Home

Medicamentos usados para tratar dores musculares

Medicamentos usados para tratar dores musculares

Medicamentos usados para tratar dores musculares

A utilização de quaisquer medicamentos requer sempre uma consulta médica prévia. É a forma mais aconselhável de proceder, consultando o médico para apurar se poderá sofrer quaisquer complicações e qual o remédio mais acertado para a sua condição. Contudo, como o saber não ocupa lugar, pode ficar a par do tipo de medicamentos existentes para o tratamento das dores musculares. Ora veja…

 

Analgésicos anti-inflamatórios

Os chamados analgésicos anti-inflamatórios não esteróides são os medicamentos mais utilizados para o tratamento das dores musculares. Têm, conforme o nome indica, uma acção analgésica, aliviando as dores de média e baixa intensidade, anti-inflamatória, combatendo a inflamação, e anti-pirética, baixando a temperatura.

Existem em comprimido, cremes, gel e spray e os mais conhecidos e usados são o paracetamol e o ácido acetilsalicílico, mas existem outros – ácido mefenámico, diclofenaco, dipirona, indometacina, meloxicam, nimesulida, piroxicam e tenoxicam.

Os anti-inflamatórios actuam bloqueando a acção de substâncias que veiculam a dor e a inflamação, as prostaglandinas. O tratamento com estes medicamentos deve começar com doses baixas que poderão ser aumentadas, sob prescrição médica, caso não se verifiquem resultados. A sua acção é efectiva, mas o uso prolongado é desaconselhado.

Relaxantes musculares

Os relaxantes musculares podem actuam localmente, nos músculos, ou ter uma intervenção mais abrangente no Sistema Nervoso Central. No âmbito das mialgias, as dores musculares, os mais utilizados são os de acção muscular, proporcionando alívio e relaxamento da zona ou zonas doridas.

Entre os mais conhecidos estão a fenilbutasona, o carisoprodol e o tiocolchisídeo. Há ainda a ciclobenzaprina que é utilizada nas situações em que o paciente manifesta mais queixas de dor, havendo portanto necessidade de uma sedação associada à propensão do relaxamento muscular.

Por norma, os relaxantes musculares comercializados estão associados com analgésicos anti-inflamatórios e por isso é preciso ter cuidado com a auto-prescrição. Convém portanto consultar um médico para confirmar se será a solução mais adequada.

Corticóides

Os medicamentos da classe dos corticóides só são utilizados no tratamento das dores musculares em casos severos, quando haja crises agudas ou caso tenham surgido em resultado de traumas. A aplicação de injecções locais de corticóides pode aliviar de imediato a dor, mas o seu uso prolongado não é recomendável.

Emplastros

Os famigerados emplastros, usados pelas nossas avós, têm em novos adesivos modernizados uma continuação que poderá acarretar grandes benefícios no tratamento das dores musculares.

Há várias ofertas disponíveis no mercado, entre as quais uma solução que inclui como substância activa a capsaicina. Trata-se de um composto que se encontra na pimenta e que provoca uma sensação de calor e ardor no corpo. Também existe na forma de gel e de creme. A sua aplicação na área afectada durante uma semana tem resultados positivos, actuando sobre a substância P que é responsável pela transmissão da dor ao cérebro. A capsaicina inibe a libertação da substância P.

Como alerta final para qualquer tipo de medicamento utilizado, é necessário que se leve em consideração que não é conveniente tomar qualquer tipo de droga por mais de 10 dias seguidos, a não ser que o seu médico o recomende.

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 01-01-2013 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

40 Comentários

  1. Artigo muito bom , esclarece-me sobre as dores que tenho tido constantemente ao forçar serviços , cortar grama e outras atividades

  2. Ja passam mais de 5anos sinto dores na anca do lado esquerdo, muitno cançasso todos os dias, qual é o meu tratamento?

  3. Estou com tendinite aguda no tendão do bíceps e o médico receitou 45 dias de um glicocorticoide. Ao ler a bula fiquei bastante receosa de tomar. Se eu optar por emplastro, poderia resolver a inflamação, mesmo que demore mais?

    • admin says:

      Maria, na nossa opinião o melhor será seguir a medicação que o médico receitou. Parece que o seu caso pode não ser possível de resolver apenas com emplastros.

  4. TENHO DORES NOS MÚSCULOS DO PEITO RADIANDO PARA AS COSTELAS,TAMBÉM NOS MÚSCULOS DAS COSTAS,COMEÇOU QUANDO PEGUEI UM PESO NO SUPINO DEPOIS SENTI QUE O PESO ESTENDEU O MÚSCULO.QUAL O MÉDICO RECOMENDAVÉL PARA O MEU CASO.OBRIGADO DOUTOR.

  5. gabriel says:

    costumo ter dores intenças nas costas junto ao pescoço e na zona dos rins as vezes vou para me levantar e tenho que sentar logo pareçe que sai alguma coisa do sitio

  6. tenho dores musculares já usei muitos remedios,que alguns me fizeram mal por ser antiinflamatorio,doflex não posso tomar por causa do tracoma,paracetamol me embrulha o estomago e causa tonturas,advil,com dois comprimidos tive uma alta significativa de diabetes,qual tomar então?

  7. suzana says:

    tenho ernia de disco na cervil e toraxica as dores na região dos ombros e pescosço são muito forte tenho 55 anos o que devo tomar para melhorar se não quero operar?

    • admin says:

      Suzana, isso é algo que só seu médico pode definir. Na sua idade é importante ter informação detalhada do historial do paciente, antes de medicar/recomendar qualquer tipo de medicamento.

  8. andrea nunes says:

    Doutor cinto muita dor no braço esquerdo que vai pro peito fico ate com falta de ar pois a dor e muito forte a dor ataca com fraquesa fico com o braço muito fraco, depois de algum tempo apareceu dois caroços de baixo da minha axila fiz uma ultra e a medica lalou que sao ingua, sinto muita dor a dor no braço fica pior na tpm e os caroços doi muito tambem o que pode ser

  9. andrea nunes says:

    Pareçe ser muito bom

  10. Patricia says:

    Preciso de um relaxante muscular, pois estou com dor na musculatura que desce do pescoço para o ombro. Como tenho plaquetas baixas, não sei o que tomar. Obrigada.

  11. ana says:

    tenho 38 anos .ja faz 6 anos q sofro com dor nas costa e desce no braço adormecemdo a mao e a perna .tenho desvio na lombar e na cevical. so alivia com tramdilax,mas evito so tomo n outimo caso. sera se tenho outra doença mais seria q nao sei ? estou preocupada min ajuda?

  12. caroline says:

    ana….patricia..tomem chá para dores musculares…eu tmo..uma xicara todos os dias..é ótimo…não dormia mais com tantas dores nas costas…e hj…não tenho mais…ele começa a fazer efeito no 3º ou 4º dia…é ótimo…tomava torsilax todos os dias…e hj nunca mais….tbm tenho desvio…e fraquesa muscular…façam um teste….

  13. caroline says:

    http://doresmusculares.com/chas-e-ervas-para-dores-musculares/……olha pessol..ai tem várias opçoes….não deixem de ver..pois está sendo ótimo pra mim….té mais…….

  14. Allan says:

    estou com dor na virilha devido esforço jogando bola qual medicamento me recomenda ?

  15. Mitaly says:

    Dr comecei a malhar nessa segunda feira dia 09/12/2013 e ontem começou a me dá dores,só que hoje elas estão tão fortes na parte das pernas que estou tendo dificuldade para andar,essa noite dormi muito mal pois nao achava posição adequada.Qual remédio eu poderia tomar para aliviar essas dores?Obrigada.

  16. Emanuelle says:

    Tenho fortes dores no braço direito, disseram que poderia ser bursite, mas sinto dores no braço e não na
    articulação as vezes até no ante braço. o que pode ser?

  17. GRACA says:

    TENHO DOR NO BRACO DIREITO, NAO CONSIGO DORMIR PORQUE DE NOITE PIORA, JA FIZ RX E ECOGRAFIA AO OMBRO,NADA,A DOR CONTINUA E A MEDICACAO SEJA QUAL FOR NAO FAZ EFEITO,A DOR COMECA ABAIXO DO OMBRO, AXILA E NAO CONSIGO MOVIMENTO PARA ATRAS SEM TER DOR.

  18. GRACA says:

    nao dei queda, fiz um esforco extra dei mau jeito ao braco direito, ou seja o braco levou um puxao para baixo.

  19. Marta says:

    Boa tarde gostei muito do que li. Poren meu grande problema é ador nas costas vou dormir com ele a cordo com ela a muito anos, já fiz de tudo e nada adianta…

  20. doutor meu marido sente muita dores nas costas ele e pedreiro e faz muto esforço gostaria de saber se o dolamim flex ajudaria nessa dor?

  21. Herick says:

    Dr. Estava recentemente jogando futebol e numa roubada de bola fiquei com uma dor na virilha, ao levantar a perna dói um pouco sabe, e gostaria de saber qual remédio tomo pra passar a dor, ja estou colocando gelo todos os dias. Tenha essa dor na perna esquerda, e na direita to com uma dor no músculo frontal da coxa, sempre que chuto a bola o músculo dói. Algum remédio para me ajudar na recuperação além de massagens com gel arnica e gelo ?

    • admin says:

      Não recomendamos que tome nada. O melhor é deixar que o seu corpo recupere sozinho. Se as dores se mantiverem pode tomar um analgésico, mas acerca da parte muscular, o melhor é repousar.

  22. Eliana says:

    Minha mãe tinha dores constantes por causa de hérnia de disco e nervo ciático. Tomava tandrilax direto, mas deu problema no estômago.Faz dois meses que tem usado o gel para massagem da loja meu equilibrio,a gente compra pela internet. E logo que passamos nela já passa dor, e ele rende bastante.

    Espero ter ajudado

  23. SINTO DORES NO CORPO TODO E MUITAS DORES NOS NERVOS QUANDO CORRO EU FAÇO ALGUM EXERCÍCIO FÍSICO QUAL REMÉDIO

  24. oi,estou há 5 dias com uma dor no braço esquerdo e agora está também no ombro e nas costas ,do mesmo lado.Uma dor que não passa e parece com a dor de quando tomamos injeção.estou tomando nimesulida e passando em gel também,mas não melhora quase nada.tenho bursite nesse mesmo ombro o que já me impossibilita de levantar o braço ,pra piorar sou canhota e estou praticamente inválida.O que devo fazer???seria o caso de ir ao ortopedista???
    obrigada

O que achou do artigo?