Home

Dores de cabeça e a relação com a tensão muscular

Dores de cabeça e a tensão muscular

Dores de cabeça e a tensão muscular

As tensões musculares ocorrem, em tantas circunstâncias, fruto de maus hábitos que se mantêm no quotidiano, seja em actividades físicas intensas, seja no trabalho ou até mesmo nos momentos de lazer. As más posturas, o stress e a ansiedade, ou o carregamento de pesos excessivos acabam por pesar sobre toda a zona lombar, afectando o pescoço e os ombros e arrastando-se até à cabeça.

Este tipo de dores de cabeça, habitualmente conhecidas como cefaleias tensionais, tendem a piorar no decurso do dia, começando de forma mais leve e aumentando de intensidade com o passar das horas. Pode manifestar-se inicialmente como um peso na testa e desenvolver-se como sintomas de rigidez e estender-se até à nuca.

A prevenção é o melhor remédio

Como em quase tudo, a melhor forma de tratar os problemas relacionados com as dores de cabeça com origem na tensão muscular é preveni-las. E isso pode passar por se obrigar a mudar alguns maus hábitos que tenha enraizados, nomeadamente no seu emprego. Se está obrigado a passar muitas horas em frente a um computador e a repetir processos e gestos consecutivamente, será conveniente que se habitue a parar por alguns minutos, para esticar o corpo e até desanuviar a alma!

Fazer com regularidade alongamentos é outra boa ideia para evitar a acumulação de tensões musculares. Os exercícios de relaxamento dos músculos, bem como a prática de exercício físico regular são outras soluções bem saudáveis para prevenir as cefaleias tensionais.

E trate de dormir bem, pois não há nada como um bom sono pacificador para descansar o corpo e recuperar energias para mais um dia de labuta. Não falamos somente de se atirar para a cama e de ressonar profundamente, sem culpas! É imprescindível que durma na posição correcta e num ambiente verdadeiramente repousante para poder ter o seu merecido sono reparador.

Melhorar a sua postura, em termos gerais, ajudará também a retirar a pressão da zona lombar. E se se dedicar a tarefas de que gosta, nos seus tempos livres, poderá encontrar a paz necessária para se libertar do stress do dia-a-dia. Se conseguir fazer isso, estará a prevenir grande parte das dores de cabeça de foro muscular que afectam a sua vida.

Aposte nas massagens

Quando confrontada com dores tão perturbadoras e irritantes como as cefaleias tensionais, a maioria das pessoas tende a recorrer a um comprimido mágico, na busca de alívio. Mas os analgésicos não devem ser tomados com recorrência, sob pena de irem perdendo o seu efeito, já para não falar das consequências perniciosas que provocam.

Uma boa forma, e sem efeitos secundários, de causar um alívio de imediato é massajando pescoço, ombros e cabeça. Deite-se numa posição confortável, feche os olhos e procure relaxar enquanto executa massagens ligeiras e circulares. Desta forma conseguirá reduzir significativamente o incómodo.

Se puder investir nisso, procure um profissional de massagens para, regularmente, se deixar cair neste pequeno prazer. As suas mãos experimentadas permitir-lhe-ão entrar num limbo de suavidade que deve procurar carregar para o seu quotidiano.

Este artigo precisa de revisão por um profissional, quer fazê-lo? Comece aqui.

Patrocínios

6 Comentários

  1. Larissa says:

    Achei o artigo muito bom… A cerca de dois meses sofro com dores de cabeça que nao passam que também se irradia pro pescoço, ja fui ate no neurologista fiz a ressonancia magnetica cerebral e graças a Deus nao deu nada. So q as dores continuam. Acho q devo procurar agora um ortopedista…o q vc acha?

  2. maria says:

    gostei muito deste site…tenho ando mais que uma semana com dores de cabeça muito fortes que se estendem pelo pescoço,parece que nem tenho forca no pescoço… estou cansada de tomar medicação…que medico devo consultar??

  3. Adriana says:

    No caso, uma avaliação fisioterapêutica tbm é valida.

  4. muito bom says:

    Adorei a artigo tenho tensão sempre a tarde ,agora sei como evita-la.obrigado

O que achou do artigo?