Home

Dor muscular no braço

O que seria de nós sem os braços? Sem a sua capacidade de movimento e de força? Não seríamos capazes de executar tarefas tão básicas como comer e beber.

Essa preponderância em termos da nossa rotina diária, também os torna particularmente frágeis e propensos a problemas de diversa índole.

As lesões musculares são um mal que os afecta frequentemente, especialmente no caso de atletas profissionais ou de pessoas que exercem trabalhos físicos, onde estejam obrigados a carregar pesos excessivos.

 

 

 

Lesão por esforço repetitivo

O simples trabalho rural diário, ou as tarefas típicas de outras profissões mais físicas, também motivam, com frequência, dores musculares nos braços. São os músculos que se ressentem da tensão e da sobrecarga excessivas.

Este tipo de lesão muscular, que resulta da execução continuada de determinados gestos ou do trabalho físico muito intenso, é conhecida como a lesão por esforço repetitivo (LER). De forma simplista, aquilo que acontece nestes casos é a tumefacção dos músculos, nomeadamente ao nível do tendão.

Síndrome do túnel cárpico

E até quem está habituado a estar longas horas sentado em frente ao computador pode sofrer com dores musculares no braço, nomeadamente por causa de tendinites. Um problema crescentemente mais frequente é o chamado Síndrome do túnel cárpico que se verifica ao nível do pulso por se manusear o rato do computador por demasiadas horas, por exemplo. Esta lesão, também do âmbito dos problemas relacionados com o esforço repetitivo de certos gestos, tende a alastrar-se a partir do pulso e afectar as movimentações do resto do braço.

Fadiga muscular

Uma das causas mais relevantes das dores musculares ao nível dos braços é a fadiga muscular. Quando fazemos uma sessão de musculação mais intensa do que o habitual ou quando somos obrigados a carregar cargas mais pesadas do que o costume, os nossos músculos ressentem-se e acusam essa sobrecarga. A tensão muscular poderá não passar de uma lesão menor, mas poderá também complicar-se e evoluir para uma tendinite bicipital ou motivar a inflamação dos tendões.

Diagnosticar e agir

É importante avaliar com rigor a situação, percebendo com certeza o que originou as dores musculares ao nível do braço. Quanto mais depressa for feito esse diagnóstico, e quanto mais rigoroso ele for, mais fácil será tratar do problema.

Urge ainda perceber que não se devem analisar estas situações com leviandade, borrifando a área com um spray muscular e esperando por milagres. É essencial dar a devida atenção e importância ao caso, pois as consequências poderão ser fatais. Há problemas graves associados às dores musculares nos braços, como são os casos das hérnias discais na zona cervical, da compressão de nervos ao nível do ombro, do pescoço e dos braços. A fractura de ossos é outro mal que exige uma intervenção pronta e aturada, podendo mesmo requerer uma cirurgia.

Onde procurar alívio

Para além das respostas óbvias, analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, pode-se cuidar do alívio das dores musculares nos braços com a aplicação de compressas de gelo. É uma solução acessível, financeiramente falando, e de pronta e segura actuação.

Descanso é outro remédio santo para o problema. E as massagens localizadas ajudarão a criar uma sensação de conforto e a relaxar a zona dolorida.

Depois de conseguido algum alívio, a execução de alongamentos é uma boa forma de criar maior resistência aos músculos dos braços, ajudando a melhorar a situação e a evitar que se repita no futuro.

Vídeo com massagens para aliviar a dor muscular nos braços

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 21-12-2014 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

94 Comentários

  1. HAMILTON says:

    Muito bom a matéria. Minha dor no braço direito apareceu a poucos dias, de pouca intensidade, e ocorre no repouso noturno, com o incomodo interrompe o sono. A dor esta localizada a parte posterior.

    • Ricardo says:

      Oi Hamilton,
      que coincidência,tenho mesmo problema desde 2 de Maio e continua, fiz alguns exames sem resposta clara! tb, o medico, surgiu analgésico que nem diminuiu o dor noturno.

    • Maria Jose says:

      Tenho exatamente o mesmo problema que o Hamilton.

    • jose says:

      tente fazer isto comigo funciona Manter o braço elevando: Elevando o seu braço fará o truque. Enquanto você está descansando seu braço, aumentá-lo para o nível do seu peito. Sustentar a sua mão em um par de almofadas macias se você está sentado em um sofá.

    • Bia says:

      Minha mãe tbm tinha exatamente isso, Hamilton. Ela foi no médico e a mandaram fazer raio-x do braço. Encontraram uma formação calcária numa região do ombro. Diagnosticada com tendinite.Tratamento: fisioterapia(q pode ser substituído por aulas de pilates direcionadas) e redução do esforço com aquele braço. Ela fez cinco seções de fisio e entrou numa aula de pilates, informando a professora da tendinite e etc, pra ser tudo voltado pra resolução disso. Isso foi há seis meses e pouco. Atualmente ela qse nn tem sintomas.

  2. divalda says:

    sinto muitas dores nos braços e uma dor estendida alongada ate as maos; sou costureira sera que tem haver com a coluna!?

  3. eughenia says:

    eu tenho muitas dores nos braços, dores na clavícula e imensa dor na coluna cervical, será que preciso me operar?

  4. eughenia says:

    Gostei muito do artigo , me esclareceu muitas coisas, porque sofro do mesmo mal.

  5. Andreza says:

    Sinto exatamente a mesma coisa que o Hamilton, muita dor nos braços e pernas principalmente no sono noturno,o que não me deixa dormir, no entanto sem nenhuma explicação pois não fiz algum esforço físico

    • admin says:

      Andreza, por vezes uma simples mudança de colchão faz toda a diferença. Experimente dormir em camas com colchão duro e observe se o problema se mantém ou não.

  6. Cai a uns 45 dias e bati o cotovelo e desde então estava com dor no ombro agora estou com dor no braço e uma dor profunda e não consigo levantar totalmente o braço esquerdo. As vezes a dor vai até a mão e outras até o pescoço. Fui ao medico ele nem olhou o braço e disse que era uma inflamação no nervo. Estou tomando um anti inflamatorio que está acabando com meu estomago e nada . O que devo fazer ???

  7. elisa says:

    ola tenho sindrome do tunel de carpo ainda nao operei mas venho sentido na extensao do braço na parte de cima como se tivesse nós por dentro o q pode ser e como faço para aliviar ou acabar com isto ? obrigado

  8. Rafael says:

    A 7 anos trabalho com edição de vídeos, essa dor começei a ter nos ultimos 2 anos. Não tomo remédio e nem procurei um médico pq eu sei o que causa essa dor. Comigo dói na articulação do cotovelo e se estende ao nervo do dedo mínimo, onde várias vezes tenho que trabalhar com o dedo amarrado. Infelizmente terei que mudar de área para poder cuidar da minha saúde. Ou faço isso agora, ou daqui a alguns anos tb terei problemas de coluna ( que já está começando a aparecer )

  9. mateus says:

    Tenho fortes dores no braço esquerdo quando tento levanta-lo acima do ombro esta dor teve inicio a aproximadamente uns trinta dias atras sem trauma que justificasse tal lesão nos nervos do braço esquerdo, ajude-me.

  10. mateus says:

    Muito importante e esclarecedor para pessoas que sofrem sem encontrar uma cura.

  11. Bento says:

    tenho muitas dores no braço esquerdo e agora está passando rpo da direita.

  12. Lucca says:

    ja faz algumas semanas q sinto uma dor muscular q parece ser no triceps, acho q foi uma fadiga muscular, porem ela esta insistindo ja faz tempo e toda vez q faco qualquer esforco, ate para jogar ping pong sinto a dor, devo ir num medico?

  13. Fernanda says:

    tenho problema de gases e tenho muita dores no peito, meu médico me falou que era normal, só que uns dias para cá começei sentir umas dores no braço, é normal ou eu devo procurar um médico?

    • admin says:

      Se acha que é necessário recorrer a um médico, quem somos nós para a contrariar. Dores todo o mundo sente a toda a hora, na maioria das vezes desaparecem em pouco tempo. Nosso corpo é uma máquina incrível, que ninguém duvide.

  14. claudiene says:

    oi ja faz dois meses que estou sentindo uma dor no braço esquerdo as vezes doi do pescoço ate a mao<mais a dor mais forte e no ante braço ate a mao, ja fiz eletro,eco,esteira e ultrason do braço e nao consiquir resposta,o ortopedista me disse que essa dor e no musculo me ajudem pois nao suporto mais viver assim

    • admin says:

      Em primeiro lugar terá de ter calma, pois ansiedade e stresse não levam a nada. Toda a dor tem uma origem. O melhor será consultar outro especialista.

  15. Thais says:

    Olá, sou a Thais e tenho 19 anos.
    Há uns 2 meses atras as dores eram passageiras, mas agora são todos os dias, dores fortes no meu antebraço direito que fazem o todo ate os dedos da mão doerem, muitas vezes não tenho condições de mecher um dedo, pois parece que todo o braço necessita ficar sem movimentar-se. Alguem pode me informa oque faço?

  16. Hilda says:

    Olá,
    Parabéns pelo artigo! Muito bom!
    Faz uma semana que venho sentindo muitas dores no braço direito, pescoço e ombros. Está difícil até para abrir a garrafa de água, e qdo tento segurar alguma coisa, não me sinto confiante pois a dor se intensifica.
    Se tiver algum conselho, fico agradecida!
    Abs

  17. cassiane says:

    joguei muito vidio game domingo ja faz tres dias que estou com dor no braço direito pode ser uma dor muscular ou deve ter machucado a carne né

    • admin says:

      Pare de jogar por algum tempo. Isso deve ser suficiente. Existe um mundo inacreditável para além dos jogos de vídeo, disfrute dele.

  18. claudia says:

    Minha dor é no braço direito, dói o braço e a mão, parece que os nervos estão com problemas, não consigo esfregar nada que dói, não consigo levantar muito o braço, e nem posso pegar algo pesado. Trabalhei um ano num cartório onde carimbava muitos documentos, depois disso comecei a ter estas dores.

  19. Fernanda says:

    De uns dias pra cá tenho sentido umas dores (incômodos) em meu braço direito, é no meio do braço, “nas juntas”, to com medo de ser algo sério =/ não consigo identificar se a dor é no músculo ou na circulação. O que eu faço? Não gostaria de procurar um médico, pq ultimamente todo exame que eu faço tem dado algum resultado negativo. Me ajudem por favor *-* Obrigada.

    • admin says:

      Fernanda, medicina só se faz com a ajuda de médicos, não tem de ter receio. Visite um ortopedista para verificar se é um problema de juntas ou não.

  20. O vídeo da massagem achei ótimo e algumas dicas sobre remédios c/plantas e antiflamatórios é muito útil!

  21. tulio says:

    Tenho leves dores na parte siperior dos bracos. Doe quando recebo vento gelado no braco ou me apoio sobre eles ou ainda quando durmo de bruco. Por favor doutor queira me ajudar o que fazer??
    Obrigado
    Att.
    Tulio

  22. Taisiana says:

    Meu braco comecou a doer a um mes atraz. A dor é na parte de cima perto do pescoso. Na articolacao.. Ela doi depois para. Ha dois dias esta doendo e nao para. Faz um ano que trabalho de operadora de caixa e alguns meses mudei de cama. Será que isso tem alguma coisa a ver?

  23. Érica says:

    Sinto uma dor perto da escapula até o pescoço e desce em direção aos dedos. Um dor insuportável, cansativo e doí. Não tenho posição que melhore, me deu febre esta noite. Percebo que de pé eu relaxo mais. Já fui no médico e ele disse que era problema no meu supra espinhoso, mas desconfio de uma tendinite pois trabalho muito com computador.

  24. maria pires says:

    Minha dor no braço direito começou durante uma crise alérgica .`´E uma dor que vem de vez em quando, forte , do pescoço até a mão e perco a força e controle da mão passa em torno de 3 minutos, depois de dias , vem de repente. Não tenho nem noção do que pode ser . Estou sem plano de saúde e ai fica complicado para pesquisar.

  25. geizer moura says:

    Tenho a uns 3 meses dores no musculo do braço como se eu tivesse tomado uma injeção…. o que pode ser?

  26. Juliana says:

    Oi Dr, Sofri um acidente há 9 meses e amputei a mão direita. Desde então tenho feito tudo com a mão esquerda. Trabalho 10 horas/dia no computador e era destra. Há alguns dias tenho sentido muita dor no braço esquerdo. O que poderia fazer?

  27. nilma says:

    Boa noite venho sentindo fortes dores no braço esquerdo procurei por assistência médica passei por 2 clínico geral que me disseram ser tendinite mas a dor não passa fui medicada com Tandrilax no começo deu uma boa aliviada mas agora voltou a doer será mesmo uma tendinite??? Estou muito preocupada e com muito medo alguém pode me ajudar…

  28. david says:

    boas.ha 4 dias que sinto um incomodo (dores leves ) no peito e as vezes nos bracos e pernas pequenas picadas.algum conselho?

  29. Aldo says:

    Tenho isso. A aplicação daquelas faixas tipo esparadrapo que estão surgindo agora – aplicadas pelos fisioterapeutas ajuda muito, principalmente durante o sono, que é onde existe maior ocorrência dessas dores.

  30. Sinto muitas dores musculares nos bracos,principalmente no esquerdo e mais a noite incomoda o sono.

  31. Maria says:

    Olá!O meu marido começou a sentir dores no braço esquerdo acompanhadas de formigueiro.Dias depois, dores no peito e dificuldade em fazer as caminhadas habituais.Depois de intensificados os sintomas, levámo-lo ao hospital com urgência e foi-lhe diagnosticado um enfarte agudo do miocárdio.Foi submetido ao cateterismo e a bom tempo foi salvo.

  32. A uns 4 meses senti dores no ombro direito ate o cotovelo. Apos uns dois meses, começou no esquerdo, com os mesmos sintomas. Ja fui ao medico, quiropraxista, que pediu radiografia da cervical, onde apareceu um bico de papagaio na vertebra c7-t1. Fiz 3 quiropraxia, mas nada adiantou. Naõ eh dor insuportavel, mas um desconforto, principalmente a noite.

  33. frequentemente sinto dores cansadas partindo do ombro para o braço incomoda muito, braço esquerdo.

  34. GOSTEI MUITO DO VÍDEO,MAS NÃO SEI O QUE FAÇO MEU BRAÇO ESQUERDO COMEÇOU A DOER NÃO SEI A CAUSA,É UMA DOR NO MÚSCULO ,QUE VAI DO OMBRO ATÉ O ANTE BRAÇO E DÓI MAIS A NOITE,POIS O CLIMA DAQUI MUDOU ESTAR FRIO,ME AJUDE!

  35. arnaldo says:

    A minha dor é no braço direito, e no peito direito. Tomo analgésicos e anti-inflamatório.

  36. Mira says:

    Gostei muito!

  37. Lília says:

    Bom dia, estou há mais de 3 meses com um ador que ombro direito, na parte de trás, e já tomei vários medicamentos receitados por ortopedista, clínico geral e até reumatologusta, tais como: como dolamin flex, o nimesulida e por último um tratamento com Lyrica por 3 meses, e também fiz 8 fisioterapia e agora estou no RPG. Com este último tive uma melhora, mas quando os exercícios de alongamento foram aumentando, a dor voltou tudo de novo.Continuo no RPG, mas preciso de um meicamento pra dormir a noite, que piora muito. Nao encontro um aposiçao que amenize a dor. estou fazendo compresssas com água quente, e melhora um pouco.Acabei de tomar Lyrica por 3 meses e nada. Eu caí de moto quando tinha uns 17 anos e fraturei a clavicula, nao me operaram, apenas coloquei um gesso. Com o passar dos anos o osso criou uma revestitura ao redor da fratura. Mas nunca isso me incomoudou, pois melhorei. só que agora com 47 anos estou com essa dor. O que faço além do RPG??

  38. debora says:

    Oie, eu sinto desconforto no braco esquerdo, não sê se é porque durmo de lado esquerdo, mas tem 3 dias que n consigo dormi por causa desse desconforto.

  39. rosilene says:

    ola…por favor preciso saber meu esposo ja procurou medicos e ninguem soube falar corretamente,foi feito exames e nada constou,portanto ele não aguenta de tanta dor nos musculos dos braços,e percebi que é uma dor muito instensa,ele não é de reclamar de dor alguma,sempre passa em silencio mas quando reclama sei q é por q deve estar muito forte,é trabalhador,mas percebi que quando passa muito nervoso,e preocupaçoes fortes logo aparece essa dor nos braços e na nuca, na região lombar o que sera que pode ser???por onde começar este tipo de tratamento??obrigado se alguem poder ajudar.

  40. Vladia says:

    Tenho essa dor q comeca na coluna vai pelo ombro e termina no braco aonde ao massagear consigo sentir um calo , tenho isso a muitos anos e e horrivel viver com isso , comecou qdo trabalhava numa linha de produção , movimento repetitivo . Agora sofro com isso quase todos os dias

  41. esclarecedor says:

    Dores no braço direito à mais de meio ano , já desloquei a clavícula aos 11 anos e agora também começou a doer do braço esquerdo vai fazer um mês .. pensei que fosse da idade (36) pelo que parece acho que não.

  42. Bom dia meu pai teve uma queda de moto mas não teve nem uma fratura mas vai fazer 3 meses que ele sente muita dor e essa dor é muita intensa o que fazer.

  43. Juliana says:

    Olá, trabalho cerca de 8 hrs sentada na frente de um computador faço movimentos repetitivos, sinto muitas dores e fadiga nos braços e nas mãos.
    É caso de procurar um médico?

  44. Ana Paula says:

    Olá, gostaria de ter uma ideia do que é a minha dor para eu explicar ao médico!
    Tenho um incomodo/desconforto no braço e perna esquerda (antes era os da direita) e dói toda vez que fico quieta ou parada, por exemplo sentada ou deitada, tenho que ficar esticando os músculos ou fazendo movimentos e esforços para parar de incomodar! A perna é o que mais dói, e a noite para dormir, tenho que colocar ela numa posição que faça esforço! Não tenho ideia do que possa ser! Pode me ajudar?

  45. tenho muita dor no muculo perto da mao muita dor

  46. tenho uma dor no braço ja faz 1 ano, toda vez que eu vou ao médico ele pede alguma coisa(chapa ou uma forma de ver a dor)comm isto ja esta duendo o outro braço com a mesma dor( deve ser algo tão desastroso que nenhum médico sabe o que é.

  47. Rosana says:

    Sinto uma dor fina no braço ( não é na articulação), a noite dói tanto q n consigo dormir direito,o que pode ser?

  48. felix says:

    ja faz 4 meses que sinto dor no antebraço esquerdo, some e aparece, quando to com o braço esticado a dor tende a diminuir, as vezes só sinto a dor quando toco a região dos músculo extensor do punho (local da dor). essa dor as vezes migra pra os dedos, sempre que vou ao hospital dão-me complexo b e ibuprofeno que não estão ajudando em nada.

  49. eduardo says:

    Boa tarde,

    A parte principal, que são as mãos da terapeuta no braço da paciente não pode ser vista até quase a metade do vídeo, pois está encoberta pela faixa com o nome do site. Por favor, podiam corrigir isso?

  50. Isabel Cr says:

    olá, também tenho este problema, no meu caso, são os dois braços e as mãos, nem pilotar minha moto, posso mais, pois além da dormência nas mãos, tem as fortes dores e inchaços, já fiz várias sessões de fisioterapia e não resolveu, tomo Beta 30 injetável, melhora um pouco, o ortopedista falou que tenho burcite nos ombros e LER nos dedos, hoje mesmo,estou com meu braço direito inchado e doendo demais.

  51. Erilio says:

    Boa Tarde,

    Também estou sentindo a mesma dor do Hamilton,

    Se alguém souber se ele está sentindo as dores ainda favor informar, etc. Preciso melhorar tem 20 dias que essa dor no braço direito me atrapalha em tudo, trabalho dirigindo, e as vezes digito alguma coisa no computador 2 horas por dias no computador.
    Oque posso fazer para melhorar??

    E a Mãe da Bia como está?

  52. leuna says:

    Tenho uma dor terrivel no braço, isso sucedeu depois de um alongamento errado com uma faixa band…tenho 9 meses de noites mal dormidas… pois ela me incomoda mais no deitar e quando cento no carro e faço uns 25km…Jà tomei vàrios anti inflamatorio e nao resolveu nada… estive fazendo um raio X que veio no laudo REDUçAO DOS ESPAçOS DISCAIS DE C3 C4, C4 C5, C5 C6 e C6 C7… tem dias que essa dor me incomoda também no ombro, mais forte no braço… O médico me disse que tenho que fazer alongamento constante e também um medicamento chamado Artico(pozinho) ainda nao tomei, achei muito pouco pro tamanho da minha dor…. Na verdade o médico nao é ORTOPEDISTA e sim CLINICO… algum ortopedista poderia me ajudar.. POR FAVOR!!! NAO AGUENTO MAIS PASSAR DOR.

O que achou do artigo?