Home

Spray para as dores musculares

Spray para as dores muscularesSpray para as dores musculares

Spray para as dores musculares

A imagem de um futebolista caído na relva, agarrado a uma perna e a contorcer-se de dor, é bem familiar a todos aqueles que acompanham o apaixonante mundo do futebol. Igualmente familiar é a imagem do médico que chega com um spray miraculoso que parece remédio santo para que o futebolista volte em força ao jogo.

É santo para as dores, sim senhor, mas não se pense neste tipo de sprays para as dores musculares como remédios. São, acima de tudo, lenitivos para a dor, anestesiando os músculos e, logo, aliviando de imediato o mal-estar.

Os sprays para as dores musculares têm um efeito de nível temporário – tomando o exemplo do futebolista lesionado, permitem que este regresse ao campo, para continuar o seu papel físico com eficácia e sem queixas. E se servem, de algum modo, para ajudar a diminuir as hipóteses de se verificar uma inflamação no pós-jogo, é seguro que não são remédio de cura para as dores musculares.

Como actua o spray para as dores musculares

Conforme já se mencionou antes, os sprays para as dores musculares têm uma actuação imediata, mas temporária. Depois de aplicados, eles anestesiam a área dolorida fruto da sua composição baseada em substâncias analgésicas. Alguns possuem também componentes anti-inflamatórios.

O salicilato de metilo é um dos “ingredientes mágicos” que constitui muitos dos sprays para as dores musculares que existem à venda livremente em farmácias, parafarmácias e até em alguns hipermercados. Este componente actua eficazmente para debelar o problema fruto da sua intervenção ao nível da circulação sanguínea, activando-a e ajudando a controlar a inflamação e a dor. Além disso, também propicia o aquecimento da área lesionada.

Outro constituinte habitual nestes sprays é o mentol que é o culpado pelo efeito de frio e pela frescura que se sente na zona magoada e que motiva o imediato amenizar do desconforto.
Há uma panóplia diversificada de produtos deste género e muitos incluem outros princípios activos, como a cânfora e a beladona, que são benéficos para o alívio das dores musculares.

Conselho Médico

Como com todos os medicamentos – e nunca é demais lembrar –, a utilização de sprays para as dores musculares deve ser feita moderadamente. Não convém exagerar. Até porque, embora muitos contenham constituintes de origem natural, as suas quantidades e misturas podem causar efeitos secundários como náuseas, tonturas e até situações mais graves.

O salicilato de metilo, por exemplo, embora seja uma substância química retirada de certas plantas, é bastante pernicioso e não deve ser usado em doses excessivas. A moderação é sempre o melhor remédio!

Aplicação e indicações

Os sprays para as dores musculares podem ser aplicados de imediato, logo que surja a lesão, em seco, simplesmente borrifando a pele. Mas se este procedimento for acompanhado de uma pequena massagem circular, sobre o músculo / músculos afectados, poderá ser mais benéfico para a situação. A aplicação após um banho de imersão, bem quente, pode também ser mais eficaz.

Quanto às situações para o qual estão indicados estes sprays, são variadas, desde as dores de costas e dores ciáticas, passando pelas torções e contusões, pelas rupturas de ligamentos, até às dores nas articulações ou provocadas pelo reumatismo.

Este artigo precisa de revisão por um profissional, quer fazê-lo? Comece aqui.

Patrocínios

4 Comentários

  1. gostaria de saber qual o nome do produto, pois não consigo ler na foto ?? agradeço a atenção

  2. Leandro says:

    Chama “pain spray”

O que achou do artigo?