Home

Causas das dores musculares ao acordar

Dores musculares ao acordar

Dores musculares ao acordar

Não há sensação mais desagradável do que acordar com o corpo todo moído! Sentir os músculos todos doloridos e tensos depois de uma noite de sono parece um contra-senso e é-o de facto. O momento do sono visa proporcionar o descanso e a reparação do corpo para mais um dia de trabalho e quando isso não acontece é porque há algo de errado.

O que provoca as dores musculares ao acordar

As causas para este tipo de dores musculares podem ser muito variadas, conforme a sua rotina pessoal ou profissional ou consoante as circunstâncias da sua vida e da forma como dorme. A começar por este ponto, o culpado dessas dores musculares tão incómodas logo de manhã pode ser um mau colchão ou uma má postura durante o sono.

Se passar a noite numa posição inadequada acordará certamente com os músculos doloridos e em tensão. O mesmo se aplica se tiver um colchão em mau estado ou de má qualidade – neste capítulo economizar nunca é uma boa ideia!

A posição fetal é a melhor posição para conseguir um sono verdadeiramente revitalizador, pois permite que a coluna vertebral se mantenha em equilíbrio, sem tensões sobre os músculos.

Mas as dores musculares matinais podem ter outras causas, nomeadamente as más posturas motivadas por um trabalho profissional que exija ficar continuamente em frente a um computador. Poucas são as pessoas que não acabam por curvar-se inadequadamente em frente aos monitores, e logo sentirão o preço desse mau hábito nos seus músculos.

Carregar pesos excessivos ou ficar em pé durante demasiadas horas causará também desequilíbrios na coluna vertebral e consequentes tensões musculares. Da mesma forma, executar uma actividade desportiva de forma muito intensiva, ou começar a ir ao ginásio após um longo tempo de ausência, originará essa sensação de corpo todo moído logo de manhã.

Identificar a origem da dor e actuar

O mais relevante será detectar o que origina este estado de desconforto matinal, com dores musculares por todo o lado. Só assim se poderá intervir no sentido de amenizar e de resolver o problema.

Se não chegar a uma conclusão por seu mote próprio, avaliando algumas das circunstâncias mencionadas, o ideal é consultar um médico de modo a que este faça o seu diagnóstico. Até porque há certas doenças que exigem tratamentos específicos que não são de fácil detecção e que se manifestam muito através de dores musculares.

A fibromialgia é uma dessas doenças, causando naqueles que com ela sofrem uma sensação permanente e generalizada de dor. Esta é uma maleita de foro complexo, ainda não totalmente desvendada, que origina dores musculares por todo o corpo, bem como um cansaço constante, dificuldades em dormir e problemas do foro intestinal e ao nível da bexiga.

As pessoas que sofrem de fibromialgia acabam, muitas vezes, por cair em depressão, fruto desse desconforto generalizado e do desconhecimento quanto à forma como aliviar os sintomas do mal-estar.

Sobretudo na terceira idade, os problemas das articulações tendem a causar dores musculares que se manifestam sobretudo ao acordar. Os pacientes de artrite reumatóide, por exemplo, apresentam rigidez e fortes dores durante a fase da manhã, tendendo estas a decrescer ao longo do dia.

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 14-12-2014 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

31 Comentários

  1. daiana says:

    Sinto dores terriveis ao acordar,ja comeca no meio da noite ao me virar, quando levanto nao posso me mexer e ao longo do dia nao sinto nada.

    • admin says:

      Daiana, pode parecer absurdo, mas já tentou mudar de colchão e até de travesseiro? Experimente e opte por um colchão duro e uma almofada que dê bom repouso ao seu pescoço.

  2. Jacqueline says:

    Sinto fortes dores nas costas acima do quadril mal posso me mexer e ao levantar vai passando e o resto do dia não sinto nada.o que devo fazer?

  3. istênio says:

    Sinto fortes dores nas costas, pescoço e braços. Mas durante a noite de sono e ao dia, nada sinto

  4. Ao acordar pela manhã vou no banheiro igual um robô os meus pés dói muito e mal consigo colocá-los no chão
    O que pode ser?

  5. Depois de passar ainda que por pouco tempo, por um sono profundo, acordo super rigido das costas e algumas partes do corpo dormentes, o joelho em cima da perna parece que pesa toneladas… nao consigo ficar 5 min na mesma posição…

  6. Os comentários que li referentes a dor e a dificuldade para dormir são os mesmos que sinto, trocas de colchão, travesseiros, postura ao dormir, ainda não consegui resolver, acordo moído e ate retardo minha ida para cama para evitar mais sofrimento, não sei mais o que fazer…

  7. José says:

    Nossos Colchões Magnéticos com Vibro Massagem tem respondido muito bem contra dores musculares, dores ciáticas, dores lombares.. etc

  8. sinto muitas dores ao acordar que fio passando mau, e muita vontade de chorar mas com o tempo passa tudo fico só dolorida o que pode ser?

    • admin says:

      Comece por mudar de colchão e verifique se a almofada é adequada. Por incrível que pareça isso pode ter um tremendo impacto na vida de uma pessoa.

  9. Angela Maria says:

    Tenho um colchão magnético comprei por causa da dor nas costas fazem 4 meses e nãoé adiantou tenho muita dor quando acordo nas costas e em um Dedão do me esquerdo, não sei mais o que fazer já tomei
    muitos antiflamatorios e até uma injeção com corticoide.A alguns anos atrás tive uma crise de artrite reumatóide, será que é isso, mais porque não passa com os medicamentos que tomei?

  10. lucia says:

    Sinto muitas dores no corpo como se tivesse uma surra o corpo todo moido principalmente depois que faço esforcos como varrer ou andar muoto o que sera e quem devo procurar.

  11. amanda says:

    Eu acordo toda noite por volta das 2 da manhã com dores fortes no quadril pescoço, ombros e braços, não consigo mais dormir de dor, já troquei de colchão e travesseiro e nada, eu tenho fibromiaugia, será que ela que fax isso toda noite comigo e só piora? Porque sempre pensei que a dor de fibro durava uns dias e depois passava….

  12. Cristiane says:

    Quando acordo de manha mal consigo me mexer o meu corpo doi muito os pés e a mãos incham e doi também as veses choro pois essa dor que sinto é insuportável estou tomando dipirona só assim para dar o alivio o pode ser isso .

  13. Selma says:

    Sinto dores nas juntas a muito tempo.e agora to sentindo muita dor nos músculos,principalmente a noite,que aliviam ao longo do dia,mas vouta a piorar a noite.alguns momentos eu não consigo nem mexer o braço, por que foi de mas,as duas coisas podem ter associação, o que devo faser…

  14. samara says:

    Sinto dor no braço ao acordar .de imediato não consigo dobra lo ..fico tentando até conseguir e no decorrer do dia passa ..isso pode ser ?

  15. Walter Dias says:

    Parabéns pelo conteúdo, muito instrutivo. Acredito que a postura pode ser a maior causa de sentirmos dores. Postura, tando quando estamos acordados quanto, quanto estamos dormindo. Precisamos dar valor para essas coisas e ter uma boa postura, um bom colchão e bons travesseiros. Obrigado por compartilhar o conhecimento.

  16. evellyn says:

    dei seguanda eu estava com gases forte msm mais na quarta a acabou com nesse dores de gaeses… so veio uma dor muito forte na minha coluna eu nao sei o que vc pode mim exeplicar?

  17. Elisa says:

    Até meus dedos das mãos doem quando acordo,tenho 16 anos e acordo com os pés e mãos inchados e doloridos, meus ombros doem, meus braços e joelho, até mesmo meu tornozelo dói… e eu troquei de cama esse mês por conta disso, uso uma cama ortopédica e é um travesseiro apropriado. Mais não resolveu em nada

  18. Kamilly says:

    Às vezes, acordo com dores fortes nas pernas, como se eu estivesse malhado ou corrido a noite inteira o que pode ser?

  19. Isabel says:

    Normalmente eu tenho dificuldades de dormir sinto dores nos braços,pernas e tornozelos. Acordo mal consigo me mexer de dor tudo fica dormente com formigueiros pelo corpo todo.Será porque já estou com 39 anos isso é da idade ou estou com sérios problemas?

  20. Pedro says:

    Eu sinto muita dor no músculo perto do ombro quando acordo. Não é todos os dias mais é mais ou menos 2 vezes por semana isso acontece. É terrível esse desconforto nos músculos. O que eu faço?

  21. DEMILSON says:

    Comprei um colchão magnético assim comecei usa-lo começo sentir muitas dores nas costa será o colchão?

  22. DEMILSON says:

    Comprei um colchão magnético antes dele estava tudo bem tenho quatro noite dormindo nele todas as noites quando acordo quase nao consigo me virar de dores nas costa ele estar pior qeu eu dormir no chão

  23. fran says:

    Olá Doutor.. Ultimamente eatou com muitas espinhas nas costas.. E hoje amanheci com o corpo todo dolorido.. E com sono.. Ok pode ser?

  24. Luciana says:

    Qual médico especialista procurar?

O que achou do artigo?