Home

Dor muscular nas pernas

Dor muscular nas pernas

Dor muscular nas pernas

Passamos os dias apressados, a correr de um lado para o outro, entre o trabalho e a casa, a escola dos filhos… É uma maratona que só acaba já por altas horas da noite, quando nos deixamos reclinar, exaustos, no sofá e sentimos todo o peso nas pernas. As dores tomam conta de nós e perpassam das pernas às coxas, entranhando-se como agulhas acutilantes e insistentes.

O problema das dores musculares nas pernas é recorrente em homens e mulheres, em jovens e menos jovens, em velhos e grávidas… É uma maleita que não escolhe idades ou género e que reflecte a importância das pernas na sustentação da nossa rotina diária. Estes membros equilibram todo o nosso peso quotidianamente e por isso é importante que os saibamos cuidar da melhor forma.

Como evitar as dores musculares nas pernas

Evitar a dor é sempre o melhor remédio! E no caso das dores musculares nas pernas, há várias coisas que se podem fazer para evitar que estas apareçam ou que, pelo menos, não se manifestem em toda a sua intensidade. A começar por uma alimentação saudável e por hábitos de vida cuidados, fugindo ao tabaco e ao álcool. Também não convém exagerar no açúcar!

Imprescindível é também manter uma rotina de prática desportiva ou, pelo menos, fazer caminhadas ou dar longos passeios a pé com regularidade.

Dormir bem e de forma devidamente repousante é outro truque essencial para evitar tensões musculares nas pernas e na generalidade do corpo. Deve tentar dormir durante oito horas por noite para garantir um sono realmente revitalizante, como deve ser.

Se o seu trabalho obriga a ficar em pé ou sentado durante muitas horas seguidas, é bom que se habitue a fazer pausas para esticar e alongar os músculos. Manter este tipo de posturas de forma continuada tende a provocar e a agravar as dores musculares nas pernas.

Os problemas de circulação sanguínea

As dores musculares nas pernas são um sintoma muito habitual nas mulheres grávidas. Têm como causas o inevitável aumento de peso resultante da gravidez, mas também resultam de uma determinante influência hormonal. As mulheres passam por diversas modificações a nível das hormonas, ao longo da gestação dos seus filhos, o que pode propiciar o aparecimento deste tipo de maleitas.

Além disso, os problemas circulatórios são também típicos das mulheres grávidas e é certo que uma má circulação do sangue, particularmente ao nível das pernas, vai motivar o aparecimento de dores musculares.

O desenvolvimento de varizes, não apenas durante a gravidez, também motiva fortes e acutilantes dores musculares nas pernas. Este problema do foro arterial está relacionado com a obstrução da normal circulação do sangue das artérias para os membros, designadamente para as pernas. A dor surge assim como consequência inevitável.

As lesões desportivas

Em muitos casos as dores musculares nas pernas resultam de traumas sofridos, nomeadamente no âmbito de uma prática desportiva. É o caso das fracturas, das entorses, dos estiramentos e das distensões.

Este tipo de lesões desportivas solicitam um tratamento bem cuidado, sob pena de nunca mais se poder recuperar a força muscular localizada, nem de se conseguirem obter os melhores resultados nas modalidades praticadas. O repouso da área afectada será o passo mais importante para lidar com o problema. E as massagens funcionarão como uma excelente forma de promover o relaxamento muscular e o alívio das dores.

Essencial é ainda proceder a uma alimentação saudável e equilibrada, rica em proteínas e em vitaminas, no sentido de fortalecer o corpo, em particular os tecidos musculares, e fazer exercício físico regular (moderado) de modo a evitar futuras mazelas a este nível. E obviamente que deve recorrer aos relaxantes musculares para debelar o seu problema, caso assim se justifique. Os remédios caseiros são sempre outra das soluções em casos em que a gravidade não é muito elevada.

Vídeo com massagens para aliviar a dor muscular nas pernas

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 23-12-2014 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

20 Comentários

  1. Ana says:

    ótimo site para qm foi nos protestos que ocorrem por todo Brasil (uhuu!! e nos ai!) e agora sofre com dores por todo o corpo. nao tem nenhuma receita aqui para balas de borracha ou gas lacrimogeneo (todo mundo ja sabe q e vinagre para o spray), mas tudo bem

  2. oi eu cai de moto e quebrei o tornozelo direito, com a pancada minha perna esquerda esta doendo muito, queria saber qual a melhor massagem para aliviar a dor
    grato

  3. Amanda says:

    Sinto fortes dores nas pernas. Qualquer hr do dia. Se fico muito tempo em pé doi,sentada doi e quando deito tbm doi.
    É mais na região do tornozelo e pantirulha.
    O que eu faço? fico grata pela resposta.

  4. Cristina says:

    Meu pai sente muita dor nas pernas devidos ao diabetes, mas é muita dor todos os dias, que tipo de medicamento, pomada, ou até mesmo chás ou ervas pode ajudar a melhorar estas dores frequentes?

  5. wania says:

    ola!comecei a malhar com u personal,malhei uma semana pegando muito peso,senti muito dor!agora nao consigo levantar nem 1 kg nas minhas pernas.quando acacho nao consigo levantar meu corpo.preciso de ajuda..

  6. Muito bom o artigo! Preocurarei o medico hoje.

  7. Suzy dandara says:

    Estou com dor nas pernas, e surgiram alguns ematomas, o wue pode ser? Mal consigo esticar as pernas!

  8. Mónica says:

    Muito bom mesmo! Tenho tido muitas dores nas pernas, principalmente nas coxas na parte de trás. No meu caso tenho uma distensão muscular, mas este site ajudou-me imenso. Obrigada! :)

  9. tatyene says:

    Oi eu queria perguntar eu tenho 12 anos e sinto muita dor nas pernas a noite tem vez que e tao forte que eu ate choro ,vc sabe o que eu tenho por favor me ajude com sua resposta??

    • admin says:

      Podem ser as chamadas dores do crescimento, pode ser algo normal em termos de alterações hormonais, enfim pode ser muita coisa que na realidade não tem nada de grave. Mas, se as dores persistirem, volte cá ao site.

  10. Gerllyane says:

    Sinto muitas dores nas pernas quando vou durmir…. O porque?? e o q fazer… Ñ consigo durmir

  11. Pablo says:

    Ola, hoje eu joguei duas partidas de futebol eas minhas coxas estao doendo muito oq eu tenho que fazer?

  12. sinto muita dor na batata da perna principalmente na direita, não consigo andar mais de 500metros tenho que parar.

O que achou do artigo?