Home

Spray para as dores musculares

Spray para as dores muscularesSpray para as dores musculares

Spray para as dores musculares

Conhecido como o “spray milagroso”, os sprays utilizados para as dores musculares são uma espécie de anestesiantes que permitem camuflar o desconforto para que o rendimento desportivo do atleta não saia afectado e possa prosseguir em campo ou em actividade.

A sua acção é temporária, mas eficaz, uma vez que, logo que aplicado, em seco, sobre a área lesionada, acarreta um alívio imediato e ajuda a reduzir as possibilidades de inflamação à posteriori.

É indicado para usar nos casos de dores e distensões musculares, de entorses, de distensões dos tendões, de bursites, de lesões traumáticas do tecido subcutâneo, de dores articulares e reumáticas, de dores ciáticas, de dores de costas, de contusões, de torceduras e de ruptura de ligamentos, entre outras anomalias. Deve ser aplicado de forma tópica, sobre a área lesionada, com o auxílio de fricções e de massagens, sendo mais recomendável que isso aconteça depois de um banho quente.

Não é milagre nem remédio

É muito comum, para os apreciadores de futebol, a imagem de um jogador de futebol estendido no relvado, devido a lesão, que, logo após ser borrifado com um spray “milagroso”, se levanta como se nada fosse! Ora não se trata de nenhum milagre, nem tão pouco mais ou menos.

Os sprays utilizados para as dores musculares não são remédios, nem uma cura instantânea para o problema. São meramente um lenitivo para reduzir a dor naquele momento, permitindo ainda uma inflamação posterior da lesão, que poderia complicar o caso. Mas nenhum atleta se trata com este tipo de sprays depois de um jogo ou de um treino.

Constituição dos “sprays milagrosos”

Estes sprays são, por norma, compostos por mentol que causa uma sensação de frescura que proporciona um alívio imediato das dores. E têm ainda como princípio activo o salicilato de metilo que ajuda a combater a inflamação e a controlar a dor, tendo anda acção rubefaciente (isto é, de aquecimento do local onde é aplicado) e acção vasodilatadora (activa a circulação sanguínea).

Apesar das propriedades analgésicas do salicilato de metilo, que se extrai de algumas espécies de plantas vulgarmente conhecidas por gualtérias ou bétulas, e que são altamente apreciadas no mundo da indústria farmacêutica, trata-se de um composto bastante tóxico que não deve ser utilizado em doses elevadas. Por isso, é pertinente que seja usado com moderação, sob risco de provocar tonturas, náuseas, letargia ou mesmo a morte.

A cânfora e a beladona são outras componentes habituais nos sprays para as dores musculares. A cânfora tem capacidade de aquecimento das zonas lesionadas, enquanto a beladona actua na diminuição da sensibilidade, o que permite o alívio da dor na zona onde é aplicada.

Não é recomendável que use e abuse destes sprays à mínima dor que surja. É preferível que aplique compressas quentes ou geladas na zona dorida ou que aguente as dores, se não forem excessivas, pois em cerca de três dias desaparecerão. O uso excessivo de quaisquer medicamentos reduz a sua eficácia, logo é preciso que só recorra a eles em última instância.

Este artigo precisa de revisão por um profissional, quer fazê-lo? Comece aqui.

Patrocínios

4 Comentários

  1. gostaria de saber qual o nome do produto, pois não consigo ler na foto ?? agradeço a atenção

  2. Leandro says:

    Chama “pain spray”

O que achou do artigo?