Home

Dor muscular abdominal

Dor muscular abdominal

Dor muscular abdominal

As dores abdominais são sintomas muito comuns e frequentes no consultório médico e, na maior parte das vezes, indiciam problemas menores. Contudo, alguns pacientes podem apresentar patologias graves associadas.

A região abdominal é constituída por uma diversidade de órgãos e, logo, as dores musculares nesta área podem ter origens quase infinitas. Uma singela dor de barriga pode assim ser um grande desafio para um médico e para a definição precisa de um diagnóstico. Para chegar a uma conclusão acertada é preciso fazer o historial clínico detalhado do paciente, compreendendo a sua anatomia, a sua fisiologia e os possíveis antecedentes que possam contribuir para a dor. A localização da dor, bem como a sua intensidade, o tipo, o tempo de duração e outros sintomas associados são igualmente fundamentais para elaborar o diagnóstico.

Causas das dores musculares abdominais

Grande parte das dores na zona do abdómen indicia problemas menores. Muitas vezes estão em causa cólicas intestinais relacionadas com intoxicações alimentares ou com refeições demasiado gordurosas. A dilatação do intestino devido a gases é outra causa recorrente, tal como a ansiedade e o stress. Nestes casos a dor será esporádica e desaparecerá passado algum tempo.

Quando as dores “de barriga” persistem durante várias horas poderá estar em causa uma situação mais grave. Sempre que esteja associada a vómitos e/ou febre será fundamental recorrer a um médico.

A gastrite, a úlcera de estômago ou a úlcera de duodeno, a colecistite e as pedras na vesícula ou nos rins, a inflamação do pâncreas (chamada de pancreatite aguda que normalmente se verifica em pessoas que abusam de bebidas alcoólicas), a hepatite aguda, a apendicite, a diverticulite (inflamação de um divertículo que é uma pequena bolsa na parede do intestino grosso), as infecções intestinais e a diarreia e as cólicas menstruais estão entre as possíveis origens das dores abdominais. Os tumores, as parasitoses, as infecções urinárias, as hérnias, as doenças dos ovários, a peritonite e a pneumonia são outras causas potenciais.

Como aliviar as dores musculares abdominal/abdómen/barriga

O repouso é uma boa forma de aliviar este tipo de dor, designadamente encolhendo o corpo, pressionando os joelhos contra o peito. Esta posição pode ser assumida deitada ou sentada e ajudará a amenizar o desconforto.

Será imprescindível que não execute exercício ou actividade física intensa enquanto a dor persistir, procurando relaxar o corpo. A colocação de uma garrafa ou bolsa de água quente na região abdominal facilitará o processo de relaxamento, contribuindo para diminuir as cólicas. Esta solução é particularmente eficaz quando estejam em causa dores menstruais.

Tomar um anti-ácido ajudará a aliviar as dores nos casos de refluxo e de indigestão. Também deverá evitar consumir alimentos ácidos, como são certas frutas e o tomate. O álcool, a cafeína e as bebidas com gás são igualmente desaconselháveis enquanto as dores persistirem.

Sempre que as dores abdominais resultem de excessos alimentares é imprescindível que opte por fazer refeições pequenas e saudáveis. Prefira alimentos que facilitem a digestão e evite as gorduras e os açúcares.

Beber muita água é altamente recomendável, pois isso contribuirá para limpar o sistema orgânico e ajudar a ultrapassar as dores abdominais.

Se as dores musculares localizadas forem acompanhadas de febre, inchaço, diarreia, perda de peso, funcionamento anormal do intestino, sensibilidade abdominal e se estiver grávida deve consultar o médico, caso estas persistam por mais de três dias.

Vídeo com massagens para alívio da dor muscular abdominal

Dr. Fabrício Almeida

Artigo revisto em 14-01-2013 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

28 Comentários

  1. O que faço ja vai para quase 05 meses que quando jogo futebol meu abdomem, fica dolorido, todo final de domingo depois das ´partidas, e se estende quase toda a semana assim.
    Oque pode ser, ja fiz exames de sangue mas não acusou nada.

    • admin says:

      Esforço físico tem o seu custo. Talvez o seu preparo não seja o melhor. Treine com menos esforço e com maior periodicidade.

    • Sofro do mesmo problema JOSE, ultimamente venho jogando mais futebol, e estou sofrendo do mesmo problema, uma dor forte no centro do abdômen, um leve inchaço (sente-se quando pressionado) e tbm uma dor central apenas quando apertado.

  2. tania says:

    doutor eu estou com muitas dores nas carnes da barriga devido a uma tosse constante de pneumonia q estou e n aguento mais de dor, o que tomar para diminuir esse mal? desde ja agradeço TANIA

  3. adriano says:

    doutor acho que meu problema nao tem soluçao. ha 5 anos fico sofrendo com um mal que ate hj nao foi descoberto pelos medicos..
    tudo começou assim. em um certo dia de domingo fui na casa de um amigo e tomamos cerveja e comimos churrasco..
    no dia seguinte qd acordei percebi que ainda estava meio zonzo e mi levantei, na hr que levantei minha barriga ficou dura como uma pedra, e veio logo a falta de ar, muita dificuldade pra respirar, enfim fiquei uma semana no hospital enternado, tive alta mas desde esse dia os sintomas só pioram. ja fiz todos exames de sangue, ultrassonografia, endoscopia, tgo tgp,, enfim ja nao mi resta opçao de exame,, e nada foi descoberto. hj sinto tontura constante, boca amarga, dor do lado direito da barriga logo abaixo da costela que se estende para as costas..ja levanto com dor de cabeça, derrepente mi da um sono e fico suando frio..trabalho qd posso, só durmo de barriga pra baixo e precionando esse local do abdoomem com um travesseiro.. as vezes tenho gases,, doutor espero por sua opiniao grato.

    • admin says:

      Adriano, as tonturas devem ser analisadas com muito cuidado. O melhor será procurar um otorrinolaringologista e ele que faça os exames necessários para perceber a origem do seu problema.

  4. SHIRLEI says:

    FIZ ABDOMINAIS A UMA SEMANA,E HOJE FUI FAZER E NÃO CONSEGUI,TENHO DORES NA REGIÃO DO UMBIGO,O QUE PODE SER?

  5. Michele says:

    Olá, vim procurar sobre essas dores abdominais, pois hoje ao acordar reparei que estou com a região do abdome acima do estomago, doloridos como se estivesse feito exercícios abdominais, mas não fiz e nem peguei peso. Começou do nada e esta dolorido, inclusive quando eu aperto. Ate o esforço de levantar do sofá ou de mexer na cama também! Me dê uma sugestão do que pode ser?! OBS: Tomei dorflex mais não adiantou. Desde já obrigada

  6. Há 3 dias sinto dores musculares na região do abdomen, não tenho diarreia ou vômito. A única alteração há uma semana foi uma crise alérgica muito forte devido a uma obra na casa ao lado da minha, com isso tenho tosse durante todo o dia e noite. essa pode ser a causa das dores? se não estou tossindo sinto a barriga dolorida, mas quanto tusso a dor é mais intensa.

  7. carlos says:

    Doutor sinto uma dor abdominal desde meus 18 anos,logico que não doe direto,mais quando ela vem me deixa impossibilitado até de andar de tanta dor na região do abdome.Ela vem sempre um ou dois dias que eu jogo futebol ou pratico um exercicio pesado, mais não doe toda vez que pratico.Sempre inicia com uma dorzinha fraquinha em um dos lados do abdome e vai so aumentando atingindo o auge da dor apos 12 horas é uma dor insuportavel.

  8. Jéssica says:

    Desde de ontem estou com uma dor muscular na barriga. Não sei o que é. Parece que eu malhei a parte abdominal. Coisa que eu não fiz.
    Parece q o musculo esta contraido, dolorido mesmo. Quando espirro ou quando eu forço pra levantar, doi só na hora. E agora começou a doer um pouco na hora de andar.
    Grata

    • admin says:

      Se a dor se mantiver, aguarde pelo menos 1 semana antes de ir ao médico. Se a dor piorar, vá de imediato ao hospital.

  9. adriano says:

    olá, passando aqui somente para agradecer a atenção de todos. obrigado por mi responderem, isso mi ajudou muito. descobri que sofro de SII (sindrome do intentisno irritável) uma doença sem diagnósticos precisos, e muito pouco conhecida. mas aprendi que tudo está voltado para a alimentação. eu que sempre fui um cara (meio rústico) não ligava muito para uma alimentação saudável. e comia de tudo pela frente. hj mi sinto muito melhor, apesar de não estar 100% recuperado, mas ainda continuo mi esforçando e evitando comer oquê parecia impossivel viver sem.. enfim desejo boa sorte a todos e meu muito obrigado…

  10. Isadora says:

    Fiz uma série pesada de abdominais, depois de muito tempo parada ha três dias atrás, só começou a doer ontem mas de uma maneira, que a dor no músculo do abdome me atrapalha a andar, respirar, dormir, quando estou sentada com o músculo do abdome relaxado a dor é menor, mas é só tentar corrigir a postura, que meus olhos chegam a lacrimejar de dor, já distendi o músculo da coxa jogando bola e só senti a dor depois que o sangue esfriou, é possível que eu tenha distendido o músculo do abdômen ?

  11. raka says:

    Estou com uma dor no músculo na parte inferior da barriga, tipo a dor devido a exercícios forçados, mas não fiz nenhuma atividade física que pudesse gerar este tipo de sintoma. Ela esta dando até fraqueza nas pernas e dificultando conciliar o sono.Teria alguma medicação para aliviar estes sintomas.

  12. fabricio says:

    Fui internado com fortes dores abdominais(gastrite) por três dias, tomando medicamento fortes e quanto tive alta comecei a sentir dores abdômen está dolorido que nem consigo dormir direito.. um analgésico seria a solução ou ataca a gastrite

  13. Átila says:

    Boa tarde. Dia 28 quando acordei comecei a sentir umas dores na região do abdome que inicialmente pareciam vir próximo do diafragma e agora está no centro, acima do umbigo. Estas dores são bem fracas, apenas incomodam, e eu as sinto apenas quando eu me movimento. Se estiver em repouso não dói nada. Eu não tenho nenhum sintoma, estou muito bem. Já faz mais de 3 dias e a dor persiste, porém, com menor intensidade. Todos os dias de manhã eu costumo levantar e esticar os braços para cima como uma forma de alongamento. É algo grave ou meu “alongamento” prejudicou os músculos abdominais?

O que achou do artigo?