Home

Dor muscular no pescoço

Dor muscular no pescoço

Dor muscular no pescoço

O pescoço é um pilar do nosso corpo, sustentando não apenas a cabeça, mas servindo de precioso pendor para o resto do corpo.

E como músculo tão central, é alvo de agressões diárias, seja por más posturas, por movimentos bruscos ou por acidentes / incidentes quotidianos. Daí que esteja atreito a lesões do foro muscular.

Quem sofre com este tipo de lesão muscular não espere livrar-se dela em poucos dias, o mais provável é que tenha que lidar com ela durante algumas semanas ou até meses, conforme a gravidade da situação.

Vamos, de seguida, abordar algumas das situações que mais habitualmente causam estas inconvenientes e desagradáveis dores no pescoço…

A dor cervical aguda

A dor cervical aguda é um problema sério que urge tratar com parcimónia e muito cuidado. Este tipo de dor aparece usualmente de forma súbita no pescoço e pode ter reflexos de incómodo nos membros adjacentes, nomeadamente nos ombros e na nuca, ou até nas articulações. É habitualmente uma dor bastante forte e incomodativa, bastante limitante em termos de movimentação.

Há casos em que as dores musculares ao nível do pescoço surgem de forma ligeira, o que leva à sua desvalorização e, em muitos casos, à manutenção dos maus hábitos que as provocaram primeiramente. Nestas circunstâncias, é provável que o caso evolua no sentido de uma dor cervical aguda que poderá exigir a imobilização da área, nomeadamente com um colete protector específico, o chamado colete cervical.

Em muitos casos, as dores cervicais têm como causas: acidentes, fracturas ou distensões. Mas também podem surgir associadas a grandes episódios de tensão e de stress, motivados por preocupações e / ou emoções muito intensas.

As más posturas e o desequilíbrio vertebral

A maioria dos casos de dores musculares no pescoço é originada por maus hábitos posturais – como por exemplo manter continuamente as costas tortas quando se trabalha no computador. As más posturas rotineiras e repetitivas provocam desequilíbrios e tensões na zona da coluna vertebral que originam problemas um pouco por toda a zona lombar e que afectam, tantas vezes, também o pescoço.

Corrigir os maus hábitos é, deste modo, fundamental para evitar este tipo de problemas e para prosseguir uma vida mais saudável em termos globais.

Este tipo de desequilíbrio e de tensão pode verificar-se ainda durante o sono, o que é bastante pernicioso, pois essa fase da nossa vida devia ser vivida em plena harmonia, permitindo ao corpo o repouso absoluto. Quando não é assim as tensões musculares acumulam-se um pouco por todo o lado.

Cuide-se e relaxe…

Acima de tudo, é preciso que tenha em mente a importância de cuidar de si e de estar atento a estas dores musculares no pescoço, mesmo quando são ligeiras e pouco incomodativas. Esse poderá ser o primeiro sinal de alerta para uma situação bem grave que exigirá atenção particular.

E depois, é preciso que leve a cabo hábitos de vida saudáveis, procurando equilibrar corpo e alma, no sentido de viver bem consigo mesmo e de relativizar os problemas que motivam a acumulação de tantas tensões. Aprenda a relaxar e a viver com menos pressa.

Poderá precisar de ajuda de soluções como a acupunctura e a psicoterapia, excelentes alternativas para o ajudarem a criar as melhores condições para seguir o melhor caminho para a sua saúde. E obviamente que poderá sempre recorrer aos relaxantes musculares.

Vídeo com massagens para aliviar a dor muscular no pescoço

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 22-12-2014 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

158 Comentários

  1. muito bom!!! adorei os exercicios realmente trazem alivio nos musculos..

  2. Marcelo says:

    Doutor , To com essa dor no pescoço ai ela sobe e fica na nuca , o nervo que tem atras do pescoço ta doendo tbm ,quando eu fico ne um lugar quente ele para de doer e quando eu to deitado tbm
    Pela manha eu levanto ele nao ta doendo ai quando eu começo a trabalha e fazer movimento com a cabeça ele começa a doer , o que pode ser ?

    • admin says:

      Marcelo, você deu algum mau jeito, ou pegou em algo demasiado pesado antes dessa dor?

      • susan lopes says:

        Tb convivo com dor intensa no pescoço e nuca. Pela manha n a sinto. Porém ainda durante a manha ela chega e permanece ate q eu me deite no final do dia. Nem sempre os relaxantes musculares q sao constantes em minha vida resolvem e a dor se espalha pela cabeça. Vivo ainda com um “peso” na nuca, ombros, pescoço. Ja busquei ajuda de neurologista e um cirurgiao de cabeça e pescoço. Porem os exames n detectaram nada. Fui encaminhada a um psiquiatra pois suspeitou-se de fundo emocional. Fui diagnosticada com depressao e logo depois transtorno bipolar e hj me trato com medicamentos para este quadro. Mas as dores n deram trégua. O que devo fazer?

        • admin says:

          Seu caso é demasiado complexo e merece uma análise mais cuidada. Pode haver de facto uma somatização de problemas do dia-a-dia nessas dores. Procure um psiquiatra de novo.

        • Flávio says:

          pode ser uma compressão da cervical, causada por diversos fatores. A compressão pode estar afetando os nervos que passam pela região, causando essa irradiação da dor. Procure um Fisioterapeuta. Algumas técnicas de tração podem ajudar a aliviar a compressão, “desvirar” vértebras rodadas e aliviar a região. As dores musculares podem ser tratadas com técnicas de massagem, e o terapeuta pode avaliar se há necessidade em corrigir a postura. Espero ter ajudado. Abs

    • Boa noite estou com dore no pescoço ja ha 6 anos passa e bem desde que cai de um cavalo
      Que posso fazer?

  3. Beatriz says:

    Olá, estou com uma dor muscular (penso eu ser muscular) do lado esquerdo do pescoço. Não é torcicolo pois ao virar a cabeça para os dois lados não me doi. Doi sim quando estico para cima e quando toco naquela zona “gorda” do pesco;co quando esticado que parece tendão/musculo ou será cartilagem? Já pus pomada para ver se melhora mas não está a fazer muito efeito. Que devo fazer?

    • admin says:

      Pode ser um tendão inflamado. Se a intensidade da dor for muito elevada, talvez seja boa ideia consultar um médico.

  4. Rafael says:

    Dr acordei a 4 dias atras com dor no pescoço do lado direito pouco atras da orelha e vai descendo até o meio do pescoço quando olho pra a direita então quase nao agüento que tipo de medico devo procurar.

    • admin says:

      Ortopedista. Mas, na nossa opinião talvez tenha sido de um mau jeito que deu durante o sono, dormindo numa posição prejudicial. Dentro de um par de dias passa. Se não passar vá no médico sim.

  5. barbara says:

    acho que esse site ajuda muita gente com as dores e remédios de ervas naturais .

  6. luana says:

    Estou a 5 dias com dor no pescoço q se estende até a nuca ja fui ao médico clinico varias vezes e so passava remedio para amenizar a dor melhorava e depois a dor voltava e ate agora não obtive melhoras ador continua o q pode ser???? e q medico devo procurar para solucionar de vez meu problema???? Me Ajuda

  7. Dr. Eu ando com dores de cabeca desde o inicio do ano, meu pescoco doe muito, qando estou a ler as dores pioram e nao consigo me concentrar.
    NB: nao uso oculos.
    Peco a tua ajuda estou a passar mal.

  8. monica says:

    Dr tive bebe a 2 meses e sinto uma dor intensa no pescoço chegando ao braço principalmente quando fico ansiosa o que sera? qual medico procura?

    • admin says:

      Depois de ter bebe é normal que a fadiga se instale e tome conta do dia-a-dia da mulher. Não será esse o seu caso, aliado a alguma ansiedade?

  9. Josi says:

    Boa noite!
    Fiquei doente na noite de domingo, dores em todas as partes do corpo, semelhante a uma gripe – mas sem tosse, e dores de gargante..
    Ocorre que acordei segunda com dores na coluna cervical (nuca pescoço e região dos pulmões) e em todas as articulações do corpo e mal posso me mexer pelas dores na cervical. O que pode ser?

    • admin says:

      Josi pode ser simplesmente uma noite mal dormida, pode ser stress, pode ser tensão/ansiedade. Na nossa opinião, antes de procurar um médico procure relaxar, ter noites de sono retemperadoras e acima de tudo cuide da sua parte psicológica, esta tem um peso inacreditável no nosso bem estar físico.

  10. Guto says:

    bom dia
    Dr. ontem estava normal ate que olhei para o lado direito e percebi um desconforto, depois de alguns minutos o desconforto aumentou. e ta doendo muito fazer qualquer movimento com o pescoço, tomei um anti-inflamatório e nada a do r persiste o que devo fazer nessas situação
    obrigado

  11. keide lauer says:

    Dr. Estou ha alguns meses tendo uns estalos na nuca,sempre que viro pra lado esquero e quando me deito sinto como se tivesse areia nos ossos da nuca,oque é isso?????

  12. josiele says:

    meu nome e’josiele tenho 26 anos e a mais ou menos uns 7 anos sinto uma dor diariamente do lado esquerdo do pescoço.tem horas q da uma aliviada mais quando nao esta doendo mesmo ela queima.tem horas que me vem uma vontade de estralar quando estralo ela melhora por alguns segundos mais volta com mnais intensidade,ela parece que com o pasar do tenpo ta fikando pior doutor oq pode ser essa dor orroraza q me persegue o dia td?

    • admin says:

      Josiele, alguma vez teve algum traumatismo no pescoço?

      • josiele says:

        nao que eu me lembre dr eu sinto ela o tempo todo do lado esquerdo e pareçe q esta prejudicando o resto das costas,quando nao esta doendo a sensaçao e’que parece esta meio dormente, dai logo em seguida vem a dor ou queima no local.Estou ficando preocupada dr.oque devo fazer dr…

  13. Ana Lúcia says:

    Doutor, ontem fui lavar o cabelo e ao massageá-lo, senti uma dor na nuca do lado esquerdo, a dor foi parecida como se eu tivesse batido a cabeça no local onde dói, mas não bati. O que pode ser?

    • admin says:

      Por vezes um tendão inflamado, ou uma simples distensão muscular durante algum movimento, podem provocar algo assim. Se persistir consulte um médico.

  14. carla says:

    Venho tendo dores no pescoço do lado esquerdo apenas e muita dor de cabeça. Os gânglios do pescoço não estão inchados e doi na parte de baixo. O que pode ser?

  15. Juliana says:

    sinto muita dor na nuca e no meio das costa, a dor se espalha para peito, O que será?

    • admin says:

      Dores na coluna Juliana, podem ter origens tão simples como a má postura, sono não satisfatório, ou até mau jeito. Veja se é esse o seu caso.

  16. josiele says:

    otimo muito bom mesmo

  17. Sinto todos estes sintomas citados no último comentário há várias semanas e já tenho procurado vários profissionais entre, fisioterapeuta, acumputurista, ortopedista ( 2 ). Não tenho obtido muito resultado positivo. Sei, também tenho estado com muito acumulo de atividades e muitas destas com urgência de providências. O TENIX me ajudou por um pouco de tempo. A Bursit nos dois ombros me incomodam há meses. Preciso de ajuda…

  18. Laís says:

    Bom dia, Dr. Tive uma gripe e acredito que as tosses fortes lesionaram meus músculos do pescoço. A dor começou como se fosse torcicolo, em todo o pescoço (atrás e nos lados, nuca e ombros), e foi aumentando. A dor é tão insuportável que acordo no meio da noite e preciso tomar um analgésico. Só fico bem quando tomo o analgésico. Sou resistente a dor mas, é realmente insuportável. Do lado esquerdo a dor é mais forte e ao massagear posso sentir um nódulozinho. Já tomei 2 relaxantes musculares que resolveram temporariamente. Essa dor já ocorre há 5 dias.

  19. Ola. Gostei das informações estrapreliminares (existe esta palavra?) De ves em quando sentia uma dor na nuca e não sabia por que, atrapalhando até bastante quando dirigia; mas acho que era por causa de algum stress, ou tipo coisa igual, mas já estou bem. Desejo muito bom trabalho a todos vcs e que possam ajudar àqueles que eventualmente necessitem. Deus os abençoem. Abraços.

  20. Rosangela says:

    Olá!!!! Estou sentindo a alguns dias uma dor no pescoço (nuca) quando viro para os dois lados (parece que o músculo estica), doe também quando olho para cima. No fim de semana doeu até na hora de engolir alimento. Tomei Tandrilax por 2 dias e sarou, depois voltou novamente. O que pode ser???

  21. solange says:

    dr ha 2 anos sinto dores no pescoço e na nuca ja fui no ortopedista que me passa remedio antiinflamatorio com relaxante so que esses remedios me aceleram o coracao entao suspendi principalmente quando o tempo esquenta doi muito minha cabeça e a dor vem da nuca e quando durmo a noite a cabeça formiga e o meu pescoço fica duro e os ombros pesado isso tem a ver com a contratura muscular que o medico alegou que eu tenho?

  22. Laís says:

    Eu agradeço o serviço de vocês. São muito atenciosos e dedicados nessa atividade! Obrigada por terem atendido a minha dúvida! Muita Prosperidade! Abraços.

  23. Maria says:

    Depois de um “estirão”, por causa de um movimento brusco com o braço,meu pescoço nunca mais foi o mesmo , há anos que ele inflama por qualquer motivo e nunca fica normal, está sempre doendo, já tomei vários medicamentos, fiz fisioterapia, mas sempre volta a inflamar e para piorar a inflamação se alastra para nuca e lado esquerdo da cabeça. Não sei mais o que fazer. O senhor tem alguma opinião a respeito do meu caso? ou algum exame que eu possa fazer, só fiz radiografia.

    • admin says:

      Maria, de certeza que depois de tanto tempo você já deve ter feito de tudo para resolver o seu problema. O pouco que podemos dizer é que por vezes há mazelas que ficam para a vida inteira e que médico nenhum pode soluciona, apenas diminuir o incómodo.

  24. Erika says:

    A tempo estou sentindo dor na coluna leve e sinto também dor nos braços e uma queimação em uma parte da mão esquerda(as vezes)Agora a 5 dias estou com uma forte dor na nuca, pescoço, braço esquerdo e agora a dois dias estou sentindo uma parte da coluna(do meio pra cima)dormente. Trabalho direto sentada n frete do computador e tenho habito e sentar de qualquer jeito com a perna pra cima.Pode ser hérnia de disco?

  25. Davi says:

    Doutor, há um bom tempo venho sentindo uma dor aguda na nuca e também uma na região lombar que são bem parecidas. Muitas vezes quando a dor é mais forte, se eu faço o movimento com a cabeça pra baixo, eu sinto a dor lá em baixo na lombar. Acordo com essa dor todos os dias e vai se aliviando ao longo do dia. E também me da muita vontade de sempre estar estralando o pescoço e a parte lombar e acho q isso também intensifica a dor. Gostaria de saber se isso é algo crônico ou se posso estar com algo muito sério. Obrigado!

  26. bom dia dr.estou ha 4 dias com uma dor do lado direito do pescoço que sobe pra nuca, quando viro a cabeça pro lado direito,isso aconteceu depois de um movimento brusco q fiz,estou tomando relachante muscular mas a dor passa mas depois volta. o q devo fazer?

  27. Ayne Lemos says:

    O artigo é ótimo. Doutor por favor me ajuda a esclarecer uma dúvida, eu sinto uma dor no pescoço há 9 meses e não passa é a todo instante, sempre estala, não consigo ficar muito tempo com ele parado, dá uma fadiga uma dorzinha incomoda, mas quando eu mexo também doi, faz uns estalos doloridos. E do lado direito tem um caroço que está me deixando preocupada porque aumentou. Já fiz um raio x e não deu nada, uma ultrassom que deu uma leve inflamação no linfonodo. Já tomei vários tipos de remédios e não passa. Tô ficando desesperada e muito triste porque doi muito e não para é todo dia. Obrigada.

  28. Luis says:

    Estou com um incomodo na região esquerda do pescoço há 2 meses, iniciada quando de uma viagem bastante estressante a China. Já passei por 2 otorrinos e uma gastro, e fiz um rx do esôfago com contraste que não apontou nenhum problema e uma nasolaringoscopia que detectou uma suspeita de refluxo…porém já faz 3 semanas que estou tomando os medicamentos e não houve melhora. Sinto como se algo pressionasse meu pescoço do lado esquerdo, e as vezes meu ouvido parece tampar…de forma paralela mas não sei se relacionada sinto também bolo na garganta e rouquidão. A sensação está tirando a minha paz. Que tipo de especialista entende que devo buscar ou que exame fazer para tentar descobrir o que tenho?

  29. Eli says:

    Dr, tenho hérnia de disco cervical. Qdo descobri sentia formigamento no braço direito e dor nas costas se tivesse um nó. Tratei com quiropraxia e desapareceram os sintomas.
    Agora comecei a ter dores na nuca durante a noite/madrugada. Dói os nervos de ambos os lados, justamente onde é o apoio da cabeça qdo durmo de barriga p cima, é quase uma cãimbra que se irradia até a cabeça. Acordo viro pro lado, mas pela manhã acordo quase travada, e depois que me levanto e começo a me movimentar a dor vai sumindo. Mas agora tenho tido diariamente, e já não tenho posição boa pra dormir, talvez de bruço,mas não consigo. O que me diz? Obrigada

    • admin says:

      Mude de almofada e verifique se a sua posição a dormir é a melhor. Se não alterar nada, procure um médico (ou até a quiropraxia que parece já ter resultado com você).

  30. Estou com uma dor no pescoco e nao pasa ate me dai a cabeca o que sera e alguma coisa grave queria uma openiao

  31. Estou muito satisfeita

  32. José Carlos says:

    Boa tarde Dr.

    Estou precisando de ajuda, acho que ninguém até o momento consegue me ajudar de forma satisfatória.

    A exatos 06 meses que venho sofrendo de dor no pescoço, lado esquerdo inteiro, similar a um torcicolo, desde o pé da orelha até o ombro mais ou menos. Imagino eu pois na época estava fazendo academia e vinha pegando pesado demais, porem essa dor me fez parar de treinar.

    Fui ao Ortopedista logo no inicio e me receitou uma ressonância, fiz e deu protusão em quase todas as vértebras do pescoço, receitou 10 seções de rpg e alguns medicamentos, fiz a tal rpg e nada resolveu, após rpg pediu para fazer acupuntura, estou na quinta seção e nada adiantou até agora.

    Resolvi procurar uma segunda opinião médica que me indicaram em SP, ele mudou totalmente o tratamento, estou com uma formula forte, muito colágeno e tomando relaxante muscular para dormir e outros medicamentos, disse que eu tenho ressecamento na cartilagem, disse isso sem nenhum exame.

    A partir de agora estou suspeitando de algo relacionado a músculo torcido ou rompido, ou algo no tendão “ao ler os posts vi que me identifico”. a dor não sessa de jeito nenhum, eu vou dormir com dor e acordo 100%, sem dor até o meio dia mais ou menos.

    Não sei o que faço, iniciei o segundo tratamento fazem 6 dias, durará 2 meses.
    Existe algum diagnóstico mais assertivo para meu o que sinto? Sou magro, jovem e nunca senti isso, sempre fui a academia e cuidei do corpo, porem começou após o final do ano passado onde comecei pegar pesado na academia.

    Agradeço imensamente se puder instruir e passar alguma informação que possa me ajudar.

    Grato a todos,

    José Carlos.

    • admin says:

      José Carlos, pelo que refere, se trata de uma lesão muscular (se pegou pesado na academia quase de certeza que é essa a causa do problema). Assim, nenhum relaxante muscular solucionará o seu problema. Vá a um médico e peça para verificar se você sofreu algum estiramento muscular ou até alguma rotura grave e refira que sente que a origem da dor pode ser uma lesão muscular (muito importante falar isso). Depois concerteza lhe darão o encaminhamento certo.

  33. dr. há uns 2 meses sinto uma dor no pescoço que irradia para o braço esquerdo, cabeça. e ombro ate um pouco embaixo nas costas.. passei no médico e ele me passou 2 injeções, tomei durante 5 dias, e tbm umas sessões de acupuntura e rpg mais ja estou acabando as sessões e ate agora nada… não consigo pegar peso com o braço esquerdo pq dói a nuca e cabeça.. tudo do lado esquerdo. e tbm lavando a cabeça senti como se fosse um galo atraz na nuca, mais não bati e é dolorido. parece que tá tudo tensionado 24 horas por dia.. o que será? por favor me esclareça essas duvidas..

  34. amei as materias são muito bem explicadas faceis de entender ,,,olha fui acidentada e sofri uma pancada de um automovel cai e bati o pescoço e avertebra com muita força como devo agir to fazendo compreessa e usando apomada cataflan para massagear a certo ou erradao quanto demora a te sarar?

    • admin says:

      Maria, há sequelas que demoram anos, outras nunca saram verdadeiramente e apensa se consegue alívio temporário. No caso dos acidentes, por vezes é a segunda hipótese que mais ocorre.

  35. Carlos says:

    Dr. Estou há 11 meses com uma dor, que dizem ser uma torcicolo, porém não é admissível eu conviver com essa dor insuportável, geralmente doi mais no trapézio esquerdo, antes ainda fazia efeito o mirtrax/cizax, mas agora não faz mais efeito. Já fiz Rx da vertebral e ressonância da cervical por 2x e está tudo ok. O melhor que já consegui foi quando um ortopedista aplicou uma injeção local de analgésico local em alguns pontos, mas voltou tudo após alguns dias. Fisioterapia não resolveu nada. Pode auxiliar-me a que procedimento adotar?

    • admin says:

      Não temos nenhuma sugestão. 11 meses é muito tempo e isso adiciona complexidade ao seu caso. Procure uma segunda ou até terceira opinião de ortopedistas.

  36. elcileni says:

    Muito bom.Aproveitei e tirei muitas dúvidas.Obrigada pela matéria esclarecedora.

  37. Isabel says:

    Estou com muitas dores no meu pescoço.

  38. Ja faz alguns dias q acordo com dores no pescoço,no lado direito e ombro, mas algumas vezes tambem na nuca. Ja tomei anti-inflamatorios (nimesulida) e tambem relaxante muscular o que ameniza por algumas horas. o que faco?

  39. Robson says:

    a uma semana fui dormir e logo que deitei percebi a chegada de uma forte dor no lado esquerdo do pescoço que me deixava impossibilitado de me mover, fui em medicos que deram injeções, comentaram que podia ser distenção, no sétimo dia a dor passou para o lado direito do pescoço, estou tomando constantemente medicação as vezes sinto leve alivio tomando butacid, tomo tambem profenid, no momento a dor está insuportavel, sinto encomodo para dormir, o que pode ser isso, não aguento mais essas fortes dores, sinto até enjoo. quanto tempo ficarei curado?

  40. Ótimo artigo, parabens.Gostei muito.

    A 3 dias estou com dor no lado esquerdo do pescoço que passa quando acho uma posição adequada,ao dormir não doi.Virando o pescoço para esquerda e direita não doi´,só doi virando para traz,(como uma fisgada). Dependendo da posição,doi até para abrir a boca ao bocejar.
    As vezes apertando a cervical,doi , as vezes não,
    nisulide não resolveu,há estralos no pescoço ,fiz uma massagem com cataflam , piorou,quando eu sento em uma cadeira corretamente , melhora,sento no sofá ,piora,em pé tambem doi e melhora procurando uma posição entortando o pescoço,tenho bico de papagaio dorsal e servical, pode ser ? tenho 67 anos faço musculação e nunca tive problemas, agora estamos em ferias.Essa dor veio do nada,agora durante as férias da musculação.

    Agradeço muito a opinião do Sr.
    feliz ano novo

  41. Robson says:

    DEPOIS DE UMA SEMANA COMECEI TER ZUMBIDO NO OUVIDO, CHEGUEI PENSAR SER REAÇÃO DO PROFENID, PAREI DE TOMAR, A DOR DESCEU PARA A LOMBAR, E O ZUMBIDO CONTINUA, FUI AO HOSPITAL DERAM LAVAGEM NOS OUVIDOS MAIS NAO ADIANTOU, CONTINUO COM ZUMBIDO E HOJE A DOR DESCEU PARA A LOMBAR

  42. Raphael says:

    Doutor, durante o dia meu ombro e meu pescoço ficam normal, mas quando vou dormir acordo de madrugada com uma dor imensa no ombro e acordo com torcicolo…o que pode ser? ja mudei de travesseiro

    • admin says:

      Pode ser de dormir na posição errada, ou pode ser do colchão (colchões moles ou velhos podem provocar esses problemas).

  43. Rayane says:

    estou a mais de um mes com uma dor incomoda no pescoço,proximo a nuca e nas laterais.
    Nao sei o que fazer , está ficando insuportavel!
    tomei torxlax e dorflex, voltarem( injeçao ),compressa de gelo , de agua quente.

    medico disse que é stress ,emocional, mas eu acho que tem muito tempo já . e eu nao estou tao ruim assim emocionalmente.

    o que eu faço ?

  44. jardenia says:

    Muita dor no pescoco,lado direito,o que eu faco

  45. Karina says:

    Olá, já tenho alguns dias dores no pescoço, nos ombros e muita dor de cabeça, tomo remédios para dores musculares, relaxante muscular, porém não tem adiantado quase nada. O que pode ser?

  46. Kauã says:

    Doutor sinto fortes dores no pescoço e nos ombros a todo o momento as dores só aliviam quando estalo o pescoço, mais estalo o pescoço a todo momento de 10 em 10 segundos não consigo parar pois sinto muita dor na região a ponto de não conseguir olhar pra frente e não me concentrar em nada que faço pois tenho esse costume de estalar o pescoço a todo tempo por causa das dores não aguento mais me ajude

  47. Ola meu nome é henrique e tenho 13 anos,eu estava na escola até que meu colega chegou pra mim e pegou minha cabeça e puxou.depois disso senti uma dor muito forte até que virei minha cabeça e doeu muito jhj é o segundo dia que estou assim toda vez que olha pro lado esquerdo meu pescoço doi meu pescoço e uma parte do meu braço esqquerdo,Pode mim ajudar a fazer isso passar ou a aliviar a dor??

  48. Boa tarde Dr.
    faz alguns meses que ando com uma dor insuportável atrás da nuca. saiu um caroço e ele está maior agora. eu estalava muito o pescoço para aliviar a tensão. tenho sinusite e dores de cabeça diariamente. mas o caroço está me preocupando pois a dor é constante e até o meu ombro e braço estão doloridos

  49. tiago says:

    Boa noite Dr
    Já a algum tempo que sinto uma sesacao esquesita no pescoço na parte da frente não é dor e só mesmo o icomodo
    .
    Sinto também uma ligeira dor na coluna sempre que meixo com o pescoço o que pode ser

  50. bom says:

    sinto dor no pescoço dps de fazer da lavar roupas ou dps de movimentar meu corpo e quando isso acontece sinto um bolo no na garganta por favor me ajude sinto isso a quase 3 meses .

  51. Oberdan says:

    Boa noite Dr.
    estou com uma dor terrível que me assombra a pelo menos 2 anos, ela dura entorno de uma semana, e vai desde o pé esquerdo até o dado esquerdo de meu pescoço, o que pode significar isso? quem é melhor para diagnosticar este caso?
    Grato por sua atenção!

  52. Doutor quase todos os dias acordo no meio da noite com fortes dores na nuca e dor de cabeça,as dores são tão fortes que fico sem posição para voltar a dormir. No dia seguinte as dores vão diminuindo ao longo do dia, e passo o dia relativamente bem. Estou preocupada pois isso tem ocorrido com muita frequência, quase todas as noite. O que me recomendaria? Certa de sua resposta desde já agradeço.

  53. Marilac says:

    Ola Dr. Boa Noite!
    Terça-feira acordei com uma dor na nuca e passei uma pomada de massagem (aquelas de pancada) ate que aliviou, mas quando Quarta feira ficou um pouco dolorido e Hoje (quinta) Acordei com o pescoço dolorido, sera que foi a possisao que dormir? Alguma coisa assim? Tenho medo de pegar meningite, pois na minha cidade esta dendo caso de meningite! Porfavor Dr, me ajuda! Bjs Obrigada Boa Noite..

    • admin says:

      Calma Marilac. Pode ser só a posição de dormir. Experimente mudar de almofada. Se não resultar mude de colchão.

  54. Nivea says:

    Quando me sento no pc, sinto dores no lado esquedo, ombro, pescoço e até ouvido… já operei tunel de carpo das duas mãos na gestação. Pode estar associado? sou destra. Lado esquerdo não doi. O que intriga é o ouvido, já fui no otorrino, e dentista e ambos disseram q não está associada com ouvido e nem atm. Fui numa psiquiatra que me diagnosticou com sindrome do pânico. Mas de fato, faço muito esforço com braço esquerdo. Att

  55. Andrea says:

    Ola dr. Ha mais ou menos 45 dias, acordei com dor na nuca/pescoço. Acreditei ser fruto de uma noite dormida de mal jeito. Porem, esta dor começou a piorar e irradiar para minha cabeça. Faço exercicios regularmente, mas estava parada devidoa uma lesao no joelho. Neste periodo meu marido se acidentou e precisei recorrer a relaxNte muscular combinaco com antiinflamatorio para aguentar a rotina de hospital, UTI e tudo mais. Aliviou um pouco a dor, mas ficou dolorido no local. Hoje, 45 dias depois, sinto dolorido os dois lados do pescoço (nao sei se é nervo ou musculo) e sinto dor quando tento alongar virando para esquerda ou para a direita. Para cima e para baixo, nao sinto nada. O problem é que irradia para a cabeça resultando em dor de cabeça. Fui num ortopedista por conta do joelho e comentei da minha dor. Ele me disse que uma injeçao talvez melhorasse a dor, acreditando ser torcicolo por conta da tensao. Estava pesquisando para entender melhor minha dor, e li algo sobre dormencia nos dedos. Nao liguei os fatos logo de cara, nem sei se tem haver, mas no frio, meus dedos das maos ficam duros, brancos e dormentes. Se vou no supermercado no inverno, na parte dos congelados erefrigerados, meus dedos endurecem e doem, mas no pescoço nunca tinha sentido nada. Pode ter alguma relaçao?! Que medico devo procurar?! Obrigada Andrea.

    • admin says:

      Andrea, o melhor será procurar um médico de clínica geral. Ele a reencaminhará para o especialista adequado se for caso disso.

  56. Nayla says:

    Boa noite! Por favor poderia me ajudar? Estou há 1 mes com dor nas costas, ombros… fui em 3 medicos, tomei anti-inflamatórios, etc.. nada ajudou a passar… só que agora o que mais está me incomodando é que está doendo demais na parte da garganta, como se tivesse um bolo alimentar ali parado… falo isso para os medicos e eles não acreditam… dizem que a dor muscular não afeta essa parte da garganta… e está sim afetando e muitooo.. por favor o que eu posso fazer para melhorar? não aguento mais essa dor… obrigada

    • admin says:

      Nayla, não será um problema do sistema nervoso? Você tem sido sujeita a muito stress, ansiedade?…

      • Nayla says:

        Obrigada pela resposta. Não estou ansiosa ou estressada sinto dores 24 horas nos ombos pescoço e principalmente garganta, parece que são os nervos e musculos do lado que doem e isso está fazendo que doa muito para eu deglutir… o senhor poderia me sugerir o que devo fazer? ou qual médico devo procurar? Obrigada

  57. Nayla says:

    Obrigada pela resposta. Não estou ansiosa ou estressada sinto dores 24 horas nos ombos pescoço e principalmente garganta, parece que são os nervos e musculos do lado que doem e isso está fazendo que doa muito para eu deglutir… o senhor poderia me sugerir o que devo fazer? ou qual médico devo procurar? Obrigada

  58. fazyla says:

    Ola,sinto dores no pescoco, ombros , na zona do peito e coluna a 4 dias. As dores sao mas persistentes a noite na zona cervical por vezes parece fazer um zumbido.Tenho tomado Stop payne, diclofenac e faco massagens que parecem que concentram a dor numa so regiao… O que me aconselha? Obrigada

  59. eloisa says:

    Olá, e tinha um cisto na cabeça do umero há 20 anos, há seis anos fiz uma radiografia e acusou que o cisto calcificou. Porem estou sentindo alguns incomodos do lado esquerdo onde tenho esse problema.Dores no pescoço do lado esquerdo e atras, dores no braço e mao, choques no cotovelo ao esbarra lo, dormencia e dificuldade de esticar o braço com a mao virada pra baixo e dor que radia para cabeça. Qual especialista devo procurar e o que pode ser?? Obrigada

  60. Taina says:

    meu marido a tempo vem apresentando dores no pescoço e vem cuidando através de relaxantes musculares e imobilização do pescoço. Recentemente a dor voltou e prejudicou o braço que ele não conseguia erguer, mas a dor permaneceu a 2 semanas. tomou injeções, soro com medicamentos e mesmo assim continua com a dor. o ortopedista do sus indicou ultrassom do pescoço, mas ate marcar ele sofre com a dor. tenho fazendo compresas com agua quente também. o que mais e preciso para alivar a dor

    • admin says:

      Não há muito mais a fazer Taina, infelizmente.

      • Taina says:

        que resposta heinnn. Para a medicina existe sempre uma saída, Se eu tivesse a resposta de um medico ou alguém como vc, aconselharia essa pessoa a se aposentar, pois ai sim não há muito o que fazer. Infelizmente, o mercado esta cheio de maus profissionais que mal sabem resolver os problemas dos outros e os seus. Acredito que o conhecimento foi muito vazio.

  61. aylla says:

    Hoje pelaa manha fui me deita na cama e eu me joguei de mal jeito quando fuii levantando foi com a dor na nuca perto do pescoço o que poder ser o que eu devo fazer

    • admin says:

      A dor parece ser resultado de má postura a dormir. Considere também mudar de almofada e até de colchão.

  62. Fernando says:

    Olá! vi que meu problema é parecido com o de algumas pessoas aqui, mas gostaria de perguntar algo.
    Tenho 37 anos e estou sofrendo com dores no pescoço, que irradiam para a nuca e ombros. Geralmente acordo bem e ao longo do dia, vai piorando, ficando muito forte após a hora do almoço. Já tem cerca de 8 meses que começou e eu associo o inicio do problema a uma torcicolo normal que tive, mas durante esta torcicolo eu alonguei demais meu pescoço lateralmente causando algum trauma. Após este evento quando viro para os lados, meu pescoço estrala de forma incomoda. Já consultei três ortopedistas, um neurologista e um reumatologista. Fiz 2 ressonâncias da cervical, raio x da cervical, exames de sangue e não foi encontrado nada de anormal. Mesmo assim fiz sessões de RPG e tento controlar o máximo minha postura sem resultado. A dor só alivia quando tomo analgésicos ou quando tomo banho quente deixando cair bastante agua no pescoço. Será que terei que conviver com isso pro resto da vida? Existe alguma outra especialidade médica que eu deveria consultar? Ou algum tratamento mais radical ou cirurgia que poderia ajudar?

    muito obrigado,
    Fernando

    • admin says:

      Depois de tudo o que fez e de todos os médicos que consultou, arriscamos dizer que pode estar perante um caso de dor crônica infelizmente.

  63. Allini says:

    Há uns 3 meses eu sinto dores nas costas como se fosse o tendão inflamado. Esta dor já chegou no pescoço, o que me causou um torcicolo e dependendo da minha postura, eu sinto dores no peito. Você pode me ajudar no diagnóstico?

  64. Ubajatiara says:

    Achei muito interessante
    , pois eu tambem tenho serios problemas na regiao da nuca, acho eu que tenho ernia de disco. doi de mais minha nuca e a dor vai e volta do nada, sou cabelereira o osso da minha vertebra esta bem fora do lugar. o que faço eu para melhorar esta dor muito forte que estou sentindo ha 4 dias. Obrigada aguardo a respostas.

  65. maria rosa says:

    DR. EU CAI, ESCORREGUEI NO PISO MOLHADO, CAI COM TUDO PRA TRÁS, DE COSTAS NO CHÃO,DESDE ENTÃO SINTO FORTES DORES NO PESCOÇO, QUANDO MOVO A CABEÇA É COMO SE ELA FOSSE CAIR, AI É HORRÍVEL, NÃO É UMA INTENSA FORTE, MAIS É UMA DOR INCÔMODA E CONSTANTE, SUA INTENSIDADE AS VEZES VARIA DA MINHA POSTURA, O QUE EU FAÇO???????????

  66. Maria says:

    Bom dia,faz umas 2 semana tenho sentido dores forte na região abaixo da coluna,tomei alguns relaxante muscular mas N melhorou.aguardo ajuda.

  67. Kelly says:

    Tenho muita dor no pescoço, e quando palpo sinto como se fossem nódulos(não ínguas), parece que estalam, tenho medo de ser câncer.Sou muito ansiosa, pode ter ligação?

    Obrigada

  68. sinti muito zumbido no ouvido,dores musculares no pescoçoesonancmais,que mais mim perduba dores zumbido no ouvido,fiz resonancia deu espondriatroaçãose,mande/me remédios caseiros e este zumbido ouvidos,sera que da coluna,abc hildete,
    et,espero repostas,

  69. Ivan Beleza says:

    Estou com fortes dores no pescoço, que se estendem ao ombro, no lado direito. Estava alarmado, mas depois de ver os comentários e os eclarecimentos que eram dados, estou um pouco relaxado. Passam apenas 2 dias. Vou monitorando a evolução das dores e, caso não passe, procurarei um médico. Obrigado.

  70. Quitéria says:

    Muito bom este artigo,bem claro e específico.
    Bom eu preciso tirar uma dúvida com o Dr.
    Dr. Há uma semana atrás mexi meu braço direito e senti como se o pescoço fosse estralar do lado direito,e após isso ficou uma dor incomôda no lado direito do pescoço como se fosse em algum ligamento e essa dor subia para trás da oreilha,depois de dois dias passou.
    Mais agora fui coçar minhas costas com o braço esquerdo e o mesmo aconteceu com o lado esquerdo do meu pescoço e a dor cai pra nuca subindo para oreilha.
    O que pode ser dr?

  71. roberto says:

    bom dia ! eu sinto dores no pescoço e tbem nas costas que esta em radiando pra o gongó, e sinto um incomodo na hora de engolir a salina, o que pode ser?

  72. lucio says:

    Doutor, parabens pelo belo trabalho. Tenho hernia de disco lombar e operei a 15 dias.. estou me recuperando bem da cirurgia… acontece que a 5 dias acordei a noite com uma dor na parte de baixo do braço esquerdo e uma dor nao muito forte, que latejava até a ponta dos dedos, seguida de formigamento nas mãos… 2 dias depois as dores do braço diminuiram muito, mas ontem acordei com uma dor no lado esquerdo do pescoço, em um ponto especifico… não irradia pra lugar nenhum… quando aperto, mais ou menos no meio do pescoço, sinto a dorzinha chata… nem mais pra cima nem mais pra baixo tenho dor…. ao longo do dia a dor passa, mas quando acordo estou com a dor… estou aflito temendo ser uma hernia cervical… o que me causa muito estresse, pois sofri muito com a hernia lombar…. esses sintomas que lhe citei são de hernia cervical?

  73. paula tanaka says:

    Estou c dor no pescoço e ombro direito e q tbm se expande p o peito

  74. Joselda says:

    Sinto muita dor na cervical, nuca e tenho muitas contraturas. Já fiz ressonância e eletroneuromiografia, mas apareceu um leve comprometimento do braço esquerdo, porém meu ombro dói muito e meu cotovelo está sempre com inchaço. Já fiz uma infiltração no cotovelo para tendinite. Sou canhota e tenho muita dificuldade em utilizar o braço esquerdo. Faço acupuntura e quiro, mas melhora somente nos primeiros dias e depois piora de novo. Tomo relaxante muscular diariamente para suportar as dores e agora me preocupo com a volta as aulas em ter que escrever e utilizar o braço esquerdo. Qual especialista devo procurar?

  75. Daniele says:

    Eu ganhei nenem em março de 2014 e na hora do parto fiquei com muito medo, pois eu sentia tudo o que a médica fazia p/ retirar o nenem, mesmo depois de ter tomado a anestesia por duas vezes. Quando a anestesia passou e eu levantei da cama senti uma dor terrivel na nuca, no nervo da nuca e os 7 dias que fiquei no hospital fiquei com esra dor. Tomei Trilax um relaxante muscular e apos 1 semana a dor sumiu, depois de 3 meses senti a mesma dor e reparei que toda vez que estou preocupada ou com medo de algo a dor fica mais forte, o que pode ser?

  76. Prezado Doutor,

    É possível uma ligeira fisgada na nuca, em alguns momentos e indolor, ao deglutir quando se tem hérnia de disco na região cervical e DTM? Tens algo que possa me indicar para leitura?

    Atenciosamente

    Paulo Henrique

  77. Andre says:

    Dr, há cerca de 4 meses acordei com um torcicolo do lado direito do pescoço. Quando cheguei no meu trabalho estava tendo uma sessão de massoterapia, daí resolvi fazer uma massagem pra ver se melhorava. A fisioterapeuta insistiu bastante no local do torcicolo mas não obteve êxito. Saí da massagem ainda com torcicolo e com a impressão que tinha piorado. (Detalhe: saí da massagem muito suado, achei super estranho) Enfim, a dor nunca parou nesses 4 meses. Fui num ortopedista que disse parecer ser torcicolo comum, mas estranhou o tempo de duração, daí disse pra eu melhorar a postura ao dormir (costumo dormir de bruços). Os movimentos pra esquerda ou direita e pra cima ou pra baixo não doem muito, mas quando tento encostar a orelha direita no ombro direito doe muuuuito, já a orelha esquerda não tanto. A dor que sinto é na parte superior do pescoço e em parte da cabeça, só do lado direito. Me ajude doutor, não aguento mais. Obrigado

  78. Daniele says:

    Obrigada, espero que passe logo pois é horrível.

  79. Boa noite estou com uma dor e queimacao na cervical ha mais d3 8 dias ja fui ao ortopedista tomei varios medicamentos mais nao passou o que faço pois a dor so aumenta.

  80. mayara says:

    Esas dores ta midando um mau estar muito grade euma fraqueza e normal.

  81. Vai fazer três semanas que eu estou com dor no pescoço, fui ao medico e me deu uma injeção na veia conhecida como tramol e outra nas nadegas e um relaxante pra tomar em casa e repouso mais não melhorou trabalho numa logistica pego peso e agora doutor o que eu faço,isso vem me incomodando e doi demais

    • thais says:

      Vai fazer três semanas que eu estou com dor no pescoço, fui ao medico e me deu uma injeção na veia conhecida como tramol e outra nas nadegas e um relaxante pra tomar em casa e repouso mais não melhorou trabalho numa logistica pego peso e agora doutor o que eu faço,isso vem me incomodando e doi demais

O que achou do artigo?