Home

Dor muscular nas costas

Dor muscular nas costas

Dor muscular nas costas

Quase toda a gente já sofreu ou virá a sofrer, mais do que uma vez na vida, de dores musculares nas costas. Nalguns casos essas maleitas tornam-se crónicas, sendo um problema para aguentar até ao fim dos dias. A maioria das dores nas costas surge na região lombar, entre a cintura e o cóccix. Na origem das lombalgias, o termo médico atribuído às dores de costas, estarão por norma a tensão, uma lesão ou o uso ou a carga excessivas. Em alguns casos, o médico não consegue determinar com exactidão a causa do problema, mas é certo que, se nada for feito, as dores poderão tornar-se de longa duração.

Causas das dores musculares nas costas

A maioria das dores nas costas resulta de distensões e contracturas musculares, em virtude do levantamento de objectos demasiado pesados ou de movimentações de torção bruscas. Más posturas em frente ao computador, por exemplo, durante as horas de trabalho, ou em frente ao sofá, a ver televisão, nas horas de lazer, são também causa das lombalgias. Da mesma forma o são a obesidade ou o simples excesso de peso, bem como a gravidez.

Há também uma forte ligação entre as dores nas costas e o stress. As hormonas do stress causam tensão muscular e os músculos das costas e do pescoço são particularmente sensíveis aos seus efeitos.

A prática de uma actividade física agressiva, seja desportiva ou profissional, está também associada a muitos casos de dores nas costas, podendo motivar o rompimento, completo ou parcial, de músculos ou tendões.

As lombalgias são também bastante comuns na velhice. O processo de envelhecimento motiva a perda de massa muscular e o enfraquecimento dos ossos e das articulações. Desta forma, na terceira idade os riscos de lesões são agravados. As dores nas costas poderão assim surgir em consequência do desgaste dos discos intervertebrais. Uma hérnia discal poderá também estar na origem do problema, bem como a artrite ou a fractura de vértebras.

Como aliviar as dores musculares nas costas

Antes de iniciar qualquer tratamento, para afastar o risco de complicações maiores, deve consultar um médico. Feito o diagnóstico correcto do caso poderá então devotar-se à melhor forma de aliviar as dores.

Quando estão em causa lombalgias motivadas por distensões ou lesões musculares, o repouso é fundamental. Nesse sentido, deverá preocupar-se em garantir que o seu colchão é bem duro. Ou pode, em contrapartida, dormir numa esteira no chão ou colocar uma tábua dura debaixo do colchão. Também é conveniente que se deite na posição correcta – a mais recomendável é de lado, em posição fetal, com os joelhos ligeiramente flectidos. Não deve deitar-se de barriga para baixo.

O recurso a uma botija de água quente e a um saco de gelo, para aplicar localmente, de forma alternada, é uma boa solução para amenizar as dores, tal como as massagens e os emplastros. Tomar um analgésico anti-inflamatório, como o paracetamol ou a aspirina, ou aplicar um relaxante muscular são outras opções.

Nas situações mais graves poderá ser aplicada uma injecção de cortisona e nos casos de lombalgias motivadas por uma hérnia discal poderá ser necessária uma cirurgia para remoção do disco e fixação da zona.

Desenvolver técnicas para aliviar o stress contribuirá também para reduzir a dor e ajudará certamente a prevenir novas lesões motivadas por tensões musculares. Nesse sentido pode recorrer a terapias como a osteopatia, a acupunctura, as massagens terapêuticas (o Shiatsu, por exemplo) e o Pilates, que são muito positivas para o relaxamento muscular. O exercício aeróbico e os simples alongamentos também ajudam a relaxar os músculos tensos.

Vídeo com massagens para alívio da dor muscular nas costas

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 09-01-2013 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

14 Comentários

  1. valdilene says:

    DR. bom dia eu gostei do
    sós que ja estou com uma dor do abdome para costa e ador é grande doi de baixo ate nanuca uma dor costante jatomei doflex e agora tomando torsilax e nada o que devo fazer?

  2. Roberto says:

    Nossa só de ver esse video minhas costas choram! preciso dessa massagem!

  3. GLAUCIA says:

    TENHO CRISES DIÁRIAS, MAS AS DORES SÃO 24 HORAS SEM PARAR, JÁ TOMEI UMA INFINIDADE DE REMÉDIOS PARA DORES E NENHUM FUNCIONA, JÁ ESTOU DESESPERADA, JÁ FUI EM VÁRIOS ORTOPEDISTA E NINGUÉM DESCOBRE O QUE EU TENHO…ME AJUDE SE PUDER

    GRATA

    GLAUCIA

  4. Denise says:

    Glaucia, para tratar esses sintomas, procure um fisioterapeuta ;)

  5. Amanda says:

    Eu sinto muitas dores nas costas e na costela, quando vou espirra ou turcir sinto pontadas embaixo da costela, pode me dizer o que é isso?
    Desde ja agradeço

    • admin says:

      Amanda, uma radiografia ao torax quase de certeza que revelará a origem do problema. Pode ser um problema de pulmões, como pode ser uma costela partida… entre outras coisas. Visite um médico e concerteza ele pedirá esse exame.

  6. Tenho uma dor na costa fui em tantos medicos o ultimo que eu fui disse que meus nervos sao fracos ja fiz fisioterapia e nada timei varios remedios e nada . nao posso usar nenhum tipo de roupa que me aperte passo mal e vou parar no hospital. Me de uma. luz pelo amor de Deus…

  7. Eu Tenho Uma Dor No Cantor Das Costa, Sempre Quando Eu Jogor Bola Na Quadra Eu Ficor Com Essa Dor

  8. Aninha says:

    excesso de peso pode causar isso ?

O que achou do artigo?