Home

Dor muscular na virilha

As dores musculares na virilha são bastante comuns em atletas, especialmente em jogadores de futebol e de ténis, e em praticantes de atletismo de longa distância, como os maratonistas. Este tipo de lesões são mais habituais nos homens do que nas mulheres, fruto das especificidades próprias de cada sexo – a bacia da mulher é mais resistente ao impacto.

Na maioria dos casos, as dores nas virilhas em homens resultam de problemas associados aos testículos e ao saco escrotal, contudo não são essas as únicas causas. É importante diagnosticar devidamente a situação para evitar complicações maiores. Há pubalgias que começam por manifestar-se como simples dores musculares na virilha. Por isso é preciso estar atento a todos os sintomas.

A dor muscular na zona da virilha poderá ser acompanhada de sensação de ardor ao urinar e/ou de sangue na urina, o que indiciará a presença de pedras nos rins. Quando se verifiquem também dores num testículo, a par de náuseas, vómitos e tonturas, poderá estar em causa um trauma do escroto.

Causas das dores musculares na virilha

As causas mais comuns de dores musculares na virilha nos homens estão relacionadas com deformações ou lesões nos testículos. Assim, poderá estar em causa uma epididimite (a inflamação do epidídimo, corpo que se situa na parte superior do testículo), uma orquite (inflamação do testículo), um tumor no testículo (o chamado tumor das células de Leydig) e uma torsão testicular.

Este tipo de lesões poderá ainda ser originado pela dilatação das glândulas linfáticas, por uma hérnia, por uma inflamação do intestino grosso ou delgado, por um cálculo renal, por uma infecção urinária e por infecções cutâneas.

Os estiramentos ou distensões musculares são também causadores de dores musculares na virilha, ocorrendo sobretudo em corridas, durante saltos, arrancadas ou mudanças de movimento súbitas, ou ainda quando há uma abertura excessiva das pernas. A melhor forma de evitar estas lesões, sobretudo associadas à prática desportiva, é efectuando um bom aquecimento e alongamentos na região da virilha, antes e depois de proceder aos exercícios.

Nas mulheres a gravidez é propiciadora de dores musculares na virilha, fruto da grande pressão que o útero exerce sobre os restantes órgãos e do peso a mais que o corpo tem que sustentar.

Como aliviar dores musculares na virilha

O uso de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares são as soluções mais básicas para o alívio das dores localizadas nas virilhas. A aplicação de compressas de gelo, durante cerca de meia hora, também ajudará a amenizar o desconforto.

Para ultrapassar por completo a situação, poderá ser necessário recorrer à fisioterapia e a exercícios específicos que ajudarão a amenizar a dor e a inflamação e a reforçar a musculatura da zona, designadamente aumentando a resistência do tendão ou tendões lesionados. A acupunctura também poderá ajudar no processo de recuperação.

Certo é que enquanto as dores persistirem, o exercício físico que exerça pressão sobre a zona das virilhas está absolutamente proibido. Poderá, em alternativa, fazer natação, por exemplo, ou outra actividade que não agrave a lesão.

Em situações mais complicadas, poderá ser necessário proceder a uma intervenção cirúrgica, para corrigir o problema.

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 08-01-2013 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

85 Comentários

  1. Por favor estou prescisando de ajuda estou com uma dor que fica quatro dedos abaixo do quadril antes essa dor era exercico físico mas agora ela vem a qualquer momento e sempre que eu fico com as pernas dobrada quando eu estou sentado na hora de se levantar ou esticar é uma dor insurportavel é a pior dor que já senti na vida e sempre que eu vou no PS eles passam um remédio que não faz efeito e enjeção oque eu faço ?

  2. Alexandre says:

    Eu tive Orquite e depois da melhorou que o testiculo normalizou voltei a jogar futebol e tenho dor na virilha principalmente na hora do chute e é do mesmo lado do testiculo que inflamou. o que fazer?

  3. Ontem estava jogando futebol e dei um “carrinho” em um dos jogadores, e quando ne levantei começei a sentir uma dor na minha virilha da parte direita do corpo. Quando eu ando ou faço algum tipo de movimento com a perna ela dói. Isso é normal?

    • admin says:

      Vinicius.

      Claro que não é normal. Provavelmente você fez uma micro-rotura muscular, nada de grave e que deve passar com o tempo. Mas vigie o seu estado e se se mantiver durante muito tempo visite um médico.

  4. O seu nome says:

    e na minha virilha eu nao sinto dor,mas tem umas bolinhas na minha virilha oq e isso?

  5. Cesar Junior says:

    Boa tarde.

    Tenho dores na parte inferior do abdomen e nas 2 virilhas, jogo futebol pelo menos umas 6hs por semana (3x p/semana) e surfo.
    Percebi que essas dores vieram por meio deste exercício físico mas não sei o que fazer para parar as dores, não é uma dor insuportável, mas dói.

    • admin says:

      Terá em primeiro lugar de fazer uma pausa em tanto exercício físico. Abrande o ritmo e deixe os seus músculos se regenerarem por si só. Se após várias semanas os problemas se mantiverem, consulte um médico.

  6. Anónimo says:

    Eu tenho uma dor na virilha muito agoniante, já há alguns anos noto um coisa negra nos testiculos o que é?

  7. Douglas says:

    Eu peguei uma pessoa no colo e senti uma dor muito forte na virilha, mas depois de uns minutos passou. Mas agora na hora da ejaculação eu sinto uma leve “fisgada” na mesma região da virilha. O que pode ser ?

    • admin says:

      Parece ser um problema muscular, mas o melhor é aguardar uns dias a ver se melhora (o que em casos menos graves acontece sempre). Se não passar, visite o seu médico.

  8. thiago says:

    rapaz gostei mas queria saber um remedio bom para essa dor na virilha q to sentindo qual poderia ser esse remedio .tipo eu axo q é hernia no testiculo

  9. ótimo says:

    Meu esposo foi diagnosticado com uma inflamação no osso sacro já algum tempo tem sentido ardência e fortes dores na virilha. Há alguma relação entre esses sintomas e seu diagnóstico?

  10. raianderson says:

    Estou com dores na parte de dentro das duas coxas,e na virilha também,ja faz mais de um mes,o que pode ser,e o que devo fazer para melhorar,eu jogava muito futebol,mais estou na casa da minha mae e ja faz tres meses que nao jogo. Me ajuda por favor ??

  11. Bia says:

    Boa tarde!!!
    hj eu fui por uma calça e estralou minha virilha esquerda e doeu muito, e qd ando doe a virilha e abaixo do bumbum. o que pode ser?

  12. anonimo says:

    comecei hoje os treinos desta nova epoca de futebol. Tenho 15 anos e meio. Ao saltar, estiquei a perna para aliviar a bola e deu me logo uma dor. Fiz uma pausa de 20 minutos e depois fiz alguns remates e nao srntia dor. Mas agora,, varias horas depois do treino, esta me a dar sempre qur caminho. É motivo para me preocupar ou isto passa do dia para noite? Obrigado pela.atencao

  13. Hyago says:

    Bom, eu pratico futebol, e senti a virilha, passei um tempo tomando analgesico e fazendo compressa, ai comecei a fazer umas caminhadas e das umas leves corridas, ai não senti mais nenhum desconforto, ai resolvi voltar a jogar, ai no primeiro jogo senti de novo, e dessa ver a dor foi bem mais aguniante na virilha e começou a doer meu abdomen na parte inferior. O que devo fazer? Continuo a tomar analgesicos e fazer as compressas? E em quanto tempo se as dores persistirem devo procurar um medico?

    • admin says:

      Se as dores não se dissiparam em uma semana, o melhor é visitar um médico. Não é preciso ser um profissional de futebol como o Neymar para se ter lesões complicadas de debelar. Até numa peladinha inocente se criam lesões sérias. Essa sua lesão sem o querer assustar, provavelmente já passou o tempo de ser tomada por lesão ligeira.

  14. Gregory says:

    Tenho sentido dores principalmente na regiao lombar, digamos que não seja uma dor e sim um mau jeito. Mas acabei sentindo esse mal jeito tbm na virilha na divisa das laterais abdominais. Sou praticante de musculacao e um dia desses acabei sentindo um peso na regiao lombar e agora estou 1 mes sem malhar. Mas tbm observei e vi muitas coisas erradas em minha postura pra sentar e dormir. E tenho esse mal jeito principalmente quando sento ou me deito ao contrario quando estou em pe. Me agacho tudo certinho, mas tenho duvida do que seja. Por isso estou com duvidas, gostaria de uma opiniao.. grato

    • admin says:

      Gregory, o levantamento de pesos é um dos grandes inimigos das nossas costas. Fazê-lo na postura errada então pode ser meio caminho andado para uma lesão. Talvez tenha sido o seu caso. O melhor é repousar bem, tentar não forçar a zona que lhe dói (pode continuar a malhar, mas sem insistir nessa parte do seu corpo) e com o tempo a lesão desaparecerá.

  15. Tiago says:

    Faz dois dias que estou com dor acima dos testículos (lado direito) bem próxima do púbis, é uma dor interna que se manifesta sempre que ando, dirijo, abro demais as duas pernas. Com o tato consigo sentir o desconforto ao pressionar algum tipo de nervo ou músculo que é um pouco mais fino que uma caneta “bic”. Alguma opinião?

    Desde já obrigado pela atenção.

    • admin says:

      Isso pode ser muita coisa, desde estiramento de um músculo, inflamação de um tendão… Enfim, pode ser muita coisa mesmo. Vá a um médico e ele fará o diagnóstico correto. Nós aqui no site, como compreenderá, estamos muito limitados.

  16. elias says:

    Estou com um extiramento na virilha em fase de cicatrizaçao, oq faço pra me recuperr e voltar a jogar futebol?

  17. Lio says:

    Tava jogando bola quando levantei a perna demais pra dominar a bola q vinha no ar i sentie uma dor na virilha.Depois de uma semana fui jogar de novo penssando q tava bom por q não doia mais quando fossei pra desputar a bola com um parceiro sentie de novo a dor . O que fasso pra ficar bom ?? E demora para se recupera quantos dias??;

    • admin says:

      Espere pelo menos um mês. Jogar futebol tem os seus riscos, em especial se você não fizer alongamentos e repouso muscular após os jogos.

  18. Ola tenho uma dor na virilha e ja faz um ano, comecei a sentir do nada, nao sei se foi por causa das escadas q no meu servico tem, tinha parada d malhar a seis meses, fui num ortopedista e ele disse q era falta d exercicio, amenizou um pouco, mas continuo sentindo se estico muito minha perna. Oq pod ser oq posso fazer,é como a minha perna nao abrisse toda mais, pois é duido

  19. eu to com muita dor na virilha eu acho que e de fazer esforços no treino de campo de futebol

    • admin says:

      É muito provável que seja por causa do futebol. Pare durante algum tempo até recuperar da lesão. Jogador amador também pode sofrer lesões sérias, pense nisso.

  20. Beatriz says:

    Olá, faço MuayThai e há uma semana senti um puxão na virilha quando fui saltar. Fiquei em repouso, tomei CataflanD por uma semana e agora Dorflex. As dores aliviam quando tomo o remédio, mas ainda sinto a fisgada. Posso voltar ao treino sem exagerar nos movimentos? Tenho exame no muaythai em dezembro, vou poder fazer?

    • admin says:

      Beatriz, se até Dezembro as dores persistirem se calhar fazer o exame pode ser complicado. Em todo o caso, antes desse mesmo exame o melhor é consultar um médico, pois parece que você sofreu uma lesão num tendão.

  21. Bela says:

    Olá, desde já agradeço a resposta se possível, pois estou preocupada com o meu namorado. Ele tem um trabalho intenso e joga cerca de 3 vezes por semana futebol. Há cerca de 7 meses, num jogo, levou uma “bolada” na zona do abdómen, lado esquerdo. Ainda hoje a dor se mantém, branda, quando não se esforça, mas quando exige mais esforço por parte dele, como jogar, a dor aumenta, provocando muitas das vezes, uma “prisão”, da perna esquerda. Para ir aliviando, ele toma anti-inflamatórios.
    Cps

  22. Bom dia! Eu comessei a sentir a dor na virilha no meio de um jogo, faz ja tres semanas, ñ tomei analgesico nenhum um amigo disse q passaria assim mesmo, como eu jogo todos os sabados, nos aquecimentos sinto a dor mas no decorrer do jogo ñ sinto, so depois do jogo volto a recentir a dor. Por favor uma dica para o q devo fazer?

    • admin says:

      Se a dor não afeta no jogo, que é quando o esforço físico é máximo, talvez seja apenas fadiga muscular. Não parece grave. Repouse.

  23. machuquei as duas virilha jogando futebol.costumo joga apenas na segunda e na quinta feira.sinto muitas dores no dia seguinte da pratica esportiva. como melhora e cura essas dores.

  24. alex says:

    ola.. jogo bola 4 horas semanais e 5 horas de finais de semna. so q fekei um tempo parado, qndo fui jogar uma patida pela liga amadora minhas virinhas começou a dor e senti um dor interna no abdomen keria saber oq poderia ser??? grato pela sua atençao

  25. Joguei futebol e no começo do jogo ao dar um pique maior senti a cocha direita como se tivesse abrido por dentro insisti em terminar a partida no final alem da dor na cocha direita senti a virilha esquerda ,passei pomada e aarentemente a dor sumiu ,fui jogar de novo e as dores voltaram na cocha direita senti mais dor na hora de dar um chute na bola! quero saber que tipo de tratamento especifico posso fazer para essas dores musculares desde já grato !!!!!

  26. Thiago says:

    Após o almoço, senti uma pontada de dor na parte inferior do abdômen, por acreditar ser apenas uma dor intestinal, fui correr a noite (pratico atletismo).Após a corrida a dor se intensificou e estou tendo dificuldades em evacuar, visto que tenho vontade de ir ao banheiro mas não sai nada…. O que pode ser?

  27. oi prazer eu sentia uma dor no local chamado adutor perto da virilha isso aconteceu depois de um treino e ao passa duas semanas sem sentir dor voltei a o treino mais tmb volto com migo a dor agora em baixo do testículo e afetando o testículo e ao passa a mão em minha perna sinto algo deferente e preciso fica bom logo uma proposta para o més q vem oq deve fazer qual remediu devo toma uma contusão q nunca sentir antes não sei nem em q aria de médicos devo procura

    • admin says:

      José procure um que esteja ligado à medicina desportiva. Se você não jogar num clube de futebol profissional, fica mais complicado arranjar um bom contato, mas não é impossível. Nós pouco mais poderemos ajudar.

  28. Manu says:

    Gostava de saber qual a melhor pomada para aliviar as dores da verilha sendo que treino kickboxing tenho sentido muitas dores a fazer alongamentos

    • admin says:

      Manu existem imensas no mercado. O que poderemos aconselhar, para não sermos acusados de favorecer essa ou aquela marca, é que visite uma farmácia e peça aconselhamento lá.

  29. ALINE says:

    QUANDO EU PARO DE TREINAR SINTO MUITA DOR NA VIRILHA OQ EU FAÇO ??

  30. bruno says:

    Boa noite
    Hoje no treino fiz um carrinho ,e ao levantarme senti uma dor na verilha e um pouco abaixo da nadega .
    Gostaria de saber o que me recomenda a colocar para curar a dor e quanto tempo deverei ficar parado.

  31. Fabiano says:

    Olá boa tarde.

    Já estou sentindo dores na virilha da perna esquerda já há uma semana, mas percebi que foi devido a corrida que exagerei, também estou sentindo ardência ao urinar. Pergunto o que posso fazer para melhorar? É somente muscular ou pode ser mais grave devido a ardência ao urinar?
    Muito obrigado.

  32. lucas says:

    Jogando bola dei um carrinho e senti a virilha esquerda , fui ao médico e ele falou pra fazer 10sessões de fisioterapia , mais de 2 meses parada , fui treinar hoje pra ver se tava ok , senti denovo , oque devo fazer , preciso treinar n posso ficar parado , urgente , obrigado

  33. Richard Noro says:

    Durante essas últimas duas semanas, venho sentindo um incômodo na região da virilha, que só passa após estralar. Contudo, essa dor no lado direito, vem me incomodando até na hora de andar. O que vc me aconselha a fazer?

  34. thyago says:

    veja é eu faço academia pouco tempo , e faço abdominal , tanto editado como lateral , na máquina , e ve uma dia desses no banheiro q meus testículos crescerão n meus testículos mas sim no saco escrotal teve um aumento , mas n está doendo nada eu só sinto aquelas dores no lado esquerdo e direito da barriga se dirigindo para virilia eu acho q é pronta do abdominal , mas eu relação a isso me explique alguma coisa

  35. Hyago says:

    Qual medico devo procurar parar cuidar de uma lesão no pulbis?

  36. joao says:

    gostaria de saber dessa dor que tenho quando faço sexo com minha esposa,fica bem na virrilha,eu não aguento terminar a relaçao e ela sempre reclama gosta ria de saber o que posso fazer.

  37. Raimundo says:

    Olá!! Costumo correr diariamente na avenida da minha cidade e muitas vezes quando o sangue esfria sinto dores no lado direito!! Gostaria de saber as possíveis causas e oq fazer pq quando dói fico sem correr por dias!!

  38. luan felipe says:

    oi ?faz tres anos, que não consigo praticar esportes.
    fui correr jogando futebol e senti uma forte fisgada na virilha ,com o tempo foi passando para parte inferior da coxa e depois para parte inferior do joelho ,ja fiz exames e não tive um diagnostico . qual será minha situação ?

  39. alloan says:

    oquer e bom pra dor na virilha toda veis que eu vou jogar bola nao aguento chuta uma bola ?

  40. BG says:

    Meu marido está com uma dor na virilha há 1 semana. É tanta dor que chega até dar falta de ar. Não tem nenhuma bolinha nem nada. Que médico devo procurar?

  41. ola tenho uma dor nas virilhas esquerda e direita faz 3 meses que estou parado nao estou jogando bola…mas eu sinto que quando fecho as pernas doi um pouco ou quando levanto da cama de manha cedo…eu jogava bola faz tempo que tinha essa dor começou na virilha da direita quase um ano e meio o que devo fazer?

  42. Tenho uma dúvida, quero saber se posso usar creme flexive e depois colocar gelo no mesmo local.

  43. wellisson says:

    Eu estava jogando volei e na hora do salto eu senti um estalo na virilha do lado esquerdo e uma dor insuportável, então eu fiquei uma semana só colocando gelo e tomando anti-inflamatorio, entao a dor passou eu fui jogar e no primeiro salto a dor voltou, entao eu fiquei mais um mês sem jogar só cuidando da lesao, entao eu voltei a jogar mais a dor continua incomodando e já to com 5 meses sentindo essa dor e as vezes eu sinto um estalo também.

O que achou do artigo?