Home

Dor muscular lombar (zona dorsal ou rins)

Dor muscular lombar

Dor muscular lombar

A zona lombar é atreita a lesões e tensões musculares. É uma região pilar do nosso corpo, sujeita a fricções, a tensões e a impactos bruscos que podem provocar contracturas e distensões nos músculos locais.

Estas dores musculares lombares são bastante habituais e podem surgir de repente, no seguimento de algum movimento abrupto ou após o levantamento de alguma carga demasiado pesada. Quando isto acontece, verificando-se uma repentina dor lombar intensa, os médicos definem a situação como um lumbago. E se as dores musculares se estenderem no tempo por alguns meses, consideram que estamos perante uma lombalgia crónica, sendo que as consequências do problema poderão persistir por muito tempo.

Como lidar com tamanha agonia

Estas dores musculares lombares podem ser bastante intensas e afectar, além da zona dorsal ou dos rins, a pélvis e os glúteos. Quando assoladas por este tipo de desconforto, as pessoas poderão ficar praticamente imóveis, fruto das fortes dores. A contractura muscular sentida é, no fundo, uma forma de auto-defesa e de protecção do corpo que procura garantir a absoluta ausência de movimento, de modo a que a área se recupere plenamente.

O repouso é, de facto, o melhor remédio para este tipo de casos. Descansar a área lesionada é fundamental, sendo urgente que se garantam as melhores condições nesse sentido, nomeadamente criando o suporte mais adequado para manter a zona lombar numa posição equilibrada e que não cause qualquer tensão muscular na zona.

Se muito intensas e insuportáveis, as dores podem ser amenizadas com a tomada de analgésicos e anti-inflamatórios e com a aplicação de um relaxante muscular e de sprays musculares. Executar massagens aquando da aplicação dos cremes e pomadas específicos para estas situações, é uma excelente forma de promover o relaxamento dos músculos.

Recorrer a compressas quentes ou a emplastros é também uma boa alternativa para aliviar as dores musculares.

Nas situações mais graves, utilizar uma cinta ortopédica poderá ser aconselhável, de modo a garantir um maior apoio para a área. Nestes casos, é sempre recomendável que consulte o seu médico para apurar se não terá que realizar exames para verificar se há algum problema maior por trás dessa desconfortável dor muscular lombar.

Atenção às doenças renais

Quando as dores musculares lombares se situam mais próximo da região dorsal, é importante que tenha atenção à possibilidade de estar em face de algum problema ou doença renal. Poderão indiciar a presença de pedras nos rins ou mesmo um cancro na área. Serão eventualmente também sintomas da dor muscular, infecções localizadas ou resultado de lesões musculares ou ao nível dos discos vertebrais.

Más posturas e desequilíbrios da coluna

Os maus hábitos posicionais que todos mantemos, pelo menos de vez em quando, senão regularmente, no nosso quotidiano são altamente prejudiciais para a nossa saúde em geral, afectando particularmente a região lombar. Essas más posturas causam desequilíbrios ao nível da coluna vertebral e, a médio e longo prazo, disfunções na estrutura dos ossos e dos músculos.

Problemas como a escoliose e a hipercifose poderão causar estas dores musculares lombares, fruto do mau posicionamento de vértebras ou de luxações nas costelas.

Mas há muitas outras causas possíveis para as dores musculares lombares, desde problema reumáticos, passando por doenças do estômago ou do fígado, algumas doenças congénitas ou até hérnias discais. Aquilo que verdadeiramente importa é que esteja atento ao seu corpo, para perceber antecipadamente os sinais, e que mantenha uma vida saudável.

Vídeo com massagens para alívio da dor muscular lombar

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 28-11-2014 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

71 Comentários

  1. Como faço pra começar um tratamento desse? Moro em Recife custa caro? não tenho recuso mais presiso,

    • admin says:

      Olá Zenaide

      Procure um especialista na sua região, ele lhe dará as indicações corretas sobre os procedimentos a seguir.

  2. EU TENHO ESSA DOR E DE UM 2 MESES PRA CA TA MAIS FREQUENTE. E EU ACORDO MAL COM UMA FRAQUEZA E DOI MESMO SO AMENIZA UM POUCO QUANDO TOMO IBOPROFENO
    JA FUI AO MEDICO E ME DIZEM QUE É LOMBAR MAS EU TENHO MEDO DE SER OS RINS

  3. tenho uma dor nas costas e desconheço sera que dor lombar?
    O que faço?

  4. Sou de Angola que faço para chegar ate ao vossa clinica.

  5. Nando says:

    Bom dia, já fazem mais de 2 meses que acordo com minha boca amarga e com dores lombares e nas costas que vao ate o pescoço tenho 40 anos, gostaria de saber se tem algo haver com rins ou figado, que médico devo procurar, aguardo respostas..

    • admin says:

      Nando, você precisa ser visto por um médico, caso contrário estaremos apenas aqui dando palpites e isso é completamente irresponsável.

  6. Renata says:

    E no caso de a dor lombar, à altura dos rins, piorar muito quando levanto da cama,a ponto de me levantar meio arqueada, sem conseguir colocar-me ereta , e ir melhorando à medida em que caminho?
    Obrigada, desde já.

    • admin says:

      Veja se o seu colchão não é mole demais. Se conseguir durma com uma almofada debaixo dos joelhos. Também deverá rever a sua posição de dormir. Aparentemente será essa a origem do seu problema.

  7. Fernanda says:

    Bom dia! Sinto dor na lombar, já fiz exames e fui ao médico e nada foi constatado, o médico disse que provavelmente é excesso de peso e que para melhorar preciso emagrecer e fazer atividade, mas paralelo a isso, existe algo q eu possa fazer para aliviar a dor? Normalmente dói muito quando acordo, durmo mal!! Já tentei trocar a posição, troquei travesseiro, nada adiantou! Não aguento mais sentir dor todos os dias!!!

    • admin says:

      Fernanda, se calhar o melhor será seguir a indicação do seu médico. Excesso de peso tem muitas implicações em termos da musculatura, o que você sente parece ser uma delas.

  8. Rita Farias says:

    Boa noite! Faz sete meses que um terrível dor na lombar tomou conta de mim. Nao consigo mais trabalhar quanto preciso, nem dormir, nem fazer coisas simples da minha vida. Ja fui a vários especialistas. Somente agora recorro a web pois estou a beira de perder a cabeca!!! Fiz fisioterapia, ainda faco RPG e algumas semanas iniciei Pilates 2x semana. Uma ressonância indicou pequenas protusoes na dorso-lombar. ja tomei muitos remedios. Os médicos nao são veementes no diagnostico, o que me deixa insegura. Eu era fisicamente ativa. Tive q parar… Ja estou com 5 kg acima do meu peso antes da primeira crise(52kg). Preciso de consultoria para meu tratamento! Isso existe? Preciso de orientação ainda q à distancia… Tenho 31 anos, moro em Salvador/Ba e ja nao sei mais como viver com essa dor.

    • admin says:

      Rita, apesar da vontade de a ajudar, não iremos conseguir. Procure ortopedistas de preferências dos quais tenha boas referências, não muito mais que possamos aconselhar, pois o seu caso não parece nada simples.

  9. Margizele says:

    Boa noite meu nome é Margizele tenho 43 anos eu ando mais ou menos uma semana com dores nas barriga abaixo do umbigo a e ao lado das costelas passando paea as costas,HOJE EU SAI do consultório do meu Gineca para mostar uns exames e um deles deu alterado 3,35 me mandou com urgencia procurar um expecialista estou com medo o que sera que tenho poderia me responde ?

    • admin says:

      Não temos como saber o que pode ser o seu problema. Tenha calma, consulte um especialista e depois siga as suas instruções.

  10. thauane says:

    Tenho dores no rins esquerdo, sao frequentes mas suportaveis. Acredito que possa ser devido o pouco consumo de agua. Que tipo de doença poderia ser?

    • admin says:

      Pode nem ser nada, apenas falta de beber mais água. Em todo o caso consulte um médico, no caso um urologista e faça os exames que forem pedidos, nomeadamente uma ecografia renal.

  11. ola bom dia tenho uma dor no pescoço que me afecta a cabeça ja estou assim 22 dias estou a tomar medicamentos mais a dor continoa diga o que posso fazer ogrigado

  12. Carlos says:

    eu sinto muita dor no músculo “grande dorsal”, as vezes nem aguento me mexer ou respirar normalmente até levantar a mão é incomodo.
    tomo relaxantes musculares mas penas ameniza a dor por algum tempo mas não curão.
    a algum tempo fui a uma fisioterapeuta de me deu uma massagem que aliviou muito, ela me disse que essa dor era cronica.
    O que posso fazer para curar essa dor.

    • admin says:

      Primeiro vá num médico e procure um diagnóstico especializado. Depois, caso se confirme que a dor é crónica, apenas pode amenizar a dor, não eliminá-la.

  13. Lucília says:

    Tenho um diagnóstico de escoliose que trato há anos, porém ano passado tive alta pois o médico disse que nada mais havia de se fazer. Há alguns dias tenho apresentado dores bastante incômodas nas costas, mais precisamente na região dos rins, mas dos dois lados, parece uma cólica. Seria essa dor proveniente de esforço físico que eu fiz ou pode ser algo mais grave em algum órgão interno? Sinto também ondas de frio e calor. Desde já agradeço!

    • admin says:

      Parece ser apenas um problema de coluna derivado das complicações das quais você sofre, mas em caso de dúvida, visite de novo o seu médico.

  14. Ana Figueira says:

    Bom dia,já alguns meses,após um esforço,que sinto fortes dores na região lombar,principalmente ao dormir na posição dorsal,e por vezes dormencia nos membros superiores.é quase impossivel me movimentar após algum período deitada nessa posição,e sinto imensa dificuldade para me levantar.conforme vou caminhando e me movimentando a dor vai melhorando.realmente se me deitar na posição fetal com pernas encolhidas a dor ameniza.

  15. monica says:

    Boa noite tenho dor na parte dorsal fiz um exame e acusou um rim descaido. sera mesmo tenho dores quando ando e sinto o rim na barriga. sera grave?

  16. patricia says:

    olá,sinto uma dor lombar na altura dos rins,e nao consigo me abaixar,qndo acordo ela e pior sinto dificuldade para levantar e durante o dia nao consigo pegar nada no chão,ja estou assim a 3 dias.Oq será isso,oq devo fazer?Não consigo nem + ir a academia.agradeço desde já.

  17. Júnior says:

    Olá, antes de mais nada gostaria de parabenizar pela iniciativa, aprendi muito com esse post.

    Então, tenho 18 anos e sofro do problema de hipermobilidade articular, estalo coluna, pés, ombros, cotovelos e por aí vai. Mas minha pergunta é essa: não estou acostumado a fazer atividades fisícas, e esses dias eu fui ajudar um tio meu na construção de um muro, no que resultou uma forte dor na zona muscular lombar. Pelo que li no post deve ter sido devido ao esforço fisíco gerado durante as atividades, só que eu sinto como a minha “articulação” na área da lombar esta “inxada” sinto ela rígida. Será algum problema sério?

    Bom, muito obrigado pelo espaço e desculpe se escrevi algo errado.

    • admin says:

      Júnior, se essa sensação persistir o melhor será consultar um médico e pedir para fazer radiografias na zona afetada.

  18. Ola eu sou djanira o que eu quero dizer que aprosentou dores na rejião dorsalsal e é muita dor ao movimentar incomoda de maes.

  19. Darlen says:

    Sofri uma queda na escada de casa e bati as costas, apenas a lombar esquerda dói. Fui atendida por ortopedistas, me sugeriram acupuntura, bolsas quentes e fisioterapia após a inflamação diminuir. Estou seguindo as receitas e andando com muito cuidado. Agora tenho um desconforto e a dor parece raios ou choques, é normal ?? O tombo foi dia 6 de out, tem exatos uma semana que cai.

  20. Lu says:

    Bom dia.
    Catapora pode dar dores na região lombar? Pois comecei com essas dores 2 dias antes de aparecerem as lesões e ser diagnosticada com catapora e essa dor persiste já há uma semana. Tem relação? Obrigada.

  21. dayane says:

    bom tarde.tenho forte dores lombar do lado direito faz um ano e seis meses,para amenizar tomo relaxante muscular,q dura poucas horas …percebi que a dor vem se agravando já passei por um Ortopedista e Urologista mas até agora não acharam o problema…Que tipo de exame especificado devo fazer? mas uma pergunta o medicamento por interfirir na menstruação?

    • admin says:

      Os exames deverão ser especificados pelo seu ortopedista. O relaxante muscular, sem saber qual é, não poderemos afirmar se interfere ou não com o ciclo menstrual (em todo o caso dificilmente isso acontecerá com esse tipo de medicamento).

  22. Inês says:

    Bom dia, hoje de noite acordei a meio da noite porque não conseguia dormir, mas não sentia dor nenhuma. Entretanto eu adormeci e de manhã quando acordei, acordei com uma dor atrás na zona mais ou menos do rim uma dor não muito forte mas ecomoda. O que poderá ser? Aguardo a resposta.

  23. eu tenho muita dor rins e nos musculos do corpo o que sera isso e como e posso tratar ?

  24. Hoje acordei com essa dor parecia dores nos rins, mas na verdade ontem eu fiz muita força e carreguei peso ai acordei com uma dor terrivel.

  25. Eliane garai says:

    Olá estou sentindo dor nos rins a dor começa no meio das costas e segue até a região da virilha.tenho febre fraquesa e cansaço e muita dor de abeça já fui consultar estou tomando antibiotico e dipirona,mas a dor não passa.

  26. ola boa tarde tenho andado dores costas mais na parte rins umas dores as vezes parece agulhas ali zona rins pode dezer o possa ser obrigado

    • admin says:

      Pode ser um problema muscular, pode ser um problema de rins, enfim, é impossível dar certezas. Consulte um médico, é o melhor que poderemos recomendar.

  27. levy bomfim says:

    Meu amigo, sinto dores do lado esquerdo do rins, mais essas dores só vem quando estou malhando ou fazendo alguns esforço, já fiz exame de urina para ver se era o rins é não acusou nada,ja tirei radiografia e nada também, não sei o que faço mais para eliminar essas dores pois são muito chatas e doi muito, me ajude ai em alguma dica? por favor? abraços.

  28. Júnior LP says:

    oláa, de um ano pra cá mais ou menos, venho sentindo uma dor nas costas mais precisamente na região dos rins,nunca dos dois lados ao mesmo tempo, sempre de um lado ou de outro, e acontece sempre que faço qualquer esforço seja qual for ele exagerado ou não, e só passa se eu sentar! oque pode ser ?

  29. Maicon says:

    Oi, faz uma semana que ando com dores na regiao lombar/rins. as vezes acho que eh no rim, mas as vezes acho que eh muscular ou em algum osso. Tomei um anti inflamatorio por 3 dias mas nao resolveu, minha urina ta normal, nao sinto enjoo nem febre, ou algum sinal de rim, mas sinto dores. as vezes dos lados, as vezes so de um, as vezes no meio das costas e as vezes mais pra cima. No meu trabalho carrego peso e me movimento bastante, e fiz uma vigem de onibus aonde viagem 2 noites sentado e caminhei muito. Tem alguma dica do que poderia ser ? Ainda nao fui no medico porque moro na Irlanda e coisas relacionadas a saude sao caras, mas se nao passar eu irei essa semana. Desde ja obrigado e adorei o blog! parabens!

  30. Mateus says:

    É sempre bom passar em um especialista e saber quais tipos de tratamento que existe, para não acabar aceitando qualquer tratamento sendo que existe outros tipos de ajuda e tratamento, então fica a dica de um site excelente para tratamento de dores e outras sobre Dor Lombar

  31. Estou com enorme dores de cabeça na parte da nuca, dói-me os rins logo pela manhã. Já fiz análises de urina e outras. Tenho infecções e paludismo e febre tifóide. Passei a tomar antibióticos. Mas as dores na nuca não passam já há 2 meses. O que será?

  32. Débora says:

    Hoje acordei sentindo dores mt fortes por toda a barriga. Dores que me dificultam ate a me locomover, nao consigo deitar, se estou sentada, quando levanto, sinto fortes dores. Tenho 16 anos, sera algo serio? Tomo buscopan mas nao faz nenhum efeito. Nao consigo andar com a coluna reta, e minha barriga esta inchada.. me ajude, por favor!!

  33. andre says:

    Dr. bom dia! Estou com meu pai a 05 dias de cama com dores lombar no lado direito. O problema é que não tenho como leva-lo na emergência pois, não consegue se mover. Ele tem um histórico de hernia de disco e trombose. o que devo fazer para minimizar essas dores que ele esta sentindo para depois leva-lo na emergência.

    • admin says:

      André, não há muito a fazer nesses casos para minimizar a dor. Tente transportar o seu da forma mais confortável que puder e leve-o ao hospital o quanto antes.

  34. Maria says:

    Doutor, tenho 16 anos e desde os 14 sinto dores na regiao do rim direito, em pontadas, dói muito e eu mal consigo me mover (nao sinto diariamente, a dor vem com meses de distancia). Ja fiz varios exames dos rins e urina e nada foi constatado. Quando sinto, me deito e apos um tempo ela passa. O estranho, é que as vezes ela vem quando eu estou urinando, e as vezes vem do nada. O que pode ser?

    • admin says:

      Complicado responder Maria. Aconselharíamos que fizesse uma ecografia para verificar se não tem pedra nos rins.

  35. Nilce says:

    Olá, há alguns meses e agora piorou bastante, sinto uma dor terrível na lombar direita altura do rim, sei que tenho ernia na l-5, mas essa dor não da ernia, o que pode ser, ela incomoda bastante, e já fiz ultrassom e não é rim.

  36. Letícia says:

    Ola, minha mae sofreu uma queda em casa ha mais de uma semana, ela ja foi ao medico duas vezes e disseram que nada foi quebrado..mas ela esta sentindo uma dor quase que insuportavel..msm tomando remedios para dor, o q pode ser, lesao muscular?rins? agradeço muito se puder responder

  37. Ricardo says:

    prezado adm. boa tarde! a três semanas cai na academia e machuquei a lombar, após alguns dias de repouso as dores sumiram mas quando faço exercícios sinto fortes dores. informaram que não posso tomar anti-inflamatório pois estou trabalhando como atleta físico e isto retira meu condicionamento físico. o faço?

    • admin says:

      Aguarde que o corpo se regenere por si. Isso pode levar algum tempo sem a ajuda de medicação. 2 a 3 semanas e deverá estar recuperado.

  38. carlos says:

    Oi. Faço Academia De Musculação Há 1,5 Ano E Semana Passada Quando Estava Malhando Costas No Aparelho Remador, Na Qual Agente Senta, Com As Pernas Levemente Flexionadas A Frente, sentado, Ai Puxamoa O Peso Na Direçao Do Torax. Trabalho Muito Tempo Sentado E As Vezes Muito Tempo Em Pé. Passado Uma Semana, A Dor Diminuiu, Mad, Mas Ainda Sinto. Tenho Só 33 Anos, Pode Ser Uma Simples Dorsalgia E Vai Melhorar Ou Será Hernia Ou Extensão No Nervo Dá Lombar, Passando Pelas Nádegas Direita? Aguardo. ob

O que achou do artigo?