Home

Dor muscular nas costas

Dor muscular nas costas

Dor muscular nas costas

As dores musculares nas costas são um tema recorrente para a maioria das pessoas, seja porque insistem em maus hábitos posturais, seja porque carregam cargas mais pesadas do que deviam.

Como ponto central na anatomia humana, as costas são uma espécie de pêndulo que equilibra o nosso corpo e, logo, são dadas a problemas.

Mas, apesar de serem rotineiras, especialmente para alguns, importa não desvalorizar as dores musculares nas costas, já que poderão transformar-se em situações crónicas, limitando de forma séria a vida quotidiana das pessoas.

O que origina as lombalgias

Medicamente conhecidas por lombalgias, as dores musculares nas costas podem ter diversas origens, mas as causas mais comuns são as más posturas e o levantar de cargas demasiado pesados, conforme já mencionado acima.

Os desequilíbrios provocados na zona da coluna vertebral pagam-se caro e se forem continuamente repetidos acabarão por ter consequências graves. Assim, deve evitar manter uma posição encurvada em frente ao computador, especialmente se passa largas horas agarrada a ele, ou a ver televisão.

As lesões musculares, nomeadamente no âmbito da prática desportiva ou no exercício de um trabalho físico exigente, são também uma causa habitual de lombalgias. Mas também as torções e as contracturas musculares as provocam.

Um factor de peso na origem das dores musculares nas costas é o stress e a tensão muscular que lhe está associada. Quando vivemos períodos de forte ansiedade e preocupação, os músculos das costas, e por inerência os do pescoço, ressentem-se, ficando contraídos, surgindo assim as lombalgias.

Outras razões determinantes na causalidade das dores musculares nas costas são a obesidade ou o aumento de peso, fruto de uma gravidez, por exemplo. O equilíbrio da zona lombar será afectado por este excesso de peso, originando as dores na zona.

Como parar a dor

Neste capítulo, como em outros tantos, não há como seguir os velhos conselhos das nossas avós – embora nunca gostemos de o admitir! Os tradicionais emplastros são uma excelente forma de aliviar as dores musculares nas costas – hoje em dia já há opções de emplastros de frio e de calor, conforme a preferência de cada qual, sendo certo que ambos auxiliam no intento de amenizar o desconforto.

Se preferir, pode recorrer à não menos tradicional botija de água quente ou a um saco de gelo.

Quem suportar menos as dores e desejar um alívio mais imediato, pode recorrer a analgésicos – uma simples aspirina ajudará.

Certo é que deverá repousar a zona lombar, evitando esforços e movimentos abruptos. Durante o sono, deverá procurar apoiar a região das costas de forma a que os músculos não fiquem em tensão. Deitar-se numa posição adequada é meio caminho andado para recuperar da lesão.

Quando estamos perante tensões musculares provocadas pelo stress ou por situações de ansiedade e de grande perturbação emocional poderá ser interessante recorrer a terapias alternativas. A acupunctura e as massagens de shiatsu são excelentes alternativas, mas também pode experimentar a osteopatia. A prática de uma actividade física que seja do seu interesse também ajudará e executar uns singelos alongamentos rotineiros fará maravilhas pelos seus músculos.

Vídeo com massagens para aliviar a dor muscular nas costas

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 30-11-2014 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

32 Comentários

  1. valdilene says:

    DR. bom dia eu gostei do
    sós que ja estou com uma dor do abdome para costa e ador é grande doi de baixo ate nanuca uma dor costante jatomei doflex e agora tomando torsilax e nada o que devo fazer?

  2. Roberto says:

    Nossa só de ver esse video minhas costas choram! preciso dessa massagem!

  3. GLAUCIA says:

    TENHO CRISES DIÁRIAS, MAS AS DORES SÃO 24 HORAS SEM PARAR, JÁ TOMEI UMA INFINIDADE DE REMÉDIOS PARA DORES E NENHUM FUNCIONA, JÁ ESTOU DESESPERADA, JÁ FUI EM VÁRIOS ORTOPEDISTA E NINGUÉM DESCOBRE O QUE EU TENHO…ME AJUDE SE PUDER

    GRATA

    GLAUCIA

  4. Denise says:

    Glaucia, para tratar esses sintomas, procure um fisioterapeuta ;)

  5. Amanda says:

    Eu sinto muitas dores nas costas e na costela, quando vou espirra ou turcir sinto pontadas embaixo da costela, pode me dizer o que é isso?
    Desde ja agradeço

    • admin says:

      Amanda, uma radiografia ao torax quase de certeza que revelará a origem do problema. Pode ser um problema de pulmões, como pode ser uma costela partida… entre outras coisas. Visite um médico e concerteza ele pedirá esse exame.

    • maria lucia says:

      tenho muita dor mais muita dor muscular nas costa,alguem pode me ajuda ?

  6. Tenho uma dor na costa fui em tantos medicos o ultimo que eu fui disse que meus nervos sao fracos ja fiz fisioterapia e nada timei varios remedios e nada . nao posso usar nenhum tipo de roupa que me aperte passo mal e vou parar no hospital. Me de uma. luz pelo amor de Deus…

  7. Eu Tenho Uma Dor No Cantor Das Costa, Sempre Quando Eu Jogor Bola Na Quadra Eu Ficor Com Essa Dor

  8. Aninha says:

    excesso de peso pode causar isso ?

  9. Romulo says:

    Tenho dores nas costas um pouco abaixo do ombro e doí bastante próximo a metade da costa ainda no lado direito. No lado esquerdo, já doeu bastante, mas já estar bem melhor. E também sinto a mesma dor no peito na mesma direção da dor que sinto na costa(lado direito). Acho que a dor é muscular por que no raio X da coluna deu tudo normal e a dor eu sinto desde dezembro quando me abaixei para puxar uma tampa de bueiro, só agora agravou de vez. O que pode ser? Aguardo e desde já eu agradeço pela resposta.

  10. Romulo says:

    Ja fiz os exames. O de sangue, deu normal, o raio x do tórax não também deu tudo normal com meus pulmões e também no de coração. Antes eu já tinha feito o da coluna que não acusou nada anormal. Tudo indica que seja muscular mesmo Dr?

  11. Zélia says:

    Faz mais ou menos 6 meses que tive uma distenção nas costas na parte que chamam de hack, ja fiz fisioterapia tomei remédio mas mesmo assim a dor sempre que sento u passo muito tempo sentada me incomoda. tem previsão de melhoramento essas distenções,? tenho a sensação de que nunca vou melhorar.

    obg

  12. Olá Dr. eu tenho uma contractura muscular o que me aconselha a fazer?
    Acho que a cama não ajuda pois é muito mole…
    Aconselha a fazer exercicios mesmo com a dor ou primeiro é repouso e depois de a dor ter sido aliviada é que se faz?
    Obrigado :)

  13. Pedro says:

    Boa noite,
    Tenho uma dor nas costas, entre a omoplata e a cervical, estou a tomar iboprufeno e um relaxante muscular à 3 dias, que amenizam a dor mas não desaparece… No hospital fiz um ECG, exame cardíaco, que apresentou valores normais, não tenho tosse, nem fadiga, e tb não dói ao respirar… Se alongar as costas ou baixar o quadril percebe-se melhor a dor!!! A opinião nas urgências do hospital é a de que seria uma contratura muscular, embora numa zona esquisita… Concorda que é possível q assim seja? E será normal isto durar há pelo menos 6 dias, no total? Obrigado

    • admin says:

      Sim, é possível que seja uma contratura. O melhor será aguardar e repousar o máximo que puder para não agravar a a lesão.

  14. jonathas says:

    Bom Dia!
    A mais ou menos uns quatro meses, tenho fortis dores nas costas, na parte superior esquerda, e no peito esquerdo, quando ta atacado mesmo, o pescoço, lado esquerdo na frente tambem doi, passei em diverssos medicos, e eles ainda não detectaram o real motivo,o unico diagnóstico é que o meu CPK esta alto.
    Gostaria de saber sobre algum ant-inflamatorio para isso, e talvez algo pra aliviar as dores, uma vez que, já tomei tandrilax, musculare, tilex, paracetamol, diclofenaco, e nãda disso adiantou de nada……
    Desde já AGRADEÇO

  15. O meu nome says:

    As perguntas e respostas por aqui são tão previsíveis que, só de ler até me doem mais as costas. “Sr doutor ando com uma dor aqui e ali. – então o melhor é consultar um médico. – mas a dor já se expande aqui e acolá. – então se já foi ao médico, não há absolutamente nada que nós possamos fazer.”

    • admin says:

      E o que esperava? Que fossemos dar diagnósticos através da Internet? Era o que mais faltava…
      Temos a boa vontade de esclarecer algumas dúvidas, só isso. É evidente que isto não passa de um site na Internet e a primeira coisa a fazer é ir ao médico. Sempre!

  16. fabíola says:

    Pessoal, desde moça sinto muita dor muscular, fui em vários médicos, fiz vários exames. Porém uma reumatologista descobriu que tenho fibromialgia. Esta é minha indicação quem não descobre as causas e nem curas das dores.

  17. rachel says:

    meu esposo está com uma dor no músculo grande dorsal, já fomos em dois médicos e eles passam remédio e dizem que é apenas uma dor muscular, mas mesmo assim, a dor persiste. porém como já faz 2 meses, ficamos preocupados e procuramos um raio x, sem sucesso, não deu nada perigoso. temos que tomar providencias, pois ele está de repouso todo esse tempo e a dor só piora. ajude me se possivel!

O que achou do artigo?