Home

Dor muscular nos glúteos

Dor muscular nos glúteos

Dor muscular nos glúteos

Os glúteos são uma área atreita a lesões musculares, particularmente no caso dos atletas de certas modalidades desportivas. Isto por causa das movimentações e do esforço que determinados desportos exigem a esta zona específica, como é o caso do ténis. E quando estas dores musculares na região glútea aparecem são particularmente incapacitantes, não apenas para a actividade desportiva, mas também para a simples rotina diária de levantar-se ou andar.

A região glútea tem posição central no nosso corpo, estando directamente relacionada com as movimentações dos membros inferiores. Logo, quando magoada, afecta determinantemente a locomoção. De resto, uma lesão muscular nos glúteos pode indiciar problemas mais complexos, nomeadamente ao nível do nervo isquiático (mais conhecido como nervo ciático). Quando este nervo é afectado, a fase de recuperação será muito mais complexa e rigorosa.

Os riscos de um mau aquecimento

Muitas vezes, na base das lesões musculares nos glúteos está a execução de um mau aquecimento, antes da prática desportiva propriamente dita, ou um aquecimento inexistente. Isto acontece mais frequentemente com os atletas amadores, menos informados relativamente a estas questões. No caso dos atletas profissionais a causa mais usual de lesões nos glúteos prende-se com o esforço excessivo levado a cabo durante um jogo, um treino ou uma corrida. Perante a vontade de superação, os desportistas tendem a exigir mais do que deviam ao seu próprio corpo.

O Síndrome do piriforme

A sobrecarga do nervo isquiático ou ciático, que se localiza entre o gémeo superior e o chamado músculo piriforme, pode causar aquilo que se denomina como o Síndrome do piriforme. Este problema causa dores musculares nos glúteos que se multiplicam para a parte de trás da perna e, finalmente, até ao pé.

Nas situações mais graves, esta lesão ao nível do piriforme pode obrigar a pessoa a ficar em repouso absoluto, totalmente imóvel, de modo a provocar o relaxamento pleno do músculo e, gradualmente, ir amenizando a tensão.

Mas não se pense que o Síndrome do piriforme é um problema típico de desportistas. Ele pode afectar, por exemplo, mulheres grávidas e pessoas que passam horas e horas a fio sentadas, no âmbito das suas actividades profissionais ou devido à tendência negativa para o sedentarismo que revelam.

“Power loop” porque mais vale prevenir

A maioria das dores musculares que surgem nos glúteos pode ser tratada com recurso a remédios convencionais, como os analgésicos ou os sprays e relaxantes musculares. As massagens localizadas, com unguentos tradicionais ou com cremes e pomadas específicos, também são uma boa ferramenta para promover um alívio na área dolorida.

Inevitável será o repouso da zona afectada, sendo importante protegê-la de movimentações bruscas.

Todavia, as situações mais graves, nomeadamente quando se verifica o Síndrome de piriforme, poderão requerer intervenções mais agressivas, como é o caso de injecções de corticóides e de anestésicos. A electroterapia é outra medida usada recorrentemente no domínio do desporto para debelar este tipo de situações.

A maioria dos atletas de alta competição faz fisioterapia para recuperar toda a força e mobilidade da região glútea e voltar à intensidade dos treinos e dos jogos. Muitos deles também recorrem à chamada “power loop”, uma mini-banda que se utiliza durante a actividade física para ajudar a fortalecer a musculatura glútea. Desta forma, está a evitar o aparecimento de dores musculares nos glúteos.

Vídeo com massagens para aliviar a dor muscular nos glúteos

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 16-01-2013 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

50 Comentários

  1. Trata-se. De um incomodo na regiao lombar que atinge a coxa, nao e uma dor que eu
    Possa nao ter possibilidade se andar, s vezes passa e depois volta, a sensação que tenho para ter algo que trava. Tomei mioflex ea nao resolveu. O que podera ser esse
    Maldito incomodo ?

    • admin says:

      Arnaldo consulte um médico, aqui não podemos dar qualquer tipo de diagnóstico sem sequer observar o paciente.

  2. Everton says:

    Bom Dia.

    Ontem estava jogando bola e subi em uma bola para cabecear, então quando eu estava no ar, fui tocado e cai de bunda no chão então a nádega direta começou a doer muito e até hoje doe bastante.
    Com as compressas que irei realizar, até domingo estarei bem novamente?

    Att
    Everton Faria

  3. Gabriel says:

    pode durar quanto tempo mais ou menos essa dor?

  4. Olá Dr…. Eu trabalho o dia todo sentado (computador) e de uns 2 anos para cá estou sentindo dores nas nádegas até proximo ao joelho,, principalmente no lado direito. Ultimamente as dores estão bem mais fortes. Inclusive estou trabalhando em pé e mesmo assim continuam doendo muito… Qual o tipo de mmédico especialista eu devo procurar?
    Agradeço pela ajuda desde já!
    Juliano

  5. Francine says:

    Olá!Sinto dores fortes nessa região,principalmente quando vou arrumar a casa,limpar chão e dentre outras coisas.Qual é o medico que devo procurar?
    Obrigado!

  6. paula says:

    olá Dr. á aproximadamente 2 meses sinto fortes dores no quadril, percebi isso quando fico muito tempo de coca que levanto é uma dor quase insuportável, a duas semanas mais ou menos não consigo ficar mais de 30 minutos sentada, e para dormir é um sufoco pois doí em toda região das nádegas de qualquer lado que deito, passei com ortopedista ele pediu um rx e disse que estava com uma inflamação no sacro, então o mesmo me encaminhou para o reumatologista, passei por vários exames de sangue e fiz tbm ressonância e exame de urina, mas não apresentou nada inclusive a reumato disse que não apresentou nenhuma alteração nos exames, e que não aparece nenhuma inflamação, então ela me passou alguns medicamentos anti inflamatórios, mas não esta fazendo efeito e a dor só esta piorando, parece que o frio piora mais ainda. o Dr, tem alguma sugestão do que possa ser e se devo procurar algum outro especialista…Desculpe é que estou desesperada.
    Aguardo…Att, Paula

  7. Beatriz R. says:

    É exatamente isso que venho sentindo.A dor está no mesmo ponto q o da figura do artigo,e já vem me incomodando a umas 3 semanas.As vezes some,mas acaba voltando,principalmente durante a noite.Não prático nenhum esporte e nenhum tipo de atividade que possa ter ocasionado isso.O que devo fazer?

  8. Boa noite, Doutor!

    Estou há mais de 03 (três) anos convivendo com um incomodo significativo na região glútea. Já fiz consulta a clínicos gerais e ortopedistas da e nada foi diagnosticado.

    Na última consulta a um ortopedista foi solicitada uma ressonância magnética da bacia. Já estou com o resultado da ressonância com o seguinte resultado:

    TÉCNICA DO EXAME

    Foram obtidas imagens da bacia através de sequências pesadas em T1 nos planos axial e coronal, sequência para supressão de gordura (STIR) nos planos axial e coronal e sequência ponderada em T2 com a técnica de alta resolução no plano sagital.

    ANÁLISE

    1. Imagem alongada com sinal semelhante a gordura, sugerindo lipoma ou suas variantes localizadas entre os ventres musculares dos glúteos mínimo e médio esquerdos medindo cerca de 8,0 X 1,7 cm”;
    2. Superfícies articulares regulares, sem evidências de derrame;
    3. Estruturas ósseas com aspecto preservado; e
    4. Estruturas tendíneas sem evidências de alterações.
    5. IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA: Lipoma ou suas variantes entre os ventres musculares e dos glúteos mínimo e médio esquerdos.

    Repasso alguns dados da minha história clínica:

    1) Sinto dores nas nádegas apenas quando estou sentado, ou seja, quando a musculatura glútea está pressionada (tenho que ficar deitado por muito tempo);
    2) Há pequenas irradiações das dores para a região lombar e para a região inguinal direita, incluindo testículo, bem como para a musculatura da perna direita;
    3) Há mais ou menos 25 (vinte e cinco) anos fiz uma cirurgia para retirada de um absesso nas nádegas – existe a circatriz;
    4) Estou há mais de 03 (três) anos sob forte estado de estresse, ansiedade, irritabilidade, insônia, pressão alta, falta de concentração, depressão. Fui diagnosticado com a síndrome de burnout.

    O que devo fazer?

    Aguardo vossa orientação e ajuda!

    Abrs

    Hélio Santos

  9. Carlos says:

    Olá Dr. Toda vez que eu abaixo sinto uma dor no centro da nádega direita, o que pode ser?

  10. THIAGO says:

    ESTOU SENTINDO UMA DOR NO GLÚTEOS MUITO FORTE PRINCIPALMENTE QUANDO EU ANDO DE MOTO E SENTO O QUE FAZER PRA MELHORAR ISSO

  11. RITA says:

    Prezado Dr.
    Há 15 dias tive uma herpes que foi diagnosticada pelo medico do PS como Simples, no mesmo momento senti dores na perna esquerda e na bacia e o ortopedista informou depois de um raio-x tratar-se de desgaste dos ossos. Me orientou fazer compressa com gelo, alongamento qdo saísse da crise e medicamento para a dor. Comecei o tratamento de 5 dias com medicações para a herpes e para as dores na bacia e melhorei.
    Quando os medicamentos acabaram voltei a sentir dores no quadril e na região glútea do lado direito acompanhado de uma coceira.
    O Sr pode me ajudar?
    Minha dúvida é com relação a coceira.Será que isso ainda está relacionado com a herpes?

  12. fernando says:

    Muito bom, excelente.

  13. mateus says:

    jogo bola ja to duas semanas sem joga e pra eu ir saba pro time do sport dis oq eu faço pra nao semti nada ate la ? quero volta ajoga e faser fisico quinta feira vc acha bom q eu volte ?

  14. mateus says:

    eu quero saber tam bem oq q causou essas dores ? e qual eo jeito mas facio de paralas

  15. gilberto says:

    Olá Doutor. Jogo futebol 3x por semana. Há dez dias, senti uma fisgada na nádega direita ao acelar uma corrida para alcançar a bola.Tomei uma relaxante muscular e passei pomada (que aquece a região). Ontem voltei a jogar de novo. Cai sentado e bati a nádega direita. Hoje acordei e como se não bastasse a direita estar dolorida, a esquerda também apresenta um pequeno desconforto. No meu caso posso usar gelo para tentar acabar com a dor? Ou compressa quente? O que devo fazer? Obrigado pela atenção e aguardo resposta!

  16. rafaela says:

    olha gostei bastante das informações,tenho que procurar um ortopedista o mas rápido, sinto essas dores do lado esquerdo do bumbum, q tem hora doe ate o pé mas de alguns dias pra ca não estou conseguindo andar muito bem para eu me levantar da cama chega ser um sacrilégio, e mudar de posição então so com ajuda.

  17. Ola Dr.

    Eu Li as narrativas dos pacientes, pelo qual mim identifiquei alguns deles, de uns 3 ou 4 dias venho sentindo dores nessa parte do corpo, entre o quadril e a coxa direita. Ja fiz uso de antifranmatorio, parcialmente alivia mais volta as dores, será artrose.

    Att. Carlos

  18. fabio says:

    olá , boa noite, eu sinto uma dor nas nadegas, sinto que é lá dentro perto do femur, e também as vezes essa dor vem para as costas, eu não consigo me apoiar na perna, e nem abrir muito, e fica sempre dando uns barulhos, parece quem tem alguma coisa raspando, e as vezes que espirro, causa uma pontada, uma fisagada, uma dor na região entre a bunda e femur, eu já fiz raio x do quadril, não apareceu nada, fiz tomografia e raio x e ressonancia magnetica da coluna e não saiu nada, já faz 3 anos e conjtinua doendo na região da bunda, eu já pratiquei muito esporte, skate, e já trabalhei carregando coisa pesada, oque será que é isso? o sistema de saúde aqui é precário, ainda não encontrei um médico capacitado para me ajudar

  19. Carla Paes says:

    Uma semana atrás depois de um esforço em imã faxina, acordei com imã dor no pé na parte debaixo do calcanhar como se pressionasse, e uma dor na parte d posterior da. coxa e na nádega direita sem posição para sentar, fui ao PS que encaminhou para ortopedia e mandou tomar um voltarem, a menina aplicou no mesmo lado da dor..no dis seguinte acitdri com este lado dormente…tomei Flanac e melhorou… agora to com no local e inchado, só de encostar DOI.Vou só ortopedista daqui s dois dias…to achando que a injeção foi mal aplicada.

    • admin says:

      O Voltaren é uma solução temporária, o que isso nos diz é que o seu problema subsiste, procure um médico e faça mais exames.

  20. Francisco says:

    Dr. para agregar, realmente foi em um jogo de tênis que senti esse incomodo. O incomodo é pontual, não sinto nada para sentar e caminhar. Porém, em alguma posições específica o incomodo aparece.

    Obrigado

  21. Juliana says:

    Olá meu marido trabalho muitos anos em pé, e teve desgaste no joelho esquerdo fez cirurgia e colocou uma prótese e com isso ele sobrecarregou o joelho direito e agora ele sente muita dor no glúteo do lado direito e essa dor afeta a parte da coxa ele sente muita dor sabe me dizer o que é ?

  22. MARIA says:

    Depois de uma queda aparatosa que dei, ao escorregar em água, bati violentamente com o rabo no chão, mais com o lado direito.
    Passei a ter passado tempo, uma dor na nádega direita, que por vezes se torna insuportável.Por recomendação do médico de família comecei a tomar anti-inflamatórios mas sem qualquer resultado. Neste momento, em que a dor persiste e se transporta para a perna e às vezes até ao pé, já estou a tomar a dose mais fraca do tramal. NÃO PASSA.Também passo muitas horas ao computador.
    Quando a dor se torna insuportável, deito-me cerca de meia hora, muito estendida e levanto-me muito melhor.
    Será ciática? Acumpuntura, resultaria?
    Agradeço sua opinião.
    Obrigado.

  23. Joaquim says:

    Estou com uma caimbra na nadega direita a quase 1 mes,nao e toda hora,mais tem movimentos que ocasionam a caimbra.oque sera ?

O que achou do artigo?