Home

Dor muscular nas coxas

Dor muscular nas coxas

Dor muscular nas coxas

Há muitas lesões musculares que provocam dores nas coxas, particularmente as que são sofridas por atletas que praticam atletismo e futebol. As coxas exercem um papel preponderante neste tipo de desportos e, por isso, sujeitam-se a uma pressão substancial, sendo, consequentemente, mais propensas a problemas deste tipo.

Quando os praticantes destes e de outros desportos apresentam uma sobrecarga física considerável os músculos ressentem-se e acabam por ceder, quase como a suplicar por um pouco de descanso.

A fadiga muscular

Algumas situações que envolvem dores musculares nas coxas têm como causas esse acumular de tensão e de sobrecarga sobre os músculos. A fadiga muscular fragiliza os tecidos musculares e as lesões aparecem como forma de aviso para a necessidade de uma paragem.

Este é um problema que afecta mais os atletas de desportos profissionais, sempre obrigados a darem mais e mais, no sentido de conseguirem novos recordes, mais golos e melhores resultados. Se esse constante trabalho de melhoramento não for devidamente acompanhado, com uma alimentação adequada e com planos de treino e de recuperação traçados à medida de cada atleta, o mais provável é que as lesões musculares apareçam.

Urge ter em mente que nenhum atleta é o super-homem e que é preciso saber quando se está no limite. Antes de se chegar a esse ponto de ruptura, é fundamental descobrir a melhor forma de recuperar o equilíbrio muscular para não se ser obrigado a uma paragem forçada, com consequências desportivas sempre negativas.

Contudo, mesmo que se trate de um problema típico do desporto de alto nível, os atletas amadores devem igualmente conhecer o seu corpo e perceber quando não devem esforçar mais os seus músculos.

Esteja atento aos sinais

Antes de as lesões musculares se instalarem nas suas coxas, o mais provável é que já lhe tenham deixado algum aviso num dia de treino mais intenso. É essencial, por isso, que esteja sempre alerta para a evidência de algum tipo de desconforto muscular que possa, futuramente, vir a agravar-se. Trata-se de pôr em prática um contínuo autoconhecimento que, em última análise, acabará por beneficiá-lo na sua ânsia de conseguir melhorar o seu desempenho desportivo, quer seja um atleta de alta competição ou um simples apaixonado por musculação.

Lembre-se que quanto mais cedo for detectado o problema, mais fácil será ataca-lo, de modo a recuperar a plena resistência muscular na zona das coxas.

Dores de grávida

As dores musculares nas coxas são um mal frequente das mulheres que atravessam por uma gravidez. O peso de um ser a crescer na sua barriga pode provocar uma tensão excessiva para a mulher gestante, causando dores musculares nos membros inferiores. Além disso, muitas grávidas apresentam problemas a nível da circulação sanguínea, o que também pode motivar dores musculares ao nível das coxas

Procurar alívio

As massagens locais são uma boa forma de encontrar algum conforto, perante a necessidade de alíviar as dores musculares nas coxas. Se recorrer a um creme ou pomada como os relaxantes musculares, potenciará o efeito da massagem, obtendo melhores resultados. Mas se preferir, ou não quiser gastar muito dinheiro, pode ir à cozinha buscar o frasco do vinagre e esfrega-lo na pele, o que funcionará perfeitamente como lenitivo para a dor.

Recorrer a um banho de imersão quente ou a compressas e emplastros é outra boa ideia sem grandes custos. E há sempre os analgésicos!

Mas a melhor forma de abordar este problema é tentando prevenir o aparecimento de dores musculares nas coxas e, para esse efeito, um bom conselho é seguir hábitos de vida saudável. Não beba, não fume e pratique exercício físico com regularidade. Até porque estará a prolongar a sua vida e a melhorar a qualidade da mesma.

Vídeo com massagens para aliviar a dor muscular nas coxas

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 18-12-2014 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

80 Comentários

  1. edyfreitas says:

    Bom Dia!
    A técnica da massagista é muito interessante e co certeza com bons resultados. Voz agradável, toque macio e acredito que ela tenha conhecimento suficiente para desenvolver o trabalho que mostra. Porém não gotei de como ela faz a massagem usando o sentido de baixo para cima – contrariando assim a natureza – . Estando no Brasil penso que não custaria nada – tradução em portugues – Mesmo assim agradecemos por tudo.

    • admin says:

      Dá para colocar legendas, clique onde diz “legendas” (segundo botão do lado direito ao fundo) e escolha “traduzir legendas”. Escolha o idioma e está feito.

  2. Emerson says:

    deveria ter tradução com uma voz de uma mulher. hehehe

  3. kamily says:

    Ola sou a kamily e tenho 10 anos tenho plobemas na coluna, hoje e otem senti umas dores na coxa e estou ensaiando frevo mais a cada dias fico pior , não sei se essa e a causar das dores ou podir ser afeto da coluna se alguem te ver uma opinîa mi envie uma messagem no facebook . Kamily souza de Gandu_Bahia ou botem a resposta abaixo do meu comentario obrigado pela comprenssão de todos beijooo.

  4. filipe says:

    ola. estou sentindo una incomoda dor na parte interior da coxa. logo abaixo da regiao pelvica. ela ocorre durante as partidas de futebol. quando eu fiko um tempo sem jogar bola ela vai desaparecendo. dai quando comeco a jogar, algumas corridas fortes que dou, e volto a senti-las. e se eu insisto ela soh vai se agravando. tenho, 19 anos. porque isso esta acontecendo? e o qur devo fazer?

    • admin says:

      Filipe você sofreu uma lesão muscular que ainda não curou. Repouse, não abuse de esforço físico e com o tempo essa dor desaparecerá.

  5. João says:

    Me chamo João e jogo futsal.Tenho campeonato no sábado(9/11/13).Treino todos os dias da semana(2º3º4º5ºe6º),mas eu não sinto a coxa esqueeda oque devo fazer?

  6. Dinho says:

    Boa noite.
    O óleo e vinagre recomendados são os normair de cozinha, o meu caso é uma dor (que acredito ser um estiramento) na parte anterior da coxa.
    Obrigado

  7. Denise says:

    a dois anos atrás parei de jogar futsal e agora retornei. Já a algum tempo tenho uma dor na parte externa da coxa, e cada vez que pratico esportes essa dor volta, é uma dor forte que mesmo usando um tensor não resolve. O que pode ser? E como tratar?

  8. boa tarde tive uma distensão a 12 dias ao chutar uma bola com a perna esquerda na parte da articulaçao do quadril ja coloquei agua quente e gelo e nao tive melhoras o que devo fazer

  9. sinto dor na parte de traz das coxas e na parte de dentro das coxas, sinto tipo a queimar, o que poderá ser ???

    Cumprimentos

  10. Fernanda says:

    Olá eu jogo vôlei tenho 14 anos comecei a fazer academia sexta feira pela primeira vez estou sentindo muita dor na parte de traz da coxa vai fazer 2 dias…sinto o músculo puxando……isso e normal por ser a primeira vez a fazer academia ou e bom ir ao médico?

  11. edvan dantas says:

    oi meu nome é Edvan tenho 15 anos mais hj eu fui pra uma quadra aq onde moro ja estava e eu sou goleiro quando jogo la com uma dor na coxa esquerda ai fikou pior hj mal ando direito ai hj eu fui jgr quando eu olhei subiu um negocio no meu dedâo da mao esquerda oq deve ser isso?

  12. desiree says:

    Estou a uns 20 dias com dor forte nas coxas mal consigo andar e quando ando estou perdendo a firmeza das pernas e as mesmas bambeiam eu nao pratico esporte e tbm nao fiz nenhum esforço o que pode ser ? Qual especialidade medica devo procurar ?

  13. Borges says:

    Borges Angola
    Estou sofrendo de uma dor coixa direita, já fui várias vezes ao médico até sem solução. geralmente dá- me anti-inflamatórios e analgesicos. mas a dor continua.
    Tenho a recordar que tudo começou numa partida de futebol de salão, quando senti uma dor muito intensa depois de ter feito um movimento de partida de forma brusca.
    cumprimentos

    • admin says:

      Roturas muscular, pelo menos é o que parece. Repouso absoluto e dentro de algumas semanas poderá estar recuperado.

  14. estou a sentir dor nas coxas faz cinco dias, sem motivo nenhum pois não fiz esforços ou exercícios físicos anteriormente.. a dor se localiza na parte inferior das coxas e está piorando a cada dia.
    Quando sento fica difícil de levantar, e quando estou de pé dói pra sentar.
    Não sei se tem a ver, mas no dia anterior de iniciar as dores, foi colocado dois coxões a mais na minha cama e no outro dia acordei já com as dores..
    Se poderem me ajudar,
    Desde já,
    Obrigada!!

  15. Bom dia minha vó senti dor na coxa praticamenti tds os dias.. oke deve fazer ?

  16. bom says:

    boa tarde,estou com uma dor na parte de traz da coxa ela melhora quando ficom sem correr mais ai e so volta a praticar atividade e força mais um pouco ela volta a doer como devo tratar isso.obg.

    • admin says:

      Isso pode ter sido uma lesão muscular. O que aconselhamos é que numa primeira fase você repouse o mais que puder e não faça exercício físico durante algum tempo. Se não melhorar terá de consultar um médico mesmo.

  17. Muito bom. Raro no cenario clinico portugues. Conselhos idoneos, opinioes avalizadas, ‘pro bono’.
    Obrigada.

  18. Luciano says:

    Boa tarde. Sinto pontadas na parte interior da coxa esquerda somente quando flexionoa mesma. Sendo alongando quando abraço o joelho ou simplesmente quando Amaro o cadarço sentado. De resto faço tudo normal corro à vontade. Mas essa pontada é chata e não vai embora.

  19. Boa noite! says:

    Boa noite, há dois anos não jogava futebol, porém sempre malhei,corro e mantenho uma boa atividade física, nesses dois anos não jogava voltei a jogar a 2 semanas senti muitas dores na coxa lado interior e exterior, no último jogo não senti dores na parte interior mais senti muitas dores na parte exterior. Acabei de jogar e a dor exterior continua. Devo continuar jogando para ver se a dor some ou dou um tempo para descansar meus músculos?

  20. Paulo says:

    Tenho muito dor nas coxas ja fazem ums cinco anos não prático esporte a dor é muito intensa alivia a dor so guando aqueço o que pode ser pra melhorar isso

  21. KAMILA says:

    BOM DIA COMECEI COM DORES NAS COXAS MAIS NA ESQUERDA, AGORA ETSÁ INCHADA E SAIU UMAS MANCHAS AVERMELHADAS COMO SE FOSSE MORDIDAS DE INSETO, TENHO 26 ANOS, TRABALHO SENTADA.OBGADA

  22. arlete says:

    OLÁ SOU arlete..estou com muitas dores desde os quadris até a canela, doi muito o medíco me falou que é inflamação nos nervos, tem algum médicamento que eu possa tomar para aliviar estas dores, não estou aguentando mais

  23. ana carolina says:

    eu estou,com fortes dores nas coxas,eu estava fazendo um treino na academia de karate.Tenho 13 anos

  24. bom says:

    meu nome é alvaro e tenho 17 anos:estou sentindo muita dor na cocha direita na parte posterior em cima do joelho essa dor começou des de quando estava numa partida de fultibol e fui chutar a bola ai começou a doer muito não consiguia nem ficar de per o que faço para melhorar.

  25. ola tive 3 dias de colocaçao de ppiso e abaixei diversar vezes acacarretei em dores musculares nnas duas coxas da perna o que me sugere a fazer para aliviar…

    grato

  26. suellen says:

    Olá boa tarde. Sou diabética tipo 1, tomo insulina 2 vezes ao dia, mas ultimamente tenho andado com muitas dores nas pernas, principalmente na panturrilha. Tenho sentido muito quando deito e quando estou sentada, ao ficar em pé as dores passam. Como posso tratar?

  27. Alexandre says:

    eu jogava futebol e parei por uns 3 meses por problemas com o clube, quando voltei a jogar minha coxa esquerda começou a doer mas continuei jogando, agora sinto muita dor na minha coxa chegando ao ponto de nem andar direito, o que eu faço???

  28. ryan says:

    ola sou o ryan tenho 13 anos, queria saber se é grave uma dor que sinto,cada vez que vou jogar futebol me da uma dor bem emcima na coxa principalmente quando vou chutar a bola

  29. rodrigo says:

    Estou sendindo uma dor muscular na coxar perto da virília como faço para melhorar ??

  30. Dr. Fabrício, estou DE-SES-PE-RA-DA.
    Fui intimidada, coagiada a fazer um treino de pernas super puxado na academia, fiz Hack e Agachamento e várias outras coisas. Isso foi segunda-feira (04/05/2015), achei que a forte dor e desconforto passariam, mas na quarta (06/05) não estava aguentando de dor. Fui ao clínico geral, pq não havia ortopedista plantonista no hospital. A Dra. me passou uma injeção de voltarem, 2 comprimidos de Contrax (4mg), de 12x12h, e uma pomada Cataflam Pro (diclofenaco dietilamônio 11,6 mg/g). Passo fazendo massagem 3x ao dia. Mas a dor permanece… Estou de repouso absoluto, qdo ando do quarto ao banheiro, minhas coxas falham, como se não estivessem aguentando o peso do meu corpo (72 kg – 1,64 altura). O que devo fazer? Retornar ao médico? Isso é normal na recuperação?! Estou COM MUITO MEDO!

    • admin says:

      Elaine quando se pede demasiado ao corpo é isso que acontece. Espere alguns dias em repouso que a lesão passa.

  31. Ah… Tenho 28 anos, e faço um tratamento contra ansiedade, irritabilidade, depressão e afins.
    Fui para academia, por ordem médica, sem intuito de ficar com o corpo perfeito, nem nada disto… E hoje, me vejo nessa situação. 🙁

  32. Oswaldo says:

    olá, meu nome é Oswaldo e tenho 17 anos.
    Eu fiquei um bom tempo sem jogar futebol, na semana passada eu joguei por um bom tempo e estava tudo bem, mas depois de um dia comecei sentir dores na coxa, não toda hora mas sim quando estico ela como agachar ou correr um pouco.
    a dor é na parte posterior da coxa.
    o que pode ser e o que posso fazer para melhorar?

    obrigado!

  33. Cleber neto says:

    Olá me chamo lucas eu estou com uma dor imensa no músculo da coxa sendo que já tem algum tempo que eu não faço esporte!

  34. olá sinto dores na coxa direita como se fosse um cansaço, uma fadiga quando jogo bola. O que pode ser e qual tratamento me indicaria para tratar desse problema?

  35. GABRIELLA says:

    OLÁ,TIVE UM JOGO DE FUTEBOL SEXTA E HJ É QUARTA.SEXTA DURANTE UM JOGO SOFRI UMA PANCADA NA COXA E ISSO ESTA ATRAPALHANDO MEUS MOVIMENTOS. ONTEM (TERÇA TIVE UM JOGO E NAO SENTIR DORES ESSE JOGO FOI DE MANHA E QUIS JOGAR MASI A NOITE ISSO ACHO QUE ACABEI EXAGERANDO TENHO UM JOGO AMANHA E PRECISO DE UMA DICA.PODERIA FALAR MAIS UM POUCO SOBRE A TECNICA DO FRASCO DE VINAGRE

  36. Priscila says:

    Boa tarde. Há alguns dias estava ajudando minha mãe na mudança e desci várias vezes aquela escada de ferro caracol sem apoiar as mãos, com muito peso. No mesmo dia comecei com muitas dores na coxa direita q é a perna que forcei mais. Logo depois ficou inchada e não ter firmeza pra andar. Eu até tento forçar, mas não consigo andar direito. Parece que estou com uma deficiência na perna. As dores melhoraram muito. Passei gelol e fiz massagens, mas não tenho firmeza pra andar. O ocorrido foi dia 02/01. Até agora nenhuma melhora! Tenho problemas na lombar há bastante tempo, já tive até q fazer fisioterapia. O que pode ser?

  37. Priscila says:

    Sinto dores desde a altura do quadril até o joelho, mas agora só quando vou sentar, deitar ou levantar…

  38. ola sou fernanda tenho 24 anos domingo dia 08 02 16 eu cai sentada no chao e desde entao estou sentindo fortes dores nas coxas pra cima do joelho e dor do lado da barriga mk e doi muito ate pra eu sentar oque pode ser?

  39. Josimara says:

    Eu tenho vinte quatro anos e prático jamp,mas tive que parar estou sentindo fortes dores na coxa esquerda. Estou muito triste por para com a atividade física.

  40. Bianca says:

    Oii !! Bem ontem tive Educação fisica e tive q correr e nao me alonguei antes de dar 2 voltas na quadra e hj eu fiquei com dor na coxa na parte da frente !!! Foi por causa disso q fiquei com dor na coxa ? E para melhorar posso colocar gelo por 20 minutos !? Obrigada !!!

  41. ALINE says:

    OLA SINTO UMA DOR NA COXA DIREITA DOS 7 ANOS HOJE TENHO 24 ANOS E AS VEZES SOME E QUANDO MENOS ESPERO VOLTA A DOER,NÃO FAÇO ESFORÇO EXAGERADO NEM ATIVIDADES FÍSICAS O QUE PODE SER?

  42. Joao says:

    Tenho 14 anos , treinei 3 vezes por semana, pelo aplicativo 7 minutos de treino , depois que terminei o treino, apresentou dores nas coxas , abaixo da bunda? Isso pode me prejudicar?

  43. pedro says:

    olá…sempre joguei futebol e nunca fiz alongamento ou coisa parecida antes e depois dos jogos.Sendo assim, nunca senti dores nas pernas, cochas,etc…Mas depois que resolvi criar massa muscular nas pernas fazendo academia (um dia sim outro não), comecei a sentir a parte interna da cocha quando chuto a bola…será que é normal mesmo já fazendo academia por 3 meses ou será que devo parar de fazer exercícios nas pernas para não ter estas dores como era antes? Fico no aguardo de alguma resposta

  44. Boa Noite as dores que sinto São ao me levantar,senta,fazendo agachamento,qual que exercício que eu venha fazer ou não sinto está dor incômoda e são nas duas coxas.e com o tempo estou cada vez mas sentido.

  45. Nilda says:

    Muito interessante,que bom que seria se todas as especialidade médicas tivessem um artigo igual a esse. Nós leigos teríamos uma serta orientação mesmo que pequena que atitude teríamos que tomar quando sentimos alguma dor. Quem nunca sentiu uma!e muitas vezes ignoramos por ser passageira, mas que se repetiu mais vezes e outra vez ignoramos, não é verdade!.. Pois essa dor poderá ser anúncio de alguma doença que poderá ser simples ou não. Assim com uma orientação saberemos o que fazer.Parabéns pelo artigo!!…

  46. Daniel says:

    Oi tenho 16 anos treino muay thay levei um chute forte na coxa esquerda e estou sentindo muita dor na coxa e do lado do joelho esquerdo

  47. Leticia says:

    Muito Válidas as informações e o video. Obrigada e Parabéns, Dr!

  48. alex sandro says:

    Estou com uma dor na parte de tras da coxa que esta incomodando nem pra andar esta dando isso ocorreu depois de domingo agora que joguei e domingo tenho outro jogooqiue devo fazer

  49. Olá. Estou com uma dor na parte inferior da coxa direita a um ano já passei por ários médicos..fiz várias resônancia até diagnosticado com hénja de disco eu fui.
    Enfim a 30 dias atrás um ortopedista disse que era menisco e eu tive que operar.
    Hoje faço fisioterapia e continuo com a mesma dor. Já perdir as esperanças de melhorar.

  50. Mateus says:

    Tô com dor na coxa será qe eu usar o vinagre ou até tbem água quente será qe cura em um dia,estou com essa dor já faz 3 dias

  51. Mateus says:

    Eu estou cor dor na coxa pq joguei 3:00 horas de futebol,estou com essa dor já faz 3 dias se eu usar vinagre ou até tbem água quente cura em um dia???

  52. Gisela says:

    Olá! Tenho 29 anos e desde criança eu tenho umas dores misteriosas nos músculos das coxas, abdome e braços. Mas as dores são provocadas apenas por uma leve compressão nessas regiões, que são bem específicas. São dores muito fortes. Ao sentar sempre tenho o cuidado de fazê-lo bem devagar para não comprimir o músculo da coxa de uma vez, não consigo apoiar o peso do meu corpo com os braços porque as dores sempre aparecem, e olhe que sou bem magra, na região das costelas, até um abraço apertado pode me causar dores. Os médicos que já procurei nunca me deram uma resposta. São dores como se tivessem me dando agulhadas. Alguma sugestão doutor?

  53. Sinto dor na coxa bem emsima da coxa quando eu passo a mão sinto uma bola por dentro e doer

O que achou do artigo?