Home

Dor muscular nos ombros

Dor muscular nos ombros

Dor muscular nos ombros

Não é à toa que se usa a expressão “carregar o mundo nos ombros”. É nesta parte do corpo humano que pesam todas as tensões e todo o stress do dia-a-dia. Os músculos dos ombros ressentem-se obviamente e as dores podem estender-se da zona até ao pescoço, às costas…

As dores musculares nos ombros não têm contudo causas vinculadas apenas às tensões relacionadas com o peso das responsabilidades quotidianas, podendo ser originadas por diversos tipos de situações, desde esforços e movimentos desadequados até doenças de foro degenerativo.

Imprescindível é estar atento aos sinais da dor, pois o problema poderá ser mais amplo e mais sério do que apenas o desconforto localizado.

Causas das dores musculares nos ombros

Muitos dos casos de dores musculares nos ombros estão relacionados com as más posturas, designadamente em frente ao computador. A repetição continuada de gestos desadequados, no exercício de uma actividade profissional que obrigue alguém a estar sempre sentado em frente a um computador ou a executar continuamente os mesmos movimentos, pode ser a causa do problema.

A chamada síndrome do impacto é outra causa recorrente das dores musculares nos ombros. É também chamada de lesão do manguito rotador e é originada pela pressão da escápula sobre a musculatura do ombro quando o braço é elevado. O manguito rotador é formado por quatro músculos que cobrem a cabeça do úmero e que são responsáveis pela elevação do braço e pelo respectivo movimento de girar, sendo assim fundamentais na estabilização, mobilização e na força do membro.

Outras causas das dores musculares nos ombros são os acidentes que motivem fracturas, luxações e distensões musculares, e as lesões degenerativas típicas do processo de envelhecimento, como são os casos do desgaste e da calcificação das articulações

Como aliviar dores musculares nos ombros

O recurso a analgésicos e anti-inflamatórios e a relaxantes musculares são excelentes alternativas para garantir o imediato alívio das dores. Depois, será importante fazer descansar a área dolorida por algum tempo.

Colocar gelo é também uma boa solução para amenizar o desconforto e evitar a inflamação.

As situações mais severas poderão exigir a imobilização do braço ou dos braços, de modo a obrigar a um absoluto repouso dos ombros.

Após a passagem da fase mais complicada, é pertinente executar exercícios de alongamentos e de relaxamento muscular, para melhorar a mobilidade dos ombros e fortalecer, em simultâneo, a sua musculatura. É importante que estes exercícios sejam seguidos e orientados por um fisioterapeuta, ou outro especialista médico, pois, a serem mal executados, poderá vir a agravar o problema. Deve executá-los de forma lenta e progressiva.

No seu local de trabalho também deverá aproveitar as pausas para aliviar o cansaço nos seus ombros, executando movimentos simples como espreguiçar-se.

Essencial é que tenha em mente que se as dores não aliviarem ao cabo de cinco dias, será fundamental consultar um médico. De resto, só mediante uma consulta médica poderá ter a certeza absoluta das causas do problema, o que será fundamental para atacar o problema em si e não apenas os seus sintomas.

Vídeo com massagens para alívio da dor muscular nos ombros

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 13-01-2013 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

43 Comentários

  1. adilson says:

    hj,22/03/13 esta fazendo 7 dias que estou com dor no ombro direito,e esta dor vai descendo para o braço,uma dormuito grande ,e a noite não consigo dormi,fui ao medico,tomei injeção a catafram,e uma outra não me lembro me receitou comprimido sedilax,não adiantou nada,fui a farmacia,um amigo receitou naproxeno comprimidos, e biofledex aerosol ,está aliviando mais pouco ,a noite não durmo,as vezes a dor e no ombro as vesez é no braço,e os dedos ficam adormecidos parecendo caimbras na ponta dos dedos,me ajude ai .

    • admin says:

      Adilson,

      Se você já está sendo medicado, aguarde alguns dias até obter melhoras. Caso isso não aconteça volte ao seu médico de novo e exponha o seu problema de persistência da dor.

    • Letícia says:

      Não sei se no seu caso é um ortopedista, mas se nesse médico não resolver procure um reumatologista. Eu já estou procurando uma segunda opinião de um reumatologista, caso minha dor não melhore vou procurar um neurologista. Maioria dos casos de dores excessivas é devido ao stress. Tomara que tenha ajudado.

    • Eliane Leal says:

      Oi adilson, olha seria bom vc procurar um reumatologista para dar um pedido de uma ecografia pois foi assim que descobrir o motivo das dores que eu sinto nos ombros. o meu problema se chama tendinite aguda, talvez seja o seu caso.

    • Mauro says:

      Isto com certeza é hérnia de Disco pois tive esta mesma dor e com pequenos choques nos dedos e pareciam que estavam dormentes fui ao médico e deu o diagnóstico de hernia de disco no pescoço, pode procurar um médico coluna e verificar todas suas hérnias.

    • ola.tenho muitas dores muscular.sou domestica varro mito passo lavo consinho me movimento muito o dia todo por isso acho que sinto muitas dores muscular tomo antiflamatorio para poder aliviar minhas dores se nao nao consigo faser nada .esta dor ataca o pescoço.nao aguento mais me ajudem por favor.

      • admin says:

        Claudia, se com anti-inflamatório a dor não passa, o melhor será retornar ao seu médico e explorar que soluções há para o seu caso.

    • MAYRA says:

      VENHO SENTINDO FORTES DORES NO OMBRO DIREITO DESDE JUNHO DO ANO PASSADO TOMEI VARIOS ANTI-FLAMATÓRIOS ENTRE OUTROS FIZ 20 SESSÕES DE FISIOTERAPIA O MEDICO DISSE QUE ERA BURCITE ENTRE TANTO CONTINUO SENTINDO DORES . RESOLVI PROCURAR OUTRO MÉDICO PRA SABER SE OQUE ELE IRIA ME DIAGNOSTICAR COM MESMA COISA E ELE DISSE QUE ERA APENAS UMA DISTENÇAO MUSCULAR NO NERNO ME RECEITOU UMA VITAMINA ESTOU TOMANDO A UMA SEMANA MAIS NÃO ESTÁ FAZENDO EFEITO NÃO SEI MAIS O QUE FAZER…

  2. Débora says:

    Eu sinto uma dor no ombro desde bem novinha. Desde mais ou menos uns 10 ou 11 anos. Essa dor parece uma queimação. Ela parece ter andado durante esses anos pela região do ombro. A 1 semana atras a dor ficou tão forte q nem conseguia levantar o braço por uns 2 dias. Fiz massagem e ela foi melhorando mas, ainda sinto tensão no musculo. O q seria isso?

  3. Ana Carolina says:

    Ando sentindo muitas dores no ombro esquerdo, e ultimamente essa dor começou a interferi na minha respiração. Quando respiro fundo, meu peito dói e chego a ficar sem ar. O que pode ser isso Dr?

  4. Irineu says:

    Após 2 internações seguidas, uma por trauma na face e quadril devido a uma queda, a segunda devido a complicação por trombose e embolia pulmonar. As internações foram de 8 e 9 dias, após a segunda alta comecei a sentir muitas dores nos ombros e não durmo direito por conta das dores, já tomei tramal, tilenol e dipirona, porém não fazem efeito algum, qual o motivo dessa dor?

    • admin says:

      Irineu, é muito complicado khe responder. Você necessita de uma análise personalizada que só um médico em consultório pode fazer.

  5. Luciana says:

    Estou a 3 semanas com muita dor no ombro, meu medico me pediu um ultrassom e o resultado foi que está tudo normal, a ultrassom foi feita na parte da frente do ombro e minha dor é na parte de trás e próxima ao pescoço, se na ultrassom deu que está tudo bem porque ainda tenho as dores? meu médico achava que talvez fosse tendinite mais o resultado foi que o ombro esquerdo não tem anormalidades, porque o motivo da dor?

    • admin says:

      Luciana, há exames complementares que o seu médico pode fazer para averiguar a origem da dor. Peça que ele os faça, da nossa parte não poderemos ajudar de outra forma, lamentamos.

  6. joab says:

    eu tenho muita dor nos onbros e bracos e pernas muito tensar num conssigo pega preso pq tduo doi principaalmente os onbros e bracos nem cnsigo dormi que sera isso pf mem ajude,,

  7. maria says:

    estou a uma semana com dor no ombro esquerdo,nao é uma dor continua, é uma dor q vem e passa depois vem de novo. É uma dor que arder e cansaço da mesma,o q eu posso tomar para amenizar essa dor.

  8. Francisco says:

    Sou praticante de musculação há mais de 2 anos. De umas semanas pra cá tenho sentido dores no ombro esquerdo durante e após a execução de alguns exercícios, como por exemplo o supino. Vou consultar um médico na próxima semana, mas já gostaria de ter uma ideia do que pode ser o meu problema. Obrigado.

    • admin says:

      Pode ser uma luxação, um estiramento… Pode ser apenas fadiga muscular. Não parece grave, mas faz bem em procurar um médico.

  9. Jose says:

    estou a 2 meses sentindo uma dor nos ombros e ao elevar o braço direito a dor transmite-se ao pescoço e muito forte,ao dormir doi porcausa da posiçao, ja fiz muitas medicaçoes receitadas como diclofenac, hibuprofeno, myprodol,neurobionn carbamazepina, diclofenac injeccao, e apenas reduzem as dores. quando carrego pasta doe me o braço, quando faço tarefas doe me tambem,. gostaria de fazer como e o que faço para melhorar dessas dores.

  10. Nico abdala says:

    Dor ombro tem cura?

  11. Ola. Ja consultei com varios medicos, nenhum pareceu se preocupar comigo. Fiz raio-x e rossonancia e nenhum problema consta. Aí me receitam antinflamatorios e fica nisso. Acontece que 2 anos pra ca eu vinha malhando e do nada os ombros começaram a incomodar. Ja parei por uns 4 meses de malhar e a dor voltou. Ela só ocorre nos exercicios. Flexao de braço é a que mais sinto dor. Nao sei o que fazer. O que vc me recomenda? Se na aparece nos exames, o que poderia ser? Abraço!

    • admin says:

      Se não aparece nos exames fica muito complicado diagnosticar. Pode ser um problema muscular que nunca foi tratado. Procure um fisioterapeuta.

  12. eu sinto dores no meu ombro ja varios anos nao sei se e bursite e um choque quando vem a dor meu corpo ficar paralizado

  13. elaine says:

    eu cai de moto a 5 meses fui ao medico fiz todos exames e nada deu tenho dor ombro e incha meus dedos e parece que carrego um peso não durmo direito pois esta dor está me prejudicando ate meu casamento pois fico irritada de mais pois estou pré diabetica tenho que fazer atividade fisica e não consigo

  14. Minha sogra sofre com dores musculares. Já consultou ortopedista e reumatologista e nenhum deles conseguiu amenizar suas dores. Não há tratamento para isso? Que especialista poderia ajudá-la?

  15. Gabriel says:

    Olá, nunca senti dores nos ombros, ou quase nunca, raramente, quando eu estava trabalhando eu não sentia dores, mais depois que sai do meu emprego, e fiquei parado em casa, comecei a sentir fortes dores nos ombros costas e pescoço, gostaria de saber o que está ocasionando essas dores, se é falta de exercícios, ou stress, ou algo mais sério.

  16. O artigo è ótimo mas nao me ajudou

  17. bom says:

    Derrepente comecei a sentir dores no ombro direito,o que pode ser?

  18. Bela says:

    eu gostei do artigo diz tudo que precisamos de saber.
    eu ando com uma dor no ombro direito que passa para o braço e há momentos nos dedos de repente tenho de pousar o que estou a fazer porque me doi e muitas as vezes a mao fica roxa já me esta a doer o outro já fui ao medico fiz rax e fisioterapia o medico me disse que era uma inflamação, e estou ainda pior a dor não passa, vou pedir há medica um tac para se fazer o tratamento correto.nao descanço de noite. obg

  19. Dariane says:

    A uns 6meses comecei a sentir forte dores no ombro e incha meu braco e minha mao fiz varios exame inflamacao no tecido osseo e reumatismo de la pra ca fiz varios tratamento e ate agora nada so alivia a dor so cozinheira e nao tenho consiguido exerce funcao direito e muita dor me ajudem o que faze pra alivia.

O que achou do artigo?