Home

Dor muscular no pescoço

Dor muscular no pescoço

Dor muscular no pescoço

A chamada dor cervical aguda surge, usualmente, de forma brusca na zona do pescoço e, muitas vezes, estende-se até à nuca, podendo também atingir os ombros e até a zona do tórax. A intensidade da dor varia de caso para caso, mas costuma ser forte e aumentar mediante a realização de determinados movimentos ou quando se assumem certas posturas. Habitualmente é acompanhada por uma contractura muscular que limita e afecta as movimentações do pescoço.

A dor costuma persistir durante alguns dias ou algumas semanas, conforme as situações, diminuindo de intensidade com o decorrer do tempo.

Causas das dores musculares no pescoço ou nuca

Este tipo de dores musculares pode estar associado a várias situações, contudo a maioria dos casos resultam de problemas relacionados com a má postura. Sentar-se de forma persistente e errada em frente ao computador ou no sofá a ver televisão, dormir com a cabeça numa posição desadequada, ou outro tipo de gestos errados semelhantes, provocam desequilíbrios na coluna vertebral e consequentemente o estiramento excessivo de ligamentos, o que origina as tensões musculares, como é o caso do torcicolo. Se as dores musculares já estiverem instaladas, a persistência da má postura só agravará o problema, pelo que é importante tratar de corrigir os maus hábitos.

As dores cervicais também podem ter origem num acidente, em que a pessoa seja sujeita a um grande impacto, ou ser causadas por um trauma emocional forte em que o sujeito seja alvo de grande stress, ansiedade e irritação. As hérnias discais, as luxações ou fracturas vertebrais, as artroses, as distensões, a espondilite anquilosante, bem como a existência de tumores ou de processos infecciosos podem ser outras causas do problema.

Nalgumas situações é difícil determinar a origem da dor cervical, pois, na maioria dos casos, estão em causa dores musculares ligeiras e que são até desvalorizadas pelas pessoas. Contudo, é importante estar atento aos sintomas de modo a não tornar um problema mínimo numa complicação bem mais séria.

Como aliviar as dores musculares no pescoço ou nuca

A melhor forma de aliviar as dores cervicais é mediante a toma de analgésicos e anti-inflamatórios e de relaxantes musculares. A colocação de compressas quentes, ou emplastros, na zona também ameniza o desconforto, motivando o relaxamento dos músculos.

Nas situações mais sérias será imprescindível a colocação de um colar cervical, para proteger a zona do pescoço de movimentações mais bruscas que intensifiquem a dor e conceder-lhe melhores garantias de repouso.

Quando as dores comecem a diminuir é conveniente começar a fazer exercícios de relaxamento muscular, mediante orientação médica ou de um fisioterapeuta. Deverá começar de forma gradual e moderada, aumentando o ritmo à medida que se for sentindo melhor. Nalguns casos, o médico poderá prescrever a realização de sessões de tracção cervical que visam a descompressão das articulações.

As massagens e a acupunctura são também soluções interessantes para amenizar as dores cervicais, havendo ainda a possibilidade de aplicação de ultra-sons, de corrente eléctrica ou de raios infravermelhos, bem como de outras medidas de fisioterapia.

A psicoterapia será também uma opção a considerar para os casos em que estejam envolvidas causas do foro psicológico.

Vídeo com massagens para alívio da dor muscular no pescoço

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 11-01-2013 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

92 Comentários

  1. muito bom!!! adorei os exercicios realmente trazem alivio nos musculos..

  2. Marcelo says:

    Doutor , To com essa dor no pescoço ai ela sobe e fica na nuca , o nervo que tem atras do pescoço ta doendo tbm ,quando eu fico ne um lugar quente ele para de doer e quando eu to deitado tbm
    Pela manha eu levanto ele nao ta doendo ai quando eu começo a trabalha e fazer movimento com a cabeça ele começa a doer , o que pode ser ?

    • admin says:

      Marcelo, você deu algum mau jeito, ou pegou em algo demasiado pesado antes dessa dor?

      • susan lopes says:

        Tb convivo com dor intensa no pescoço e nuca. Pela manha n a sinto. Porém ainda durante a manha ela chega e permanece ate q eu me deite no final do dia. Nem sempre os relaxantes musculares q sao constantes em minha vida resolvem e a dor se espalha pela cabeça. Vivo ainda com um “peso” na nuca, ombros, pescoço. Ja busquei ajuda de neurologista e um cirurgiao de cabeça e pescoço. Porem os exames n detectaram nada. Fui encaminhada a um psiquiatra pois suspeitou-se de fundo emocional. Fui diagnosticada com depressao e logo depois transtorno bipolar e hj me trato com medicamentos para este quadro. Mas as dores n deram trégua. O que devo fazer?

        • admin says:

          Seu caso é demasiado complexo e merece uma análise mais cuidada. Pode haver de facto uma somatização de problemas do dia-a-dia nessas dores. Procure um psiquiatra de novo.

        • Flávio says:

          pode ser uma compressão da cervical, causada por diversos fatores. A compressão pode estar afetando os nervos que passam pela região, causando essa irradiação da dor. Procure um Fisioterapeuta. Algumas técnicas de tração podem ajudar a aliviar a compressão, “desvirar” vértebras rodadas e aliviar a região. As dores musculares podem ser tratadas com técnicas de massagem, e o terapeuta pode avaliar se há necessidade em corrigir a postura. Espero ter ajudado. Abs

  3. Beatriz says:

    Olá, estou com uma dor muscular (penso eu ser muscular) do lado esquerdo do pescoço. Não é torcicolo pois ao virar a cabeça para os dois lados não me doi. Doi sim quando estico para cima e quando toco naquela zona “gorda” do pesco;co quando esticado que parece tendão/musculo ou será cartilagem? Já pus pomada para ver se melhora mas não está a fazer muito efeito. Que devo fazer?

    • admin says:

      Pode ser um tendão inflamado. Se a intensidade da dor for muito elevada, talvez seja boa ideia consultar um médico.

  4. Rafael says:

    Dr acordei a 4 dias atras com dor no pescoço do lado direito pouco atras da orelha e vai descendo até o meio do pescoço quando olho pra a direita então quase nao agüento que tipo de medico devo procurar.

    • admin says:

      Ortopedista. Mas, na nossa opinião talvez tenha sido de um mau jeito que deu durante o sono, dormindo numa posição prejudicial. Dentro de um par de dias passa. Se não passar vá no médico sim.

  5. barbara says:

    acho que esse site ajuda muita gente com as dores e remédios de ervas naturais .

  6. luana says:

    Estou a 5 dias com dor no pescoço q se estende até a nuca ja fui ao médico clinico varias vezes e so passava remedio para amenizar a dor melhorava e depois a dor voltava e ate agora não obtive melhoras ador continua o q pode ser???? e q medico devo procurar para solucionar de vez meu problema???? Me Ajuda

  7. Dr. Eu ando com dores de cabeca desde o inicio do ano, meu pescoco doe muito, qando estou a ler as dores pioram e nao consigo me concentrar.
    NB: nao uso oculos.
    Peco a tua ajuda estou a passar mal.

  8. monica says:

    Dr tive bebe a 2 meses e sinto uma dor intensa no pescoço chegando ao braço principalmente quando fico ansiosa o que sera? qual medico procura?

    • admin says:

      Depois de ter bebe é normal que a fadiga se instale e tome conta do dia-a-dia da mulher. Não será esse o seu caso, aliado a alguma ansiedade?

  9. Josi says:

    Boa noite!
    Fiquei doente na noite de domingo, dores em todas as partes do corpo, semelhante a uma gripe – mas sem tosse, e dores de gargante..
    Ocorre que acordei segunda com dores na coluna cervical (nuca pescoço e região dos pulmões) e em todas as articulações do corpo e mal posso me mexer pelas dores na cervical. O que pode ser?

    • admin says:

      Josi pode ser simplesmente uma noite mal dormida, pode ser stress, pode ser tensão/ansiedade. Na nossa opinião, antes de procurar um médico procure relaxar, ter noites de sono retemperadoras e acima de tudo cuide da sua parte psicológica, esta tem um peso inacreditável no nosso bem estar físico.

  10. Guto says:

    bom dia
    Dr. ontem estava normal ate que olhei para o lado direito e percebi um desconforto, depois de alguns minutos o desconforto aumentou. e ta doendo muito fazer qualquer movimento com o pescoço, tomei um anti-inflamatório e nada a do r persiste o que devo fazer nessas situação
    obrigado

  11. keide lauer says:

    Dr. Estou ha alguns meses tendo uns estalos na nuca,sempre que viro pra lado esquero e quando me deito sinto como se tivesse areia nos ossos da nuca,oque é isso?????

  12. josiele says:

    meu nome e’josiele tenho 26 anos e a mais ou menos uns 7 anos sinto uma dor diariamente do lado esquerdo do pescoço.tem horas q da uma aliviada mais quando nao esta doendo mesmo ela queima.tem horas que me vem uma vontade de estralar quando estralo ela melhora por alguns segundos mais volta com mnais intensidade,ela parece que com o pasar do tenpo ta fikando pior doutor oq pode ser essa dor orroraza q me persegue o dia td?

    • admin says:

      Josiele, alguma vez teve algum traumatismo no pescoço?

      • josiele says:

        nao que eu me lembre dr eu sinto ela o tempo todo do lado esquerdo e pareçe q esta prejudicando o resto das costas,quando nao esta doendo a sensaçao e’que parece esta meio dormente, dai logo em seguida vem a dor ou queima no local.Estou ficando preocupada dr.oque devo fazer dr…

  13. Ana Lúcia says:

    Doutor, ontem fui lavar o cabelo e ao massageá-lo, senti uma dor na nuca do lado esquerdo, a dor foi parecida como se eu tivesse batido a cabeça no local onde dói, mas não bati. O que pode ser?

    • admin says:

      Por vezes um tendão inflamado, ou uma simples distensão muscular durante algum movimento, podem provocar algo assim. Se persistir consulte um médico.

  14. carla says:

    Venho tendo dores no pescoço do lado esquerdo apenas e muita dor de cabeça. Os gânglios do pescoço não estão inchados e doi na parte de baixo. O que pode ser?

  15. Juliana says:

    sinto muita dor na nuca e no meio das costa, a dor se espalha para peito, O que será?

    • admin says:

      Dores na coluna Juliana, podem ter origens tão simples como a má postura, sono não satisfatório, ou até mau jeito. Veja se é esse o seu caso.

  16. josiele says:

    otimo muito bom mesmo

  17. Sinto todos estes sintomas citados no último comentário há várias semanas e já tenho procurado vários profissionais entre, fisioterapeuta, acumputurista, ortopedista ( 2 ). Não tenho obtido muito resultado positivo. Sei, também tenho estado com muito acumulo de atividades e muitas destas com urgência de providências. O TENIX me ajudou por um pouco de tempo. A Bursit nos dois ombros me incomodam há meses. Preciso de ajuda…

  18. Laís says:

    Bom dia, Dr. Tive uma gripe e acredito que as tosses fortes lesionaram meus músculos do pescoço. A dor começou como se fosse torcicolo, em todo o pescoço (atrás e nos lados, nuca e ombros), e foi aumentando. A dor é tão insuportável que acordo no meio da noite e preciso tomar um analgésico. Só fico bem quando tomo o analgésico. Sou resistente a dor mas, é realmente insuportável. Do lado esquerdo a dor é mais forte e ao massagear posso sentir um nódulozinho. Já tomei 2 relaxantes musculares que resolveram temporariamente. Essa dor já ocorre há 5 dias.

  19. Ola. Gostei das informações estrapreliminares (existe esta palavra?) De ves em quando sentia uma dor na nuca e não sabia por que, atrapalhando até bastante quando dirigia; mas acho que era por causa de algum stress, ou tipo coisa igual, mas já estou bem. Desejo muito bom trabalho a todos vcs e que possam ajudar àqueles que eventualmente necessitem. Deus os abençoem. Abraços.

  20. Rosangela says:

    Olá!!!! Estou sentindo a alguns dias uma dor no pescoço (nuca) quando viro para os dois lados (parece que o músculo estica), doe também quando olho para cima. No fim de semana doeu até na hora de engolir alimento. Tomei Tandrilax por 2 dias e sarou, depois voltou novamente. O que pode ser???

    • admin says:

      Pode ser tanta coisa Rosangela, por agora recomendamos repouso e que não faça esforço físico. Se dentro de alguns dias a dor se mantiver, procure um médico.

  21. solange says:

    dr ha 2 anos sinto dores no pescoço e na nuca ja fui no ortopedista que me passa remedio antiinflamatorio com relaxante so que esses remedios me aceleram o coracao entao suspendi principalmente quando o tempo esquenta doi muito minha cabeça e a dor vem da nuca e quando durmo a noite a cabeça formiga e o meu pescoço fica duro e os ombros pesado isso tem a ver com a contratura muscular que o medico alegou que eu tenho?

  22. Laís says:

    Eu agradeço o serviço de vocês. São muito atenciosos e dedicados nessa atividade! Obrigada por terem atendido a minha dúvida! Muita Prosperidade! Abraços.

  23. Maria says:

    Depois de um “estirão”, por causa de um movimento brusco com o braço,meu pescoço nunca mais foi o mesmo , há anos que ele inflama por qualquer motivo e nunca fica normal, está sempre doendo, já tomei vários medicamentos, fiz fisioterapia, mas sempre volta a inflamar e para piorar a inflamação se alastra para nuca e lado esquerdo da cabeça. Não sei mais o que fazer. O senhor tem alguma opinião a respeito do meu caso? ou algum exame que eu possa fazer, só fiz radiografia.

    • admin says:

      Maria, de certeza que depois de tanto tempo você já deve ter feito de tudo para resolver o seu problema. O pouco que podemos dizer é que por vezes há mazelas que ficam para a vida inteira e que médico nenhum pode soluciona, apenas diminuir o incómodo.

  24. Erika says:

    A tempo estou sentindo dor na coluna leve e sinto também dor nos braços e uma queimação em uma parte da mão esquerda(as vezes)Agora a 5 dias estou com uma forte dor na nuca, pescoço, braço esquerdo e agora a dois dias estou sentindo uma parte da coluna(do meio pra cima)dormente. Trabalho direto sentada n frete do computador e tenho habito e sentar de qualquer jeito com a perna pra cima.Pode ser hérnia de disco?

  25. Davi says:

    Doutor, há um bom tempo venho sentindo uma dor aguda na nuca e também uma na região lombar que são bem parecidas. Muitas vezes quando a dor é mais forte, se eu faço o movimento com a cabeça pra baixo, eu sinto a dor lá em baixo na lombar. Acordo com essa dor todos os dias e vai se aliviando ao longo do dia. E também me da muita vontade de sempre estar estralando o pescoço e a parte lombar e acho q isso também intensifica a dor. Gostaria de saber se isso é algo crônico ou se posso estar com algo muito sério. Obrigado!

  26. bom dia dr.estou ha 4 dias com uma dor do lado direito do pescoço que sobe pra nuca, quando viro a cabeça pro lado direito,isso aconteceu depois de um movimento brusco q fiz,estou tomando relachante muscular mas a dor passa mas depois volta. o q devo fazer?

  27. Ayne Lemos says:

    O artigo é ótimo. Doutor por favor me ajuda a esclarecer uma dúvida, eu sinto uma dor no pescoço há 9 meses e não passa é a todo instante, sempre estala, não consigo ficar muito tempo com ele parado, dá uma fadiga uma dorzinha incomoda, mas quando eu mexo também doi, faz uns estalos doloridos. E do lado direito tem um caroço que está me deixando preocupada porque aumentou. Já fiz um raio x e não deu nada, uma ultrassom que deu uma leve inflamação no linfonodo. Já tomei vários tipos de remédios e não passa. Tô ficando desesperada e muito triste porque doi muito e não para é todo dia. Obrigada.

  28. Luis says:

    Estou com um incomodo na região esquerda do pescoço há 2 meses, iniciada quando de uma viagem bastante estressante a China. Já passei por 2 otorrinos e uma gastro, e fiz um rx do esôfago com contraste que não apontou nenhum problema e uma nasolaringoscopia que detectou uma suspeita de refluxo…porém já faz 3 semanas que estou tomando os medicamentos e não houve melhora. Sinto como se algo pressionasse meu pescoço do lado esquerdo, e as vezes meu ouvido parece tampar…de forma paralela mas não sei se relacionada sinto também bolo na garganta e rouquidão. A sensação está tirando a minha paz. Que tipo de especialista entende que devo buscar ou que exame fazer para tentar descobrir o que tenho?

  29. Eli says:

    Dr, tenho hérnia de disco cervical. Qdo descobri sentia formigamento no braço direito e dor nas costas se tivesse um nó. Tratei com quiropraxia e desapareceram os sintomas.
    Agora comecei a ter dores na nuca durante a noite/madrugada. Dói os nervos de ambos os lados, justamente onde é o apoio da cabeça qdo durmo de barriga p cima, é quase uma cãimbra que se irradia até a cabeça. Acordo viro pro lado, mas pela manhã acordo quase travada, e depois que me levanto e começo a me movimentar a dor vai sumindo. Mas agora tenho tido diariamente, e já não tenho posição boa pra dormir, talvez de bruço,mas não consigo. O que me diz? Obrigada

    • admin says:

      Mude de almofada e verifique se a sua posição a dormir é a melhor. Se não alterar nada, procure um médico (ou até a quiropraxia que parece já ter resultado com você).

  30. Estou com uma dor no pescoco e nao pasa ate me dai a cabeca o que sera e alguma coisa grave queria uma openiao

  31. Estou muito satisfeita

  32. José Carlos says:

    Boa tarde Dr.

    Estou precisando de ajuda, acho que ninguém até o momento consegue me ajudar de forma satisfatória.

    A exatos 06 meses que venho sofrendo de dor no pescoço, lado esquerdo inteiro, similar a um torcicolo, desde o pé da orelha até o ombro mais ou menos. Imagino eu pois na época estava fazendo academia e vinha pegando pesado demais, porem essa dor me fez parar de treinar.

    Fui ao Ortopedista logo no inicio e me receitou uma ressonância, fiz e deu protusão em quase todas as vértebras do pescoço, receitou 10 seções de rpg e alguns medicamentos, fiz a tal rpg e nada resolveu, após rpg pediu para fazer acupuntura, estou na quinta seção e nada adiantou até agora.

    Resolvi procurar uma segunda opinião médica que me indicaram em SP, ele mudou totalmente o tratamento, estou com uma formula forte, muito colágeno e tomando relaxante muscular para dormir e outros medicamentos, disse que eu tenho ressecamento na cartilagem, disse isso sem nenhum exame.

    A partir de agora estou suspeitando de algo relacionado a músculo torcido ou rompido, ou algo no tendão “ao ler os posts vi que me identifico”. a dor não sessa de jeito nenhum, eu vou dormir com dor e acordo 100%, sem dor até o meio dia mais ou menos.

    Não sei o que faço, iniciei o segundo tratamento fazem 6 dias, durará 2 meses.
    Existe algum diagnóstico mais assertivo para meu o que sinto? Sou magro, jovem e nunca senti isso, sempre fui a academia e cuidei do corpo, porem começou após o final do ano passado onde comecei pegar pesado na academia.

    Agradeço imensamente se puder instruir e passar alguma informação que possa me ajudar.

    Grato a todos,

    José Carlos.

    • admin says:

      José Carlos, pelo que refere, se trata de uma lesão muscular (se pegou pesado na academia quase de certeza que é essa a causa do problema). Assim, nenhum relaxante muscular solucionará o seu problema. Vá a um médico e peça para verificar se você sofreu algum estiramento muscular ou até alguma rotura grave e refira que sente que a origem da dor pode ser uma lesão muscular (muito importante falar isso). Depois concerteza lhe darão o encaminhamento certo.

  33. dr. há uns 2 meses sinto uma dor no pescoço que irradia para o braço esquerdo, cabeça. e ombro ate um pouco embaixo nas costas.. passei no médico e ele me passou 2 injeções, tomei durante 5 dias, e tbm umas sessões de acupuntura e rpg mais ja estou acabando as sessões e ate agora nada… não consigo pegar peso com o braço esquerdo pq dói a nuca e cabeça.. tudo do lado esquerdo. e tbm lavando a cabeça senti como se fosse um galo atraz na nuca, mais não bati e é dolorido. parece que tá tudo tensionado 24 horas por dia.. o que será? por favor me esclareça essas duvidas..

  34. amei as materias são muito bem explicadas faceis de entender ,,,olha fui acidentada e sofri uma pancada de um automovel cai e bati o pescoço e avertebra com muita força como devo agir to fazendo compreessa e usando apomada cataflan para massagear a certo ou erradao quanto demora a te sarar?

    • admin says:

      Maria, há sequelas que demoram anos, outras nunca saram verdadeiramente e apensa se consegue alívio temporário. No caso dos acidentes, por vezes é a segunda hipótese que mais ocorre.

  35. Carlos says:

    Dr. Estou há 11 meses com uma dor, que dizem ser uma torcicolo, porém não é admissível eu conviver com essa dor insuportável, geralmente doi mais no trapézio esquerdo, antes ainda fazia efeito o mirtrax/cizax, mas agora não faz mais efeito. Já fiz Rx da vertebral e ressonância da cervical por 2x e está tudo ok. O melhor que já consegui foi quando um ortopedista aplicou uma injeção local de analgésico local em alguns pontos, mas voltou tudo após alguns dias. Fisioterapia não resolveu nada. Pode auxiliar-me a que procedimento adotar?

    • admin says:

      Não temos nenhuma sugestão. 11 meses é muito tempo e isso adiciona complexidade ao seu caso. Procure uma segunda ou até terceira opinião de ortopedistas.

  36. elcileni says:

    Muito bom.Aproveitei e tirei muitas dúvidas.Obrigada pela matéria esclarecedora.

  37. Isabel says:

    Estou com muitas dores no meu pescoço.

  38. Ja faz alguns dias q acordo com dores no pescoço,no lado direito e ombro, mas algumas vezes tambem na nuca. Ja tomei anti-inflamatorios (nimesulida) e tambem relaxante muscular o que ameniza por algumas horas. o que faco?

  39. Robson says:

    a uma semana fui dormir e logo que deitei percebi a chegada de uma forte dor no lado esquerdo do pescoço que me deixava impossibilitado de me mover, fui em medicos que deram injeções, comentaram que podia ser distenção, no sétimo dia a dor passou para o lado direito do pescoço, estou tomando constantemente medicação as vezes sinto leve alivio tomando butacid, tomo tambem profenid, no momento a dor está insuportavel, sinto encomodo para dormir, o que pode ser isso, não aguento mais essas fortes dores, sinto até enjoo. quanto tempo ficarei curado?

  40. Ótimo artigo, parabens.Gostei muito.

    A 3 dias estou com dor no lado esquerdo do pescoço que passa quando acho uma posição adequada,ao dormir não doi.Virando o pescoço para esquerda e direita não doi´,só doi virando para traz,(como uma fisgada). Dependendo da posição,doi até para abrir a boca ao bocejar.
    As vezes apertando a cervical,doi , as vezes não,
    nisulide não resolveu,há estralos no pescoço ,fiz uma massagem com cataflam , piorou,quando eu sento em uma cadeira corretamente , melhora,sento no sofá ,piora,em pé tambem doi e melhora procurando uma posição entortando o pescoço,tenho bico de papagaio dorsal e servical, pode ser ? tenho 67 anos faço musculação e nunca tive problemas, agora estamos em ferias.Essa dor veio do nada,agora durante as férias da musculação.

    Agradeço muito a opinião do Sr.
    feliz ano novo

  41. Robson says:

    DEPOIS DE UMA SEMANA COMECEI TER ZUMBIDO NO OUVIDO, CHEGUEI PENSAR SER REAÇÃO DO PROFENID, PAREI DE TOMAR, A DOR DESCEU PARA A LOMBAR, E O ZUMBIDO CONTINUA, FUI AO HOSPITAL DERAM LAVAGEM NOS OUVIDOS MAIS NAO ADIANTOU, CONTINUO COM ZUMBIDO E HOJE A DOR DESCEU PARA A LOMBAR

  42. Raphael says:

    Doutor, durante o dia meu ombro e meu pescoço ficam normal, mas quando vou dormir acordo de madrugada com uma dor imensa no ombro e acordo com torcicolo…o que pode ser? ja mudei de travesseiro

    • admin says:

      Pode ser de dormir na posição errada, ou pode ser do colchão (colchões moles ou velhos podem provocar esses problemas).

  43. Rayane says:

    estou a mais de um mes com uma dor incomoda no pescoço,proximo a nuca e nas laterais.
    Nao sei o que fazer , está ficando insuportavel!
    tomei torxlax e dorflex, voltarem( injeçao ),compressa de gelo , de agua quente.

    medico disse que é stress ,emocional, mas eu acho que tem muito tempo já . e eu nao estou tao ruim assim emocionalmente.

    o que eu faço ?

  44. jardenia says:

    Muita dor no pescoco,lado direito,o que eu faco

  45. Karina says:

    Olá, já tenho alguns dias dores no pescoço, nos ombros e muita dor de cabeça, tomo remédios para dores musculares, relaxante muscular, porém não tem adiantado quase nada. O que pode ser?

  46. Kauã says:

    Doutor sinto fortes dores no pescoço e nos ombros a todo o momento as dores só aliviam quando estalo o pescoço, mais estalo o pescoço a todo momento de 10 em 10 segundos não consigo parar pois sinto muita dor na região a ponto de não conseguir olhar pra frente e não me concentrar em nada que faço pois tenho esse costume de estalar o pescoço a todo tempo por causa das dores não aguento mais me ajude

O que achou do artigo?