitamínicos ou nutricionais.

E a água em doses generosas deve constar decisivamente do seu cardápio, pois é uma excelente forma de evitar as lesões musculares e de manter um corpo sadio.

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 25-11-2014 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

20 Comentários

  1. jefferson says:

    Ótimo relato,obrigado!!!

  2. Manu says:

    ótimas dicas, mais tem algum remédio específico que melhore as dores? Comecei a 2 dias e não aguento andar direito!!!

  3. MEIRE RAMOS says:

    estou com dores,e não conheço nenhum analgésico,pois estou amamentando.
    O que fazer?

  4. Dr. eu estou na academia tem treis dias mais nao estou dormindo de tanta dores nos braço nos peitos e nas costas oque devo fazer me ajuda por favor nda mais obrigado Dr.

    • admin says:

      Josefa, por agora deve parar a academia e quando voltar, não exagere, pois pode ter sido essa a origem do seu problema.

    • Luciane says:

      Josefa, é normal você ter dores musculares, pois não estava acostumada com exercícios localizados. Quando há um estímulo com determinado peso, a musculatura libera uma substância chamada ácido lático, que é o causador da dor. Essas dores que você teve no dia seguinte, são devido ao acúmulo de ácido lático que precisa ser liberado com os próprios exercícios, claro que é preciso respeitar seus limites, pois com isso o alívio surgirá mais rápido do que com o repouso. Espero ter sido útil.

  5. O seu nome says:

    Boa tarde , estava na academia fui fazeer abdominal senti uma dor insuportável ,não podia nem ficar em pé que sentia dor , parei de ir pra academia , o que pode ser ?

    • admin says:

      Parece uma lesão muscular, resta saber de que tipo.

    • neto says:

      olha sou formado em fisica… e te digo você tem que fazer secao abidominal e reposar 48 hrs pois o musculo do abidomen tem que reposar pois nao adianta vc fazer todo dia … pra ficar com bariga de tanquinho pois nao vais ficar se vc nao ermagreser i perde a camada de gordura que vc tem encima do musculo abidominal.

  6. Patricia says:

    Olá, boa tarde.. Comecei academia faz 3 dias e estou sentindo muita dor na coxa e na batata da perna.. Não consigo nem andar e nem esticar a perna, até para dormir não da devido a dor ser muito forte, posso continuar assim mesmo ou devo procurar um medico para saber se houve alguma lesão. Obrigada!!

  7. Letícia says:

    Bom dia!
    Comecei a fazer musculação a 3 semanas. Sinto ainda dores na região próxima ao joelho. Segundo minha treinadora, essas dores persistem, pois ainda estou criando o tônus muscular… Gostaria de saber, se há outro motivo.
    Obrigada!

  8. fiz um raio x a coluna cervical e o resultado foi observamos hipertrofia das apófises transversas de c7, sem alterações da espessura dos discos associados gostaria de saber o k e isto e o k fazer

  9. leonardo says:

    Fiz Bastante abdominais em um aparelho chamado Abstrash e estou com muita dor no abdome, devo continuar ja que comecei ou parar ?

O que achou do artigo?