Home

Como aliviar as dores musculares

Como fazer para aliviar as dores musculares

Como fazer para aliviar as dores musculares

A melhor forma de curar qualquer mazela é estando absolutamente ciente da sua origem e do que a causou. O mesmo se aplica no capítulo das dores musculares. Contudo há formas de aliviar o problema e de melhorar o desconforto.

Antes de mais, a melhor forma de curar uma mialgia, o nome técnico por que são conhecidas as dores musculares, é o repouso da zona afectada. Será fundamental que não se sujeite a área a esforços.
 

Dicas para aliviar a dor


A aplicação de gelo, embrulhado num pano ou no interior de uma bolsa adequada, por cerca de 15 minutos, é uma boa medida para ajudar a reduzir a inflamação. Por outro lado, um banho quente aliviará a tensão e a dor, propiciando o relaxamento dos músculos doloridos. As sessões de sauna são uma excelente forma de tratar as dores musculares, embora seja fundamental uma consulta médica prévia, para apurar se não há contra-indicações na sua frequência, já que não são recomendáveis para pessoas que tenham problemas de tiróide ou infecções agudas.

Poder-se-á ainda colocar uma toalha ou um pano quentes na área – há à venda nas farmácias adesivos de calor específicos para o efeito, contendo como substância activa a capsaicina que estimula a pele e o fluxo sanguíneo, ajudando a curar as mialgias.

A aplicação de uma pomada ou creme relaxante ou anti-inflamatório, específico para este tipo de casos, ajudará também a curar a lesão. Este tipo de produtos vende-se livremente nas farmácias. Se aplicar a pomada procedendo a uma massagem cuidada estará a contribuir em muito para melhorar a situação. As massagens facilitam a circulação do sangue nos tecidos musculares doridos, promovendo a reparação dos tecidos. Poderá suscitar alguma dor adicional, mas se a conseguir suportar será uma boa forma de amenizar o problema.

E se a dor for mais intensa?

Nas situações mais complexas a tomada de um analgésico comum ajudará a aliviar a dor. Seja Aspirina, Ibuprofeno ou Paracetamol, deve recorrer a um medicamento que conheça e que, logo, não lhe venha a causar complicações.

As medicinas alternativas, designadamente a acupunctura e o recurso a banhos com ervas medicinais, são boas medidas também para curar as dores musculares, sobretudo quando estas resultem de tensões dos músculos ou em situações de mialgias crónicas.

Nos casos de dores musculares nas costas, que têm como origem, em muitos casos, a tensão e o stress, o recurso a técnicas de relaxamento e a exercícios específicos ajudarão também a melhorar.

Um estudo recente, que incidiu particularmente na investigação da dor de costas, publicado pelo “The Journal of Pain” em Setembro de 2011, concluiu que o gengibre, seja aplicado localmente, seja por via da sua ingestão, pode ajudar a curar as dores musculares. E investigadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Brasil, chegaram a uma receita caseira que ajuda a melhorar as dores musculares. Trata-se de um chá composto por erva-doce, canela e sementes de mostarda. As especiarias são colocadas em porções iguais e para uma toma precisará de cerca de uma colher de chá. A mistura deve ficar em infusão durante cerca de 3 minutos em água fervente. Além de aliviar as dores musculares, este chá também dá energia aos atletas.

Experimente as nossas dicas para alivio das dores musculares e estamos certos que se livrará dessa teimosa enfermidade que o aflige.

Dr. Fabrício Almeida

Artigo escrito em 24-01-2013 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

10 Comentários

  1. gostei da dica vou fazer pq stou sentindo muita dor muscular ñ sei se sta rasgada. mais vou fazer ok vc falou serv pra todo tipo d dor mesmo.!!!!

  2. A matéria é o que procurava, muito boa.
    Voa agora usar as ervas para ver o resultado.

  3. tamara says:

    gostei das dicas

  4. Pollyana says:

    Gente! Adorei a matéria! Sofria muito com dores musculares e passei a me cuidar! Procuro manter uma alimentação saudável, pratico esportes, faço uso de suplementos alimentares… Para as dores meu médico me indicou um tratamento com um cogumelo que chama Agaricus blazei, tem me ajudado bastante… Além de dar muita disposição e energia na prática de exercícios físicos é ótimo para fortalecer o sistema imunológico, recomendo! Espero ter ajudado! Beijocas

  5. Mônica says:

    suas dicas me ajudaram muito obrigado

  6. O seu nome says:

    boa noite, Dr. Fabrício adorei as dicas , mas estou em duvida… É que o meu namorado fez exercicios fisicos e hoje reclama de dores intensas,e disse que dificilmente ele nao consegui se sentar, a joelhar, e muito menos deitar-se, o que faço?

    • admin says:

      Terá de pelo menos tentar arranjar posição para dormir. Deitando, mesmo com dor, quase toda a gente consegue arranjar uma posição “menos má”.

  7. diego says:

    salvei minha mae pela as dica

O que achou do artigo?