Home

Dor muscular abdominal

Dor muscular abdominal

Dor muscular abdominal

Se há zona do corpo humano atreita a dores, musculares ou não, é a abdominal. Aí se concentram vários órgãos fundamentais, com funções muito importantes para o funcionamento da nossa vida orgânica, e sempre sujeitos a problemas de diversos tipos.

Muitas vezes, estas dores musculares abdominais são provocadas por pequenas inflamações ou distúrbios, nomeadamente estomacais. De qualquer modo, é sempre pertinente estar alerta perante quaisquer dores que surjam no nosso corpo, já que poderão também ser um sinal de aviso de que algo vai muito mal no nosso corpo.

É fundamental estar atento aos sintomas e ao tipo de dor que surge, ao período da sua duração, ao local onde se situa (se se situa mesmo no peito ou mais na zona abdominal) e à oscilação da mesma, se é forte, se vem crescendo em termos de intensidade.

Perante estes dados, o seu médico pessoal ajuizará se será preciso fazer exames médicos específicos para determinar com rigor a causa do problema. O mais certo é que lhe indique a realização de análises ao sangue e à urina, ou mesmo às fezes, para avaliar a extensão da situação.

O que pode provocar dores musculares abdominais?

As dores de barriga são tão comuns e com causas tão variadas que é difícil apontar uma motivação única quando as mesmas surgem. Os problemas do estômago são, desde logo, uma causa frequente das dores musculares abdominais – a começar pelo facto de o estômago ser um órgão bastante dado a males-estares por causa dos excessos alimentares a que muitas pessoas se dedicam regularmente. O consumo de álcool desmedido e de outras substâncias tóxicas também afecta, não apenas o estômago, mas também o fígado, os rins e outros órgãos adjacentes.

As cólicas intestinais podem ainda surgir no âmbito de intoxicações alimentares. Os gases são outro factor que motiva as dores musculares a região abdominal.

O nervosismo e a ansiedade ou até o exercício também contribuem decisivamente para o aparecimento de tensões musculares, não apenas na região do abdómen e da barriga. O stress é um factor altamente pernicioso, embora tantas vezes desvalorizado.

Há ainda uma lista infindável de doenças com nomes assustadores que causam as dores musculares abdominais, tais como as úlceras, a hepatite, a gastrite, a colecistite, a diverticulite, a peritonite e as hérnias. Certos tumores também as provocam, bem como inflamações na zona do pâncreas, nos intestinos ou na bexiga.

A importância de um bom diagnóstico

Perante esta listagem interminável de doenças associadas às dores musculares abdominais, é preciso que o diagnóstico do problema seja feito da melhor forma possível, com o maior rigor. O seu médico pessoal terá que avaliar diversas possibilidades para lhe poder prescrever o melhor tratamento possível

É certo que não precisará de recorrer para o médico à primeira dor de barriga que lhe aparecer! Terá que avaliar o seu comportamento na véspera da mesma para poder tirar alguma conclusão. Será que abusou da bebida? Comeu alimentos demasiado gordurosos?

Se, contudo, as dores se mantiverem por mais tempo do que o normal, é urgente que se dirija ao hospital ou que consulte o seu médico de família. Se estas forem acompanhadas de vómitos ou de febre, é provável que precise de medicamentos específicos e poderá estar perante uma complicação mais séria. Nesses casos, deixe de ser corajoso e vá ao médico (esta informação é particularmente importante para uma grávida)!

Vídeo com massagens para aliviar a dor muscular abdominal

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 19-12-2014 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

98 Comentários

  1. O que faço ja vai para quase 05 meses que quando jogo futebol meu abdomem, fica dolorido, todo final de domingo depois das ´partidas, e se estende quase toda a semana assim.
    Oque pode ser, ja fiz exames de sangue mas não acusou nada.

    • admin says:

      Esforço físico tem o seu custo. Talvez o seu preparo não seja o melhor. Treine com menos esforço e com maior periodicidade.

    • Sofro do mesmo problema JOSE, ultimamente venho jogando mais futebol, e estou sofrendo do mesmo problema, uma dor forte no centro do abdômen, um leve inchaço (sente-se quando pressionado) e tbm uma dor central apenas quando apertado.

    • Artur says:

      Quando nos submetemos a esforço fisico intenso é comum que alguns grupos musculares tenham um “recebimento” de oxigenio menor que o necessário e quando isso ocorre intereções entre substancias quimicas dentro da fibra muscular, provocam dores. Os conjuntos musculares do abdomem são extensos. Se vc j´procurou profissionais medicos e eles não encontraram nada. Pode ser uma questão apenas de melhorar o seu preparo fisico para o jogo de futebol.

  2. tania says:

    doutor eu estou com muitas dores nas carnes da barriga devido a uma tosse constante de pneumonia q estou e n aguento mais de dor, o que tomar para diminuir esse mal? desde ja agradeço TANIA

  3. adriano says:

    doutor acho que meu problema nao tem soluçao. ha 5 anos fico sofrendo com um mal que ate hj nao foi descoberto pelos medicos..
    tudo começou assim. em um certo dia de domingo fui na casa de um amigo e tomamos cerveja e comimos churrasco..
    no dia seguinte qd acordei percebi que ainda estava meio zonzo e mi levantei, na hr que levantei minha barriga ficou dura como uma pedra, e veio logo a falta de ar, muita dificuldade pra respirar, enfim fiquei uma semana no hospital enternado, tive alta mas desde esse dia os sintomas só pioram. ja fiz todos exames de sangue, ultrassonografia, endoscopia, tgo tgp,, enfim ja nao mi resta opçao de exame,, e nada foi descoberto. hj sinto tontura constante, boca amarga, dor do lado direito da barriga logo abaixo da costela que se estende para as costas..ja levanto com dor de cabeça, derrepente mi da um sono e fico suando frio..trabalho qd posso, só durmo de barriga pra baixo e precionando esse local do abdoomem com um travesseiro.. as vezes tenho gases,, doutor espero por sua opiniao grato.

    • admin says:

      Adriano, as tonturas devem ser analisadas com muito cuidado. O melhor será procurar um otorrinolaringologista e ele que faça os exames necessários para perceber a origem do seu problema.

  4. SHIRLEI says:

    FIZ ABDOMINAIS A UMA SEMANA,E HOJE FUI FAZER E NÃO CONSEGUI,TENHO DORES NA REGIÃO DO UMBIGO,O QUE PODE SER?

  5. Michele says:

    Olá, vim procurar sobre essas dores abdominais, pois hoje ao acordar reparei que estou com a região do abdome acima do estomago, doloridos como se estivesse feito exercícios abdominais, mas não fiz e nem peguei peso. Começou do nada e esta dolorido, inclusive quando eu aperto. Ate o esforço de levantar do sofá ou de mexer na cama também! Me dê uma sugestão do que pode ser?! OBS: Tomei dorflex mais não adiantou. Desde já obrigada

  6. Há 3 dias sinto dores musculares na região do abdomen, não tenho diarreia ou vômito. A única alteração há uma semana foi uma crise alérgica muito forte devido a uma obra na casa ao lado da minha, com isso tenho tosse durante todo o dia e noite. essa pode ser a causa das dores? se não estou tossindo sinto a barriga dolorida, mas quanto tusso a dor é mais intensa.

  7. carlos says:

    Doutor sinto uma dor abdominal desde meus 18 anos,logico que não doe direto,mais quando ela vem me deixa impossibilitado até de andar de tanta dor na região do abdome.Ela vem sempre um ou dois dias que eu jogo futebol ou pratico um exercicio pesado, mais não doe toda vez que pratico.Sempre inicia com uma dorzinha fraquinha em um dos lados do abdome e vai so aumentando atingindo o auge da dor apos 12 horas é uma dor insuportavel.

  8. Jéssica says:

    Desde de ontem estou com uma dor muscular na barriga. Não sei o que é. Parece que eu malhei a parte abdominal. Coisa que eu não fiz.
    Parece q o musculo esta contraido, dolorido mesmo. Quando espirro ou quando eu forço pra levantar, doi só na hora. E agora começou a doer um pouco na hora de andar.
    Grata

    • admin says:

      Se a dor se mantiver, aguarde pelo menos 1 semana antes de ir ao médico. Se a dor piorar, vá de imediato ao hospital.

  9. adriano says:

    olá, passando aqui somente para agradecer a atenção de todos. obrigado por mi responderem, isso mi ajudou muito. descobri que sofro de SII (sindrome do intentisno irritável) uma doença sem diagnósticos precisos, e muito pouco conhecida. mas aprendi que tudo está voltado para a alimentação. eu que sempre fui um cara (meio rústico) não ligava muito para uma alimentação saudável. e comia de tudo pela frente. hj mi sinto muito melhor, apesar de não estar 100% recuperado, mas ainda continuo mi esforçando e evitando comer oquê parecia impossivel viver sem.. enfim desejo boa sorte a todos e meu muito obrigado…

  10. Isadora says:

    Fiz uma série pesada de abdominais, depois de muito tempo parada ha três dias atrás, só começou a doer ontem mas de uma maneira, que a dor no músculo do abdome me atrapalha a andar, respirar, dormir, quando estou sentada com o músculo do abdome relaxado a dor é menor, mas é só tentar corrigir a postura, que meus olhos chegam a lacrimejar de dor, já distendi o músculo da coxa jogando bola e só senti a dor depois que o sangue esfriou, é possível que eu tenha distendido o músculo do abdômen ?

  11. raka says:

    Estou com uma dor no músculo na parte inferior da barriga, tipo a dor devido a exercícios forçados, mas não fiz nenhuma atividade física que pudesse gerar este tipo de sintoma. Ela esta dando até fraqueza nas pernas e dificultando conciliar o sono.Teria alguma medicação para aliviar estes sintomas.

  12. fabricio says:

    Fui internado com fortes dores abdominais(gastrite) por três dias, tomando medicamento fortes e quanto tive alta comecei a sentir dores abdômen está dolorido que nem consigo dormir direito.. um analgésico seria a solução ou ataca a gastrite

  13. Átila says:

    Boa tarde. Dia 28 quando acordei comecei a sentir umas dores na região do abdome que inicialmente pareciam vir próximo do diafragma e agora está no centro, acima do umbigo. Estas dores são bem fracas, apenas incomodam, e eu as sinto apenas quando eu me movimento. Se estiver em repouso não dói nada. Eu não tenho nenhum sintoma, estou muito bem. Já faz mais de 3 dias e a dor persiste, porém, com menor intensidade. Todos os dias de manhã eu costumo levantar e esticar os braços para cima como uma forma de alongamento. É algo grave ou meu “alongamento” prejudicou os músculos abdominais?

  14. Bom dia

    A 19 de Agosto fui operado a uma hernia enguinal do lado esquerdo . E engordei um pouco .
    Antes de ir a consulta a 30outubro para saber se estava bem da hernia , começou me aparecer uma dor do lado esquerdo aguda. Disse ao doutor. Disse que nao era nada.
    A verdade e que desde dai sempre que uso roupa mais apertada ou prático desporto tenho dores horríveis . Parece que os músculos do lado esquerdo e sempre na mesma zona estão presos e quando me quero levantar ou assim que vão rasgar.
    Nao há sangue na urina nem nas fezes , nao tenho falta de apetite.

    Podem me esclarecer se faz favor o que pode ser?

  15. SAT says:

    Joguei bola no sábado e sou goleiro, e por isso acabo levando bolada e agachando muito. Depois disso, quando eu deito na hora que levanto que contraio como se estivesse fazendo abdominal, a parte embaixo na minha barriga doi, o que poderia ser? pode se dor muscular?

  16. Dia 28/02 meu filho fez a ingestão de um suplemento em dose exagerada. Tomou e fez exercicios fisicos na academia. Vomitou sábado durante o dia todo e tem dores abdominais que alivian-se quando está no banho quente. Ministrei buscopan e plasil até pararem os vômitos e fomos ao hospital. Fez tomografia e exame de sangue e não apresentou nada. Porém continua com esta dor entre a barriga e o inicio do estomago. Pode ser o esforço muscular excessivo? O suplemento pode ter causado algo a mais que não tenha sido eliminado com os vômitos de 1 dia?

    • admin says:

      Daiane, o fígado parece ter sido afetado. Só com o tempo isso irá passar. Se o quadro de dor se mantiver nos próximos 2/3 talvez seja melhor se dirigir ao hospital de novo.

  17. conrado says:

    Boa noite, Estou sentindo dor no abdomem e na lateral da bariga, proximo a bexiga também. Andei por horas de moto na serra, subida e descida. Ser´que pode ser da moto? Estou a 3 dias com estas regioes doloridas.

  18. Ana Santos says:

    Dr. Bom dia!!! Ha seis dias meu marido vem sentindo fortes dores abdominais, q ficam mais fracas durante o dia e mais intensas ao levantar da cama qdo passa muito tempo deitado. Ele so consegui deitar de decubito dorsal. Apesar de ter sido diagnosticado gases e de está tomando medicacao p gases a dor persiste.

  19. Lay says:

    Doutor a uns 9 dias estou tendo dores frequentes na barriga,em um desses dias fiquei com diarreia,mas agora não defeco e minha barriga fica dura.O que pode ser???

  20. thalita says:

    há algumas semanas atrás estava sem apetite ae emagreci. Depois de alguns dias voltei a ter vontade de comer mas agora estou sentindo a barriga dolorida do lado direito e dor na virilha quando ando do mesmo lado.O que pode ser me ajude!!!

  21. Danie says:

    Tenho uma dor muscular na barriga, logo abaixo da costela, tanto do lado direito como do lado esquerdo. Dores nas costas e embaixo dos braços, já há dois meses. As dores são muito suaves e não tenho nenhum outro sintoma. O que pode ser?

  22. Roseli says:

    Tive uma crise de diverticulite em 17/03, estou tomando capsulas de lactobacilos, remedios para desinflamar o intestino a 2 meses, comendo farelo de trigo e aveia, saladas, evitando todo tipo de sementes e grãos e mesmo assim sentindo agora dores do lado direito da barriga e virilha direita, principalmente quando ando, mal estar, o que será??

    • admin says:

      Não parece ser uma dor muscular, antes nos parece ser uma dor relacionada com o seu problema intestinal. Reveja a sua dieta com o seu médico, pode ser essa a causa.

  23. Gabriella says:

    Bom dia, há uns 15 dias mais ou menos acordo com dores abdominais, parece que fiz algum tipo de exercício forçando os músculos do abdômen, mas não fiz absolutamente nada. Essa dor é sempre quando acordo e dura aproximadamente uns 10 ou 15 min. O que pode estar acontecendo?
    Obrigada.

  24. lo says:

    olá, então,sempre que eu durmo de barriga para baixo eu sinto dores abdominais, tem alguma explicação ? Obrigada desde já!

  25. Monielly says:

    Bom dia dr. Ontem sentir uma dor muito forte do lado direito do abdomen, fiquei sentindo essa dor forte durante umas 3 horas. Hoje passado dois dias e minha barriga esta dolorida ainda, o que pode ser?

  26. Monielly says:

    Bom dia dr. Ontem de ontem sentir uma dor muito forte do lado direito do abdomen, fiquei sentindo essa dor forte durante umas 3 horas. Hoje passado dois dias e minha barriga esta dolorida ainda, o que pode ser?

  27. Evelyn says:

    Olá, sinto fortes dores na barriga ao lado direito.Essa dores persistem por várias e várias horas , chega dar algumas pontadas.
    O que pode ser ? Ainda não fui ao médico .

  28. leo says:

    Doutor estou com uma dor perto do umbigo porem não tenho sintoma nenhum e sinto dor apenas quando eu contráio a barriga ou quando eu aperto já faz 4 dias

  29. Luciana says:

    Doutor,sinto dores ao pressionar a barriga.Na região central,bem abaixo do umbigo.O que pode ser?

  30. Ceica says:

    Dr,estava parada e comecei a malhar,estou sentido umas dores esporádicas ao redor do umbigo,não são constantes mas quando durmo d bruços ao mudar de posição sinto como se fosse fisgada ao redor do umbigo,poderá ser por conta dos exercícios ou pode ser algo grave!?

  31. sheila says:

    Ola ! Doutor eu estou fazendo exercício físico na acadêmia e quando eu terminei meu exercício, levantei rápido e senti dor no abdômen mas benm próximo ao umbigo.
    Sera que devo procurarum medico?
    Ou será so uma lesão.?
    Obrigado pela ajuda.

  32. Thiago says:

    Doutor fiz atividades físicas e na minha bacia do lado direito doi quando vou praticar exercios

  33. Dr. Desde o inicio do mês sinto dores muito forte no centro bem abaixo do umbigo, quando essa dor vem eu não posso nem me mexer pq doi demaaais, quando tenho relações sexuais com meu espiso sinto dor no pé da barriga, e ao apertar abaixo do umbigo doi tambem!
    A medica me pediu uma transvaginal, essa dor pode teer alguma coisa a ver com q minha fertilidade?

  34. Magda says:

    Dr quando me movimento sinto dores dos lados do umbigo. Quando estou parada ñ sinto dor nenhuma somente quando me movimento e isso já faz algum tempo. O que pode ser ?

    • admin says:

      Tanta coisa… impossível dar uma resposta concreta. Visite um médico.

      • Marcelo says:

        Devido a uma carga de Stress e Ansiedade(Média alta) no trabalho, comecei a sentir:

        1 – Dores do Lado esquerdo Inferior da Barriga
        2 – Dores de Cabeca
        3 – Tipo Fraqueza na Perna, Panturrilha.
        4 – Dor após fazer fezes (do lado esquerdo do abdomem), depois vai diminuindo.

        Quando repouso e digamos que tomo chas (calmantes) alivia a dor.

        Durante o dia, sinto a dor ficar mais intensa, no final do expediente. As x no inicio se eu me agitar ou preocupacoes.

        Ela termina, com o passar de uns 7 dias, diminuindo com repousos. E sempre no processo, fezes e dor do lado, e assim vai ate passar.

        Nisto emagreco tb, porque nao consigo comer muito, pois doi, como se tivesse obstruido.

        Se puder falar o que achas que pode ser, a visita ao medico sei que é de extrema importancia e providenciarei. Obrigado realmente.

  35. liomar says:

    quando trabalho com soldas inalo aquela fumaça ou quando inalo qualquer tipo de fumaça horas depois ou no dia seguinte sinto dores por cima da barriga dores tipo musculares as vezes forte outras vezes fraca o que pode ser

  36. caio says:

    Doutor me ajude , ja faz uma semana que estou com uma dor no abdomen , e uma dor pontiaguda , quando abxio a cabeça para olhar pra baixo a dor aumenta muito fui no hospital tomei buscopan na veia e a dor passou por algum tempo mais logo voltou fiz exame de sangue mais nao acusou nada , nao tenho nem diarreia nem vomito nem febre apenas essa dor ja faz uma semana

  37. rodrigo says:

    Olá de vezes enquanto sinto como se estivesse com uma bexiga na parte central do peito uns dois dedos abaixo me deixando inchado com a respiração curta e algumas vezes por abaixar para amarrar o sapato ou levanta do sofá fico com um incômodo, não estou fazendo nenhum tipo de exercício físico e já fiz uma ultra som de todas a barriga até os peitos já tbem exame e só deu uma gastrite moderada cortei café refrigerante e não bebo bebidas alcoólicas.Alimento de frutas pela manhã almoço e janto e raro comer outras coisas.

  38. isabel says:

    Ola sr.doutor gostava de saber a sua opiniao, sinto um mau estar do lado esquerdo da barriga mais precisa abaixo das costelas,ja a cerca de 6 meses, fui ao medico e o mesmo me receitou um medicamento para regular o intestino, continuo igual e o mau estar piora, o que me aconselha,obrigado

  39. Bruno says:

    Doutor após malhar a região do abdômen, surgiu uma veia no meio do abdômen, e já vai fazer três semanas que a dor e a veia não sumiram. Por conta do eu acabei de descrever estou sem me exercitar na academia, o que pode ser o meu problema. Aguardo com avidez a vossa opinião quanto ao meu problema, obrigado.

  40. Rodrigo says:

    Boa noite. Quando viajo de carro ou aviao e fico muito tempo sentado, sinto uma dor na parte de baixo da barriga. Acontece que nao tem passado. E na mesma regiao que operei do apendicite a uns 15 anos atras.

  41. Camila says:

    Dr. Queria sua opinião sei não talvez nem seria algo tão sério!
    Mas todas as vezes que eu uso uma calça que aperta minha barriga eu sinto cólica e me da diarreia. Essa calça ela é de cós alto que aperta é modela o corpo!
    Eu praticamente não tenho barriga, gostaria de saber pq toda vez que eu uso essa calça me da isso? Muito obrigada

  42. Viviane says:

    Bom dia DR.

    Minha mae esta com muita dor no abdome , ela diz que a dor parece estar andando nela, ela esta com pedrinhas na visuluca sera que é isso ???

  43. FERNANDO says:

    doutor tenho dor do lado direito do adomem, na parte inferior e nas costas, ha uns 25 dias. Ja fiz exame de sangue, urina e ultrassom e nada apareceu. O que pode sr?

  44. Raquel says:

    Prezado DR!

    Há cerca de um mês estou tendo dores abdominais à noite, geralmente acordo de madrugada não podendo nem respirar direito. A barriga fica estufada, mas não tenho desarranjos intestinais. Conforme eu vou respirando, mesmo com dor, quando eu consigo respirar profundamente, a dor alivia. Se eu levanto, também a dor alivia. Agradeço por sua opinião.

  45. isa says:

    Estava deitada na cama de barriga para cima, comecei a sentir uma dor na costela do lado direito e respirei fundo achando que melhoraria. Mas a tive uma sensação horrível como se estivesse dando um nó em um órgão meu. Agora a dor não passa, só quando deito do lado esquerdo. Doi quando ando e quando respiro também. O que pode ser? Fiz exames a uma semana e não havia nada de errado com os órgãos dessa região(lado direito)

  46. paulo says:

    Boa noite, tenho uma dor no lado esquerdo pouco abaixo da cintura, perto da púbis. Isto aconteceu há uns três meses, após jogo de futebol. Mesmo assim, continuei a jogar. A dor só aparece quando me levanto da cama, ao dobrar-me, sinto um nervo a controcer-se, e é nessa zona que sinto a dor. Parei um mês de jogar, coloquei gelo analgesico e senti me melhor. Voltei a jogar está quinta feira, e agora tenho outra vez a mesma sensação. Será uma hernia? É esforço/muscular? Devo mesmo parar mais tempo? O ortopedista diz que não é da área dele. Obrigado

  47. elen says:

    Dr.faço pilates 2 x por semana e academia 3x por semana,de uns 40 dias pra cá sinto um dor só quando aperto logo abaixo da costela esquerda,mais so doi quando apertoe quando deito de lado sinto um pequeno desconforto,Oque pode ser que medico tenho que procurar

  48. Carolina says:

    Dr. há pouco mais de uma semana venho sentindo dor na região da boca do estômago, achei que era por algo que tivesse comido, mas não passou, depois de 2 dias, descobri que se me alimentasse com pouco intervalo de tempo a dor passava, porém depois de mais um ou dois dias mudou, se comesse algo, aí é que doía ainda mais! Assim estou há uns 10 dias, sem me alimentar direito pois me dói toda a região.. uma dor constante, mas que as vezes fica insuportável, se estende para as costas bem no meio da coluna e sinto uma irritação na garganta nos ultimos dias.. Não fiquei com o intestino preso, não tive febre, nem vômito, nem dores de cabeça, apenas essa dor local. Já fui ao médico duas vezes e estou aguardando os exames.. Uma das médicas me passou omeprazol, tomei mas não fez muita diferença, somente “atrasou” o aparecimento da dor, e outra me passou buscopan, o que me fez ter queimação constante. O que posso fazer?

O que achou do artigo?