Home

Chás e ervas para dores musculares

Chás e ervas para dores musculares

Chás e ervas para dores musculares

A sabedoria das nossas avós, que carrega a força e o conhecimento de várias gerações, tem muito que se lhe diga e uma boa dose de verdade. Algo que faz bastante sentido no capítulo das mezinhas e dos medicamentos caseiros. Outrora os medicamentos eram luxo ou absolutamente inexistentes, por isso o povo empenhava-se na descoberta de outras formas de cuidar das maleitas que iam surgindo.

No capítulo do tratamento de dores, mal tão costumeiro e usual desde tempos inomináveis, os remédios caseiros para as dores musculares, com recurso a chás e ervas, são certamente uma solução a não descorar. Aqueles que não são particularmente apreciadores dos medicamentos, cheios de substâncias químicas que, curando um mal, fazem mal a outras partes do nosso corpo, gostarão especialmente de ler este artigo, onde poderão descobrir algumas receitas caseiras para debelar as dores musculares.

Deliciosos sumos!

E se há quem imagine que, para ajudar a tratar do desconforto das dores musculares, é preciso ser corajoso o suficiente para engolir estranhos e desagradáveis líquidos, está muito enganado! É possível fazer face ao problema de uma forma bem saborosa, com recurso a sumos bem gostosos.

Combinar frutas como o melão, as uvas e o limão é uma excelente escolha para criar um sumo que agrada ao palato e que, ao mesmo tempo, ajuda a aliviar e a prevenir as desagradáveis dores e tensões musculares. A razão para isto é o facto de estas frutas serem ricas em vitaminas A e E, fortes aliadas nesta luta contra este desconforto.

Associar maçã, cenoura, gengibre e alho-porro é outra boa opção. Só tem que juntar uma ou duas maçãs, uma cenoura, um pequeno talo de alho-porro e um pouco de raiz de gengibre e bater tudo no liquidificador (ou com uma varinha mágica).

O poder do gengibre

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias que sem encontram no óleo essencial extraído desta raiz e que é rico em componentes como o flandrino, o canfeno, a zingerona e o zingibereno. Não é à toa que é muito usado para o tratamento de dores musculares, mas também para cuidar de dores associadas à artrite, tendo também um forte poder antibiótico.

Um banho de imersão de chá de gengibre é uma excelente alternativa para aliviar as tensões musculares. Deve levar o gengibre ao lume, em água, e deixar ferver. O chá deve ficar bastante intenso e encorpado, de modo a poder integrá-lo depois no banho.

Se não tiver disponibilidade ou paciência para um banho de imersão, pode fazer um emplastro com o chá de gengibre, embebendo um pano com ele e aplicando as compressas na zona lesionada.

Chás de erva-doce, canela e mostarda e louro

O poder curativo de algumas ervas está amplamente provado e também no domínio das dores musculares essa ideia se aplica. As propriedades do louro são conhecidas pelo seu poder enquanto propiciador do relaxamento dos músculos, contribuindo ainda para amenizar outras situações relacionadas com os desconfortos estomacais.

O chá de louro, colocado em infusão durante algum tempo, é um bom relaxante muscular. É certo que o sabor pode não ser totalmente agradável para todas as bocas, mas com a dose certa de açúcar, ou de mel, é uma boa sugestão para tomar antes das refeições, de modo a conseguir melhores resultados.

Uma combinação que está cientificamente comprovada, no combate às tensões e problemas de foro muscular, é a de erva-doce, canela e mostarda. Este chá, que foi já alvo de investigações no âmbito de estudos universitários, contribui decisivamente para o alívio das dores musculares. Está também provado que ajuda a prevenir este tipo de maleitas.

Para preparar este chá deve mesclar quantias idênticas de grãos de erva-doce, de paus de canela e de sementes de mostarda – como ponto de referência, em termos de medida, utilize uma colher de chá para uma dose individual de água. Deve colocar a água a ferver e retirá-la do lume, colocando as ervas em infusão durante alguns minutos. A seguir, só tem que beber e esperar pelo merecido alívio.

Este artigo precisa de revisão por um profissional, quer fazê-lo? Comece aqui.

Patrocínios

12 Comentários

  1. Sou operada de câncer de mama, já tenho 08(oito) anos a cirurgia,e foi feito o esvaziamento da axila mais tenho sentido muitas dores abaixo da axila, e um desconforto muito grande, faço hidroginástica,a uma semana não tenho vontade de fazer nada nem caminhar.O que devo fazer?

  2. MUITO INTERESSANTE VOU LER MAIS!!!
    TENHO ALGUMAS PERGUNTAS.

  3. marinalva says:

    Tenho reumatismo e osteoporose, não consigo me livrar das dores nas pernas… Fora que abaixo da minha garganta está muito inchada. O que fazer?

    • admin says:

      Marinalva, o melhor que se pode fazer em alguns casos, em que a dor é crónica, é diminuir o impacto dos sintomas. Mas, pode não ser esse o seu caso. DE qualquer forma procure um médico.

  4. nalva says:

    sinto muita dor de cabeça e dores nas pernas, o que faço?

    • admin says:

      Descanse, durma bem e tenha boa postura corporal. Se puder faça algum exercício também. Com o tempo isso passa. Se não passar visite um médico como é evidente.

  5. junior says:

    boa tarde !
    fui operado a 1 ano atras do ombro direito devido luxação no mesmo fazendo fisioterapia desde janeiro, até hoje ainda sinto fortissimas dores no local e devido a depressão que tenho acho que está agravando o problema por favor me ajudem !

  6. junior says:

    Sim ,mais isso é o que mais eu faço é justamente falar com eles sobre isso ,queria saber da sua parte dicas de que medicamento em forma de chas e ervas devo tomar !

  7. jayr says:

    Olá, fiz duas cirurgias na coluna, uma na cervical e outra na lombar e foram colocados parafusos e pinos, pois bem, após a segunda cirurgia que foi na lombar, passei a ter muitas câimbras, qualquer esforço que seja, apenas uma caminhada, quando faço algo mais desgastante sofro com câimbras nas pernas, não tenho posição pra dormir, ao sentar dependendo da posição o músculo contrai também. Relaxantes comuns ajudam mas eu já os tomo antes de alguma atividade e depois repito a dose. Se puder me ajudar agradeceria muito, já procurei vários especialistas e ninguém me dá solução contra a maldita câimbra.
    Grato.

    • admin says:

      Jayr, para melhores esclarecimentos procure pelo cirurgião que lhe fez essa cirurgia e peça esclarecimentos a ele quanto a esse problema que o afeta.

O que achou do artigo?