Home

Emplastro/adesivo para as dores musculares

Exemplo de Emplastro ou adesivo

Exemplo de Emplastro ou adesivo

O emplastro ou adesivo para as dores musculares provoca o alívio das mesmas através do amolecimento e consequente relaxamento dos tecidos musculares.

Este processo permite agilizar a desinflamação da área afectada, provocando um alívio imediato e melhorando as possibilidades de ultrapassar o problema.

 

Como utilizar o emplastro para as dores musculares

Não há muito que saber no que se refere à utilização e à colocação do emplastro na zona das dores musculares. Basta colar o adesivo na área magoada e sentirá logo o aquecimento ou o arrefecimento da mesma (conforme o tipo de emplastro que escolher – falaremos deste ponto já de seguida).

Habitualmente, os emplastros que se vendem nas farmácias e em parafarmácias são munidos de tiras adesivas que facilitam o ajuste à área afectada pelas dores musculares.

Os emplastros são uma solução eficaz e acessível, em termos económicos, para todos os tipos de dores musculares, nomeadamente torções, entorses, nevralgias, torcicolos, contusões e fadiga muscular. São também uma boa opção para as dores nas articulações.

Nos hospitais os emplastros são usados, em certas circunstâncias, no pós-cirurgia como forma de assegurar a perfeita limpeza e protecção das áreas operadas.

De que são compostos os emplastros

Os emplastros contêm, por norma, uma mescla de analgésicos e de anti-inflamatórios como o flurbiprofeno e o diclofenaco.

Há uma panóplia diversa de emplastros, havendo diferenças na sua composição conforme as marcas, os tipos e os fins para que se destinam os mesmos.

Tipos de emplastros

No tempo das nossas avós havia simplesmente os emplastros de calor, constituídos por componentes de aquecimento da área afectada pelas dores musculares. Hoje em dia, contudo, existem também os chamados emplastros de frio.

Estes novos emplastros, que, ao invés de aquecerem a zona lesionada, a arrefecem, costumam ter como principal componente o mentol que exerce uma actuação intensa e eficaz no alívio da dor e na diminuição da inflamação. O seu efeito refrescante causa, desde logo, uma sensação de alívio. Os emplastros de frio são de aplicação para as dores musculares, mas também para as dores articulares.

Alerta!

Embora seja considerado por muitos um remédio tradicional, muito utilizado pelas nossas avós, é importante perceber que o emplastro é um medicamento composto por uma miscelânea de analgésicos e anti-inflamatórios. Por isso, tal como com todos os medicamentos, deve ser usado com parcimónia e nunca em doses excessivas.

É importante não utilizar muitos emplastros num curto período de tempo. Além disso, não deve nunca deixar um emplastro sobre a pele por uma extensão de tempo superior a oito horas.
Igualmente importante é ter em conta que, se as dores musculares não se resolverem com a mera aplicação do emplastro, deve consultar de pronto o seu médico.

De resto, é sempre conveniente que a dor muscular seja analisada e avaliada pelo seu médico. As dores musculares são, muitas vezes, cuidadas de forma leviana, o que nunca é uma boa ideia. Poderá com este comportamento descuidado agravar a situação seriamente.

Emplastros caseiros

As mezinhas caseiras podem ser uma alternativa interessante aos emplastros comercializados e constituídos por substâncias químicas, especialmente para aqueles que são avessos a medicamentos. Já as nossas avós recorriam a estas receitas milagrosas e há casos onde a velha sabedoria é absolutamente certeira.

É o caso do emplastro de sal, uma antiga e muito usada receita caseira. O sal deve ser aquecido, depois devidamente acondicionado num pano e, finalmente, firma-se o emplastro obtido sobre a zona da dor muscular.

Para as dores musculares relacionadas com a artrite reumatóide, a minha querida avó materna tinha uma receita inabalável! Um emplastro com folhas de couve. Pode soar estranho, mas trata-se de uma alternativa muito eficaz e sem efeitos secundários ao tratamento com um emplastro.

Há ainda os emplastros com alho, um poderoso anti-inflamatório que é altamente benéfico nos casos de dores musculares e dores reumáticas.

Este artigo precisa de revisão por um profissional, quer fazê-lo? Comece aqui.

Patrocínios

3 Comentários

  1. eu fiz uma bariatrica e também tenho pedra na visicula,gostaria de saber se posso tomar o chá de gengibre para inflamação dos tendões

  2. valéria says:

    estou querendo muito comprar esse adesivo estou com problema no manguito rotador. sentindo muitas dores. se vcs poderem me ajudar

O que achou do artigo?