Home

Chás e ervas para dores musculares

Chás e ervas para dores musculares

Chás e ervas para dores musculares

O recurso a medicamentos para o tratamento das dores musculares é muito frequente, contudo é preciso ter em conta que estes remédios causam efeitos secundários negativos. Assim, tratando-se um problema, está-se a agredir o organismo noutros pontos sensíveis. Para contornar esta situação, o recurso a remédios caseiros para as dores musculares é uma boa alternativa para o tratamento das dores musculares causadas por problemas pouco graves.

Há algumas ervas que são conhecidas por terem propriedades terapêuticas que podem ajudar ao alívio e à prevenção das dores musculares. São os casos do louro, da canela e da erva-doce. O gengibre também é um aliado poderoso nesta batalha.

Há ainda alguns frutos que podem ajudar a lutar contra o problema, como é o caso do melão, das uvas e do limão. A combinação destes três ingredientes num sumo resulta numa mistura muito rica em vitaminas A e E que contribuem para tratar e prevenir as dores e tensões musculares e que, além do mais, é absolutamente saboroso!

Fique de seguida com algumas receitas caseiras que podem ajudar a combater as dores musculares…

Chá que alivia dores musculares e dá energia

A mistura de erva-doce, canela e mostarda é um remédio caseiro com efeito comprovado no combate às dores musculares. O chá feito com estes ingredientes foi testado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, no Brasil, numa pesquisa levada a cabo com atletas, e as conclusões foram de que é um perfeito aliado no tratamento e na prevenção deste tipo de dores.

Estas três especiarias são conhecidas por combaterem o envelhecimento e por serem ricas em antioxidantes. A canela tem ainda alto poder conservante.

Assim, deve misturar erva-doce, pedaços de canela em pau e sementes de mostarda em quantidades iguais. Deve usar uma colher de chá desta mistura para uma xícara de água quente. É conveniente que a água não ferva – deve retirá-la do lume logo que surja as primeiras bolhas. Deixa-se em infusão durante cerca de três minutos e depois é só beber!

Deve beber uma vez por dia.

Banho em chá de gengibre

Vai precisar de um tubérculo de gengibre e de um litro de água. Corte o gengibre em pedaços e leve ao lume em água, deixando ferver. A ideia é constituir um chá bastante forte que deve coar e despejar numa banheira ou bacia.

O ideal é que tome um banho de imersão com este chá, mas pode, em contrapartida, embeber um pano no chá e aplicar compressas sobre a água afectada.

Chá de louro

Este é um bom relaxante muscular e também ajuda nas situações de má digestão. Precisará de uma colher de sopa de folhas de louro para uma xícara de água. A água deve ferver e depois deve deitá-la sobre as folhas de louro, deixando-as em infusão durante algum tempo.

Pode adoçar com mel, que é mais saudável do que o açúcar, e deve beber o chá antes das refeições.

Sumo para as dores musculares

Um sumo de alho-porro, maçã, cenoura e gengibre é perfeito para o desconforto muscular. Deve levar um talo de alho-porro, duas maçãs, uma cenoura e 2 centímetros de gengibre à liquidificadora. Depois de obter uma mistura bem líquida está pronto. Se a consistência não ficar muito líquida pode acrescentar alguma água ou umas pedras de gelo. Depois é só desfrutar da certeza de um melhor bem-estar.

Este artigo precisa de revisão por um profissional, quer fazê-lo? Comece aqui.

Patrocínios

12 Comentários

  1. Sou operada de câncer de mama, já tenho 08(oito) anos a cirurgia,e foi feito o esvaziamento da axila mais tenho sentido muitas dores abaixo da axila, e um desconforto muito grande, faço hidroginástica,a uma semana não tenho vontade de fazer nada nem caminhar.O que devo fazer?

  2. MUITO INTERESSANTE VOU LER MAIS!!!
    TENHO ALGUMAS PERGUNTAS.

  3. marinalva says:

    Tenho reumatismo e osteoporose, não consigo me livrar das dores nas pernas… Fora que abaixo da minha garganta está muito inchada. O que fazer?

    • admin says:

      Marinalva, o melhor que se pode fazer em alguns casos, em que a dor é crónica, é diminuir o impacto dos sintomas. Mas, pode não ser esse o seu caso. DE qualquer forma procure um médico.

  4. junior says:

    boa tarde !
    fui operado a 1 ano atras do ombro direito devido luxação no mesmo fazendo fisioterapia desde janeiro, até hoje ainda sinto fortissimas dores no local e devido a depressão que tenho acho que está agravando o problema por favor me ajudem !

  5. junior says:

    Sim ,mais isso é o que mais eu faço é justamente falar com eles sobre isso ,queria saber da sua parte dicas de que medicamento em forma de chas e ervas devo tomar !

  6. jayr says:

    Olá, fiz duas cirurgias na coluna, uma na cervical e outra na lombar e foram colocados parafusos e pinos, pois bem, após a segunda cirurgia que foi na lombar, passei a ter muitas câimbras, qualquer esforço que seja, apenas uma caminhada, quando faço algo mais desgastante sofro com câimbras nas pernas, não tenho posição pra dormir, ao sentar dependendo da posição o músculo contrai também. Relaxantes comuns ajudam mas eu já os tomo antes de alguma atividade e depois repito a dose. Se puder me ajudar agradeceria muito, já procurei vários especialistas e ninguém me dá solução contra a maldita câimbra.
    Grato.

    • admin says:

      Jayr, para melhores esclarecimentos procure pelo cirurgião que lhe fez essa cirurgia e peça esclarecimentos a ele quanto a esse problema que o afeta.

O que achou do artigo?