Home

Dor [muscular] no braço esquerdo

Dor no braço esquerdo

Dor no braço esquerdo

As dores nos braços são bastante frequentes, em pessoas de todas as idades e de todos os géneros. A importância que estes membros têm na nossa vida, sendo a verdadeira força motora de quase todas as acções que fazemos no nosso quotidiano, justifica essa circunstância.

Alguns dos problemas mais comuns associados às dores nos braços são de origem músculo-esquelética, motivadas por lesões e dores nos músculos, como são os casos da artrite, das cãibras e das distensões musculares, ou de origem cardiovascular, designadamente os problemas de circulação sanguínea ou os enfartes.

Um dos sinais de alerta de que uma pessoa pode estar a sofrer um ataque cardíaco é precisamente uma dor no braço esquerdo. Contudo, é preciso não se alarmar perante o aparecimento de qualquer dor no membro, já que as situações de enfarte são acompanhadas de outros sintomas.

Aprenda a identificar os sintomas do enfarte

Ao contrário do que as pessoas pensam, que acreditam que a dor no braço esquerdo é o sinal mais típico de início de um ataque cardíaco, é a dor a meio do peito que é o sintoma mais habitual nestes casos. A chamada dor retrosternal, que se pode confundir com uma sensação de peso ou de aperto no peito, pode depois estender-se ao braço esquerdo e, mesmo, subir até ao queixo ou prolongar-se pelos ombros e pelo pescoço. Nalguns casos, menos raramente, a dor pode afectar, ao invés, o braço direito.

As náuseas, os suores, a falta de ar e a sensação de perda de consciência são outros sintomas associados a um ataque cardíaco.

Podem ainda sentir-se, mas de forma menos comum, dores estranhas no estômago e na barriga, vontade de vomitar, dificuldades em respirar, fraqueza ou fadiga, ansiedade, palpitações e palidez.

A intensidade da dor sentida num enfarte diverge de paciente para paciente e não é necessariamente muito forte. Razão pela qual muitas vezes os sintomas referidos são desvalorizados pelos doentes, o que é extremamente perigoso.

Se é uma pessoa que sofre ou tem um historial de doenças cardiovasculares, ou se tem propensão familiar para este tipo de casos, é conveniente que esteja particularmente atento a todos os sintomas mencionados. Perante um ataque cardíaco, uma ágil intervenção pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte.

O que fazer perante um enfarte?

Se sentir que está a sofrer um ataque cardíaco, o primeiro passo é chamar uma ambulância ou dirigir-se de imediato às urgências de um hospital, mas só no caso de ter alguém que o leve e se estiver próximo do hospital. Uma assistência médica rápida é fundamental para desentupir a artéria coronária afectada pelo trombo ou coágulo de sangue.

A seguir pode tomar, e não dissolver na boca, uma ou meia aspirina, nunca duas. O ácido acetilsalicílico presente neste medicamento diminuirá a capacidade de coagulação do sangue e poderá atrasar a formação do trombo.

Depois deve colocar-se na posição que for mais confortável para si, seja deitado ou sentado, procurando manter a calma e esperando pela ajuda médica imprescindível.

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 20-01-2013 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

82 Comentários

  1. deveis equanto eu sinto muitas dores no musculo do braco esquerdo e muita dores no peito e cansaso me manda uma resposta povavo

  2. sinto muita dor no braço esquerdo,pareçe que tem uma coisa se mexendo dentro do musculo,isso esta me comodando muito,n sei o que fazer,já fui no ortopedista,ele falo que estava tudo bem.o que fazer.

  3. tatiely says:

    ontem tive um a dor perto do ombro como se fosse uma pontadas fiquei a noite toda com dor. gostaria de saber se estou correndo perigo de infarte?

  4. Brenda says:

    Ola,ontem comecei a sentir uma dorzinha bem leve acima do seio,e doi quando movimento o braço esquedo.tbm e sinto um leve desconforto no braço,oq pode ser isso?fiz exames d coração a pouco tempo e nao deu nada!

  5. tenho problema de pressão alta as vezes sinto dores no braço é algumas pintadas no peito

  6. Ola, ha varias semanas que tenho tido dores no peito tenho nausas cada a vez que acabo de comer tenho aquela sensaçao de nao estar naquelle lugar preciso é como se fosse desmaiar eu tenho apenas 13 anos e ando preocupado… Obrigado por responder o mais rapido possivel.

  7. É possivel ter um enfarte aos 13 anos? Obrigado por responder o mais rapido possivel. E obrigado por a resposta interior!

  8. Isadora says:

    Minha mãe , de 41 anos todo dia reclama de fortes dores no braço esquerdo isso pode levar ao infarto ? eu só tenho 12 anos e moro com meu irmão de 7 que é deficiente (meu pai não mora mais comigo) por favor , me de uma ajuda não sei o que fazer !

  9. saionara says:

    estou com dor no braço esquerdo,ha pelomenos 2 messes a dor e do cutuvelo para as maos nas juntas a dor no ombro tambem chega ser insuportavel mal consigo levantar o copo sinto cada vez pior principalmente a noite.q tipo de exame devo fazer pois rx ja fiz nao deu nada.

    • admin says:

      Consulte o seu ortopedista, ele saberá que sequência dar ao seu caso. Nós sem mais dados não conseguimos ajudar.

  10. Kuma says:

    Olha eu tenho dores no ombro e braço esquerdo que vão e dpos de uns dias voltam.houve um tempo que tive fortes dores á nivel do peito e ja acerca de 20 dias que elas desaparceram do peito mas restam só no braço esquerdo e ombro e costas.fiz ecg duas vezes e ñ deu nada.tenho dor de cabeça,dores nos nervos de todo corpo e dormência nos dois braços durante a noite.o quê pode ser?

    • admin says:

      Kuma, verifique se dorme bem, num bom colchão (mais duro de preferência) e se tem a postura correta durante o sono.

  11. Lhydd says:

    Sinto dores no peito, no braço esquerdo, no ombro e fico muito preoculpado sera que é grave??

  12. Andreia says:

    ja uma semana que to dor no peito e agora, pra ajudar to com uma sensação estranha que dói debaixo das axilas do braço esquerdo sensação de cansaço, e ontem tive tonturas o que pode ser?? muito obrigada!

  13. Tenho pontadas no peito, as vezes meu braço esquerdo doi.. mas é uma dor que vai e vem.. não contínua.. o que pode ser? sinto tonturas, respiração curta e mãos geladas e humidas. tenho 29 anos pode ser cardiaco?

    • admin says:

      Jacqueline, sem consultar um médico e fazer exames é impossível dar um diagnóstico, por isso já sabe o que tem de fazer.

  14. Ana says:

    Sou asmatica e há uns dias que ando com falta de ar e sensação de peso no peito.Já estou medicada e até mesmo cheguei a ir ao hospital esta semana.
    Mas o meu medo agora é o desconforto que sinto no braço esquerdo, não é dor, é uma espécie de formigueiro. Eu tenho 18 anos e tenho mesmo muito medo.

  15. milena says:

    ontem tive dores no peito,hj acordei as 7 da manha bem,mas as 10 hrs da manha comecei a sentir dores no braço esquerdo,medi minha pressao esta 11 por 7,agora sao 15 hrs e ainda doi meu braço,ja o peito,da umas pontadas de vez enquando,nao fiz esforço e nem carreguei nada pesado.to com medo,espero resposta,obs tenho 34 anos

  16. É possivel que eu tenha um infarte? Tenho 14 anos.

    • admin says:

      Desconhecendo se você tem algum quadro de risco, não sabemos responder, no entanto, pode sempre consultar um cardiologista.

  17. samuel says:

    olá ja faz 2 semanas que tenho dores no peito e ombro desce pelo braço esquerdo ja foi em 3 hospitais fiz eletro e n deu nada. só doi quando eu ando tenho 32 anos.

  18. Raquel says:

    Boa tarde, ultimamente tenho sentido umas pontadas no coração e palpitações alteradas. tenho sentido umas pontadas no braço esquerdo e no pé esquerdo e os meus pés têm estado constantemente gelados. Hoje acordei e o meu ombro esquerdo estava dormente Tenho arritmias e uma extrassístole ventricular o que poderá ser?

  19. muito bom... says:

    tenho 29 anos e sinto dores no peito há mais ou menos 1 ano, já fui ao cardiologista fiz holter, eletro e graças à`Deus não deu nada. Fui ao gastro fiz endoscopia fiz outros exames e não deu nada. só que ate hje sinto fortes dores no peito.Principalmente quando carrego minha filha de 3 anos e quando danço e malho peitoral só falto morrer!! a dor e cruel e paro tudo que e stou fazendo,há! tbm quando elevo força p peito tipo relaxar todos os musculos doi muito meu peito, ate espirro e tosse doi.

  20. eu tenho 16 anos e desde ontei me deu um furmigamento perto do pescoso eu fico com medo porém eu ja pasei no médico ele me falou q eu tenho um pobrema no coração mais q é uma boberinha só mais eu sou muitos nervoso e tenho muito mendo e queria saber se esse formigamento tei algum perigo de infarto.queria saber canto antes pramim fica des preucupado o brigado um boa tarde?

    • admin says:

      Gustavo, se passou no médico e ele não indicou nada de grave, descanse e relaxe. Você é jovem e muito provavelmente suadável. Na dúvida volte ao médico.

  21. julio says:

    as vezes fico com dor no peito e no braço mais quando eu pucho a pele do peito para quando solto volta e tbm muita dor no braço esquerdo o que é ?

  22. bo TRADE TO MUITO PREOCUPADA HA DOZE DIAS TO COM UMAS DORES NO MEU BRAÇO ESQUERDO TO COM MEDO DE SER INFARTE O QUE VC MI DIZ JA FIZ UM ELETRO E O MEDICO DISE QUE TA TUDO NORMAL AS VEZES DOI MEU PEITO MAS TAMBEM TENHO PROBLEMAS DE GAZES PRESOS AI QUANDO TOMO UM LUFTAL MELHORA MAIS A DOR NO PEITO CORRO RISCO D ETER UM INFARTE

  23. vanese says:

    Olá! Sempre sofri de pontadas na cabeça, do lado esquerdo que chega a latejar. Ultimamente, as dores se espalharam por todo lado esquerdo,nuca,costas, ombro, braço e perna. E também pontadas no peito, tipo agulhadas. Quando acontece, é como tivesse um peso em cima do peito, sinto cansaço e falta de ar. As vezes, as dores são acompanhadas de sensação de estado febril. Tenho paralisia do sono desde criança e meu olho esquerdo é paralisado. O que me preocupa é que minha irmã está tendo os mesmos sintomas. Gostaria de ter alguma informação. Desde já agradeço!

  24. boa noite, é assim tenho ultimamente umas dores no braço esquerdo ,onde começa o iniçio do musculo onde se ve mais musculado , no fim do ombro , mas é só isso , e certos movimentos , as vezes ja nao me doi , depois vem , isto tudo dentro destes dias , é alguma coisa de grave? tou com medo destas coisas , queria saber urgente alguma coisa , obrigado ..

    • admin says:

      Não parece nada de grave, mas na dúvida vá ao seu médico de família e ele reencaminhará para um especialista se necessário.

  25. Boa tarde!
    Ultimamente tenho sentido muita dor no braço esquerdo, do cotovelo até o ombro? fico com medo de morrer, vejo meu coração mais acelerado, meu marido diz que é músculo do coração, eu acho que não? kkkk (medo) tenho 18 anos. O que pode ser?

    • admin says:

      Calma! Primeiro consulte um médico. Se achar mesmo necessário consulte um cardiologista. Depois faça exames e perante os resultados e nova consulta no médico actue em conformidade.

      Nessa altura o melhor é se acalmar, nervosismo em excesso não resolve nada.

  26. estou com muita dor no braço esquerdo ja calse um mes ,e nao sei mas o que fazer ja fui no pronto socorro e me passaram antiframatorio e paracetamal mas so alivia na hora depos volta mas forte nossa nao estou mas aguentando esta dor .

  27. A um ano atrás senti dores no peito que iam para braço e me incomodavam demais,fui ao médico que me encaminhou ao cardiologista,ele fez eletrocardiogram e teste ergometrico e sangue,os exames deram tudo normal,e me encaminhou ao gastro,já que sentia dor de estomago e sensação de algo preso na garganta,com isso passei no gastro e descobri numa endoscopia uma gastrite corrosiva,vou no gastro novamnete,pois quando foi no mes de outubro de 2013 as mesmas dore voltaram,e me incomodam e me dão medo de morrer,o peito não doe,mas meu ombro doe que parece que queima,e sinto dores nas costas e perna esquerda,será coração ou coisa da minha cabeça,afinal morro de medo de ter infarto,tenho 33 anos,meus exames estão normais e mesmo assim essa dor no braço me incomoda,o que será essa dor se não é coração e a gastrite não causa esses sintomas.

  28. Daniele says:

    Oi tenho 21 anos, estou sentindo dor tipo cansaço no braço esquerdo, o que pode ser??

  29. Soraia says:

    Olha esses dias eu começei a sentir umas dores no seio esquerdo mas não é aquela forte mas sim fraca tenho 15 anos eu não sei se é porque os meus seios estão cresecendo ! a proposito nao tenho ninguem na minha familia que tem problema de coração ! mais será que algum inicio de problema cardiaco

    • admin says:

      Calma Soraia. Na adolescência ocorrem muitas mudanças físicas, essas dores muito provavelmente são resultado disso mesmo.

  30. sara says:

    Ha cerca de 5 medes comecei com os chmados ataques de panico. Semtis uma furmencia nas maos labios e tremores. hoje ja nao sinto isso mas sim dor no peito sensacao de durmencia ou falta de forca no braco e pe. E tambem por vezes parece que nao sei falar nao sei como dizer as palavras. As tomturas sa muitas o que faco? Tenho 25anos 2 filhos e deixei de fumar ha 2 meses

  31. sandra says:

    boa noite..a um mes atras senti pontadas e dores no peito dirigi- me ao hospitao onde fiz electrograma e nada acusou entao os medicos dizeram k era dor muscular. .a uma semana senti o mesmo dor no peito fiz analises e esta tdo bem so k a dor contgo e com a dor bem medo que seja alguma coisa grave so tenho dor no peito abaixo da mama. ..o que podera ser a dor?

    • admin says:

      Impossível responder. Se com exames tudo está bem com o seu coração, já é algo muito positivo. Pode de facto ser apenas dor muscular. Aguarde algum tempo e espere que passe. Se não passar visite um médico.

  32. mileny says:

    estou com uma dor no braço esquerdo desde qurta feira passada, começou depois de ter limpado a casa doeu a noite no outro dia estava sem dor mais as vezes sinto uma dorzinha perto do pulso do cotovelo, hoje varri a casa e percebi que após doeu um pouco mais, não é insuportável, doi as vezes mas estou muito preocupada oque sera??
    obrigada

    • admin says:

      Dores que resultam de trabalho não são motivo de preocupação até ao ponto em que persistem por semanas. Portanto se não for esse o seu caso, descanse, a dor passará com o tempo.

  33. aline says:

    boa noite as vezes sinto um presao no peito mais logo passa sinto que vai e volta durante o dia quando não sinto no peito sinto no meio das costa parte de cima pouco abaixo do pescoço hoje senti aquela presao no peito logo passou dai começou uma dorzinha no braço direito doía ate a mao tipo latejante tipo vai e volta

  34. Sinto dores de leve no peito esquerdo de tempos em tempos. Ha umas semanas essas dores voltaram, só que em uma madrugada durou cerca de 30 minutos. Tambem sinto dores no braço esquerdo e no ombro, a ponto de certa vez elas durarem 2 semanas, e nem conseguiu dormir direito.
    Fui atropelada e depois disto senti dores no peito e falta de ar, o que me levou a emergência, fiz o eletrocardiograma e não acusou nada.o medico passou o ECO, mas ainda não consegui.
    Agora estou com tontura a 1 semana, com mal estar.Estou preocupada, pois pelo menos tenho 4 sintomas de problemas no coração. Fora outros problemas de saude que estou, tenho 28 anos e sinto muitas dores de cabeça, tontura, mal estar e agora dor no peito!

  35. Eliane says:

    Muito bom mesmo, pode ajudar várias pessoas. Parabéns!

  36. Eliane says:

    Estou sentindo um cansaço muito grande no braço esquerdo, já tomei anti-inflamatórios e nada de melhorar, sim! Minha pressão arterial está auxilando

  37. Paula santos says:

    Quando tinha 13 anos, tive dor muito forte no braco direito e na perna fui ao medico mas nunca descobriram nada, doia tanto pare ia que os ossos estava rachando uma dor ensuportavel! Passou anos agora depois dos 35 a dor voltou oque sera que pode ser

  38. Patricia says:

    Olá tenho 43 anos trabalhei durante algum tempo em biblioteca e peguei muito peso, e de um tempo pra cá venho sentido no braço esquerdo uma sensação de ardencia como se o braço estivesse pesado, dormente e quente a ardencia é mais do cotovelo pra baixo já fui ao cardiologista fiz exames de holter, ecocardiograma, exame ergometrico e eletrocardiograma e deu tudo normal eu posso estar com algum probelma muscular.
    P.S: As vezes as dores vem mais a noite quando deito.
    Grata pela atenção.

    • admin says:

      Patricia, pode se tratar de uma lesão derivada da sua profissão. Investigue junto do seu médico se não se trata de uma tendinite de esforço.

  39. Carla Silva says:

    Olá
    Eu comecei com umas dores pequenas no braço esquerdo a um mês e meio
    Dor que passou para o ombro e pescoço
    Deixei de dormir com tantas dores três vezes que fui nas urgências me disseram coisas diferentes primeiro que era uma inflamação nos músculos , me deram medicação mas as dores continuavam tive que deixar de trabalhar porque eram dores horríveis na seguda vez que vou pra o hospital me disseram que eram espasmos músculares me trocaram a medicação passado dois dias vou de ambulância porque a medição era forte demais e me tornaram a dizer pra tomar os comprimidos pra inflação mas desta vez o meu braço já não levanta não sinto força
    Comecei a fazer aculpultura as dores diminuíram mas o braço está na mesma não o consigo levantar, já não sei o que fazer ou onde ir pra ficar a movimentar o meu braço de novo.

O que achou do artigo?