Home

Como aliviar as dores musculares

Como fazer para aliviar as dores musculares

Como fazer para aliviar as dores musculares

Descanso e panos quentes! Essa seria a solução das nossas avós para as dores musculares e, na verdade, há muita verdade nessa ideia. Porém, é conveniente que em primeiro lugar tenha a certeza do que motivou estas dores, de modo a não estar a ignorar algum problema mais gravoso e de consequências letalmente nefastas para a sua saúde.

 

 

 

Repouso e relaxamento

Como já se notou, o descanso é uma óptima forma de lidar com as dores musculares. A zona dolorida deve ser colocada em repouso, de modo a aliviar toda a tensão muscular que recai sobre ela. Os esforços são de evitar a todo o custo!

Fazer exercícios de relaxamento e alongamentos são outras medidas relevantes para amenizar o desconforto causado pelas dores musculares.

 

Panos quentes e mezinhas caseiras

E, como as nossas avós têm sempre razão, mesmo quando de facto não a têm, o recurso a algumas receitas caseiras é uma solução a ter em conta no combate a este tipo de problema. O ancestral pano ou toalha quente colocado na zona magoada é sempre de considerar, conhecidos que são os benefícios desta medida no combate às dores musculares. Em alternativa, poderá adquirir um emplastro / adesivo para as dores musculares que existem à venda, livremente, nas farmácias.

Há ainda ervas e plantas medicinais com fins terapêuticos que não são de descorar quando pensamos em debelar as dores musculares. São o caso do gengibre, da erva-doce, da canela e do louro.

Se preferir, pode fazer sumos bem apetitosos com recurso a frutas como a mação, o melão e as uvas.

Gelo e / ou um banho quente

Tomar um longo e salgado banho quente é outra boa forma de combater as dores musculares e de encontrar algum conforto para a zona dolorida. Imergir-se na água quente proporcionar-lhe-á um relaxamento integral do corpo, designadamente dos músculos, e, logo, um alívio imediato.

Em sentido contrário, mas com efeitos igualmente benéficos, pode aplicar gelo na zona magoada, recorrendo a um pano ou a uma bolsa específica para o efeito. Este procedimento ajudará a reduzir a inflamação causada pela tensão muscular.

Cremes, pomadas e analgésicos

Os medicamentos específicos para este tipo de problemas, contendo anti-inflamatórios e analgésicos, são sempre uma solução a considerar. Há cremes, pomadas e comprimidos apropriados para todo o tipo de dores musculares que se podem comprar de forma bastante fácil, sem necessidade de prescrição médica. Uma simples Aspirina ou um Paracetamol podem ajudar a aliviar a dor.

No caso dos cremes e das pomadas é sempre conveniente que sejam aplicados com uma leve massagem, o que contribuirá decisivamente para propiciar um relaxamento muscular mais rápido e eficaz.

Acupunctura e terapias alternativas

Nestes tempos de diversidade, as soluções para as dores musculares são infindáveis! Caberá a cada qual escolher a melhor opção conforme a sua personalidade, os seus interesses e a sua própria saúde geral. E não deverá rejeitar à partida as chamadas medicinas alternativas, nomeadamente a acupunctura, que são cada vez mais uma via de recurso para complementar certos tratamentos determinados pela medicina convencional.

Advertência

Se as dores persistirem, sem aparentes melhorias, o melhor é recorrer a um médico, pois poderá estar em face de um problema que requeira cuidados mais específicos e um tratamento especializado.

Dr. Fabrício Almeida

Artigo escrito em 24-01-2013 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

12 Comentários

  1. gostei da dica vou fazer pq stou sentindo muita dor muscular ñ sei se sta rasgada. mais vou fazer ok vc falou serv pra todo tipo d dor mesmo.!!!!

  2. A matéria é o que procurava, muito boa.
    Voa agora usar as ervas para ver o resultado.

  3. tamara says:

    gostei das dicas

  4. Pollyana says:

    Gente! Adorei a matéria! Sofria muito com dores musculares e passei a me cuidar! Procuro manter uma alimentação saudável, pratico esportes, faço uso de suplementos alimentares… Para as dores meu médico me indicou um tratamento com um cogumelo que chama Agaricus blazei, tem me ajudado bastante… Além de dar muita disposição e energia na prática de exercícios físicos é ótimo para fortalecer o sistema imunológico, recomendo! Espero ter ajudado! Beijocas

  5. Mônica says:

    suas dicas me ajudaram muito obrigado

  6. O seu nome says:

    boa noite, Dr. Fabrício adorei as dicas , mas estou em duvida… É que o meu namorado fez exercicios fisicos e hoje reclama de dores intensas,e disse que dificilmente ele nao consegui se sentar, a joelhar, e muito menos deitar-se, o que faço?

    • admin says:

      Terá de pelo menos tentar arranjar posição para dormir. Deitando, mesmo com dor, quase toda a gente consegue arranjar uma posição “menos má”.

  7. diego says:

    salvei minha mae pela as dica

  8. O seu nome says:

    O artigo é muito bom,gostaria que me informasse quais são as ervas medicinais para o banho,que o senhor se refere no artigo.

    Obrigada

O que achou do artigo?