Home

Remédios naturais caseiros para as dores musculares

Remédios naturais caseiros para as dores musculares

Remédios naturais caseiros para as dores musculares

As nossas avós têm sempre à mão um truque tradicional para todas as maleitas e problemas que se nos atravessam no caminho. E quando as dores musculares não nos deixam dormir, pensamos logo nessas receitas caseiras. E, na verdade, estas podem ser uma boa solução para amenizar a dor ou mesmo para debelar por completo problemas menos graves.

A colocação de compressas de quentes ou de panos frios na zona dolorida são estratégia habitual de muitos, perante o aparecimento de torções e lesões musculares. E são soluções caseiras que ajudam de facto a diminuir o inchaço, a inflamação e a dor.

As propriedades terapêuticas do sal marinho

O sal marinho é uma excelente alternativa para aplicar no tratamento e alívio de dores musculares. Ao contrário do sal refinado, altamente processado e, logo, já sem grande parte das suas propriedades, o sal marinho mantém a maioria do seu potencial, nomeadamente altas doses de iodo, pelo que tem grande poder anti-inflamatório e antibacteriano.

Preparar uma compressa de sal marinho grosso quente é uma óptima opção para cuidar das dores musculares. Pode aquecer o sal numa frigideira ou mesmo no micro-ondas – não precisará de mais do que 3 ou 5 minutos – e depois acondicioná-lo num pouco de tecido ou até numa meia. A seguir só terá que colocar esta compressa caseira sobre a zona magoada durante cerca de meia hora.

Tomar um banho quente com sal é outra boa alternativa para amenizar o desconforto das dores musculares. Pode preparar um banho mais intenso e agradável adicionando alguns óleos essenciais, de alecrim ou eucalipto. Tornará assim a sua experiência mais saborosa e regeneradora a nível corporal e mental.


Beba sumos repletos de vitaminas

Apostar no consumo de determinadas vitaminas por via de sumos de fruta é, certamente, uma solução deliciosa e eficaz. O limão e a laranja são excelentes alternativas para propiciar um alívio das dores musculares.

Juntar sumo de limão com melão e uvas num sumo passado no liquidificar é fantástico, não apenas pelo líquido maravilhoso que se obtém, mas porque a mistura apresentar-se-á rica em vitaminas A e C e em potássio, o que será altamente interessante para combater as dores musculares.

Outra boa receita inclui bocados de pêra, de maçã e de laranja, reduzidos a sumo no liquidificador. Pode ainda condimentar a mistura com sumo de limão, o que lhe dará um toque mais fresco e mais poder lenitivo para o ataque às dores musculares.

Certamente que não sentirá as melhorias de imediato depois do consumo destes sumos, mas a sua ingestão continuada vai acarretar um alívio certo a curto prazo.

Um chá bem quentinho

Há um chá que é reconhecidamente eficaz no tratamento das dores musculares, além de potenciar um aumento da energia corporal. Este chá peculiar mistura erva-doce, canela e sementes de mostarda, uma combinação que apresenta altos índices analgésicos e anti-inflamatórios. E, a par dos benefícios evidentes no alívio das dores, ainda conforta o corpo e a alma, proporcionando um sentimento de relaxamento que ajuda a afastar todas as tensões.

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 21-01-2013 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

25 Comentários

  1. PlinioSogabe says:

    Grato pelas informações, de grande validade…

  2. uma maravilha serve muito.

  3. Rita Farias says:

    Parabéns pelo conteúdo geral do site!!!

  4. wcrodrigues says:

    muitíssimo obrigado. parabens pela grandeza de sentimento.wealcoro.

  5. joab says:

    vou tentar fazer,,com certeza obgdo pela as dicas ;;maravilhozas

  6. lelila says:

    estou com o problema muscular a dois meses,vou fazer uso disso.não aguento mais d dor.darei notícias do resultado.

  7. O seu nome says:

    oxe! pense que maravilha, não podia ser melhor!

  8. zene says:

    Amei, fuciona mesmo, eu não acreditava, MARAVILHOSO santo remedio

  9. sinto muitas dores musculares que afeta até os músculos dos seios é muito ruim,por isso andei pesquisando alguns remédios caseiros

  10. Eduardo says:

    Já não aguento mais. Estou quase inválido devido à dor generalizada, cansaço, pequena depressão.

  11. Eduardo says:

    Muito interessante mas não esclarecedor para mim.

  12. augusta says:

    boa tarde passei por aki e achei interessante.gostaria de fazer uma pergunta .que especialidade de medico me hei de dirigir pois sofro de muitas dores dia e noite so ando a poder de analgesicos tabm nao durmo pois meviro toda noite porque nao a posiçao de estar tenho uma hernia lonbar e outra discal sempre digo a medica de familia k nao aguento as dores ,tenho 54 anos e ha 8 anos para ca tem sido uma luta pois eu me sinto sem forças sem qualidade de vida para o dia a dia sinto que na minha idade nao e normal as vezes pareco uma pessoa idosa ate ja tenho vergonha de dizer k nao me sinto bem ebora tenha peso elevado 115 kg mas sei k isto nao e normal esta falta de forças por favor se me poder ajudar adradeço o meu obrigado

  13. joao says:

    qual desses é mais eficaz e de pequeno custo??

  14. achei otimas essas receitas vou fazer e ver como me sinto,obrigada.

  15. Giselle says:

    A minha dor muscular são nos ombros,qual desses remedios seria ideal pra mim?

  16. Vera Lucia says:

    Informações maravilosas e de grande serventia.

  17. carmen says:

    Vou fazer tudo, para ver se me livro dessas dores( ombro e pescoço)já ando depressiva pois me incomoda tomar analgesico todo dia e as vezes nem assim passa. II

O que achou do artigo?